Você tem vocação para ser coach? Aprenda 7 características de um coach!

Você quer ser coach, mas não sabe se tem vocação para isso?

Nesse post você descobrirá se possui as características necessárias para atuar nessa carreira desafiadora e gratificante na área do coaching. Está preparado? Vamos lá!

Muitos profissionais qualificados em suas áreas de atuação têm buscado o coaching como primeira ou segunda carreira. Ser coach não é só um caminho para o sucesso profissional, mas também para realização pessoal.

Mas afinal de contas, será que essa carreira é para todo mundo? Como saber se o seu perfil é adequado para a profissão de coach?

Para responder essas perguntas, vamos mostrar para você quais são as características necessárias daqueles que desejam se tornar coaches.

Quais características são necessárias para quem quer ser um coach?

Se você quer ser coach, é importante avaliar se possui algumas características essenciais para que tenha sucesso na carreira. Confira quais são elas:

1- Vontade de ajudar os outros:

É muito importante que o coach tenha disposição para contribuir com o desenvolvimento de pessoas ou de empresas, já que o profissional trabalhará diariamente em prol do crescimento constante dos mesmos.

Por esse motivo, ter vontade de ajudar os outros é fundamental, já que isso o motivará a desenvolver um trabalho de excelência.

Assim, os grandes coaches são aqueles que possuem uma vocação natural para auxiliar os outros, que possuem uma vocação para servir e contribuírem para um mundo melhor.

2- Respeito pelos valores humanos:

Saber respeitar o outro e as diferenças é fundamental para que o coach se conecte ao coachee e seja capaz de auxiliá-lo. Somente com respeito pelos valores humanos que o coach é capaz de nutrir relações saudáveis e de confiança.

3- Curiosidade

Uma pessoa curiosa tem dúvidas, pesquisa, estuda e, com isso, cresce. O coach é um profissional que precisa se desenvolver constantemente, o que faz com que a curiosidade seja uma característica importante para quem quer ser coach.

Querer saber como as coisas funcionam é um dos grandes pilares do comportamento do coach.

4- Base ética sólida

Como o coach lida rotineiramente com informações sigilosas, ele deve ter consciência de que o respeito e o sigilo são vitais para sua sobrevivência e sucesso.

5- Flexibilidade

O profissional de coaching também deve ter muita flexibilidade para encarar situações delicadas ou difíceis, adaptando-se às questões que aparecerem durante as sessões.

Nem sempre é possível seguir um roteiro pré-definido ao longo do encontro, mas o coach deve conhecer as técnicas, metodologias e ferramentas que funcionam para atender o coachee com qualidade em qualquer tipo de situação da vida profissional e pessoal.

Saiba mais sobre as melhores ferramentas de coaching para aplicar no coachee.

6- Inteligência Emocional

Lidar com situações delicadas e difíceis faz parte do processo de coaching, e somente um profissional com equilíbrio emocional poderá auxiliar o coachee a encontrar esse equilíbrio também.

Por isso o coach deve ter uma inteligência emocional bem desenvolvida e alicerçada.

Qual seu nível de inteligência emocional? Faça o teste e descubra!

7- Respeito pela técnica

Quando o coach busca uma formação em coaching, ele aprende uma metodologia, técnicas, conceitos e ferramentas.

É de suma importância que, ao longo da execução do seu trabalho, o profissional respeite as técnicas durante seus atendimentos.

A atuação do coach é regida por um modelo técnico e ele deve trabalhar conforme os preceitos existentes.

Qual é a missão de um coach?

O coach utiliza metodologias e técnicas para estimular o coachee a assumir seu melhor lado, a explorar suas habilidades e crescer como pessoa e profissional.

Ou seja, o papel do coach não é trazer fórmulas prontas: ele usa seus conhecimentos para identificar as necessidades de cada pessoa e os fatores que a impedem de alcançar metas e objetivos para, com isso, reverter a situação.

Ou seja, a missão do coach é promover mudanças positivas nos seus clientes. O coachee, com o incentivo e direcionamento do coach, é capaz de adotar uma nova postura frente aos mais diversos desafios.

Leia também: O que uma formação em coaching tem a ver com o sucesso de uma empresa?

Você conhece o Master Coach Paulo Vieira?

Se você quer ser coach, inspire-se com um dos maiores coaches do Brasil: Paulo Vieira.

O Paulo Vieira é escritor e conferencista internacional. Alcançou o título de PhD Florida Cristhian University (FCU) e é reconhecido como um dos mais conceituados coaches do país e ainda é presidente da Febracis.

Ao longo dos últimos 18 anos, acumulou cerca de 10.700 horas em sessões individuais de coaching e já realizou consultoria em aproximadamente 500 empresas ao longo da sua carreira. É autor dos livros “O Poder da Ação”, “Fator de Enriquecimento” e “O Poder Verdadeiro”.

Além disso, ele é o criador da revolucionária metodologia do CIS (Coaching Integral Sistêmico), que já impactou mais de 250 mil pessoas ao redor do mundo.

Aproveite para conferir essa série de vídeos em que Paulo Vieira responde perguntas dos seguidores:

Qual é o melhor curso de formação em coach no Brasil?

Você leu quais são as características do profissional que trabalha com coaching e percebeu que tem vocação para ser coach? Conheceu um pouco mais sobre o Paulo Vieira, um exemplo de coach de sucesso? Excelente!

O próximo passo para se tornar um coach é buscar um curso de formação em coaching de excelência, que lhe dará toda a base necessária para a profissão e que lhe preparará para transformar vidas!

Uma formação completa é essencial para que você possa garantir seu espaço nesse mercado de trabalho em pleno crescimento.

Para isso, conte com a Febracis, uma das maiores referências de coaching da América Latina!

O nosso curso de Formação em Coaching oferece a maior carga horária do país, com 272 horas de formação que o levarão a um patamar profissional de excelência.

Ao final do curso de formação em coaching, você ainda recebe duas certificações: uma nacional, pela Febracis, e outra internacional, pela FCU (Florida Christian University). Essa dupla certificação é um grande diferencial para o profissional!

Clique aqui e saiba mais sobre esse treinamento completo, que vai preparar você para uma carreira de coach, desenvolvendo suas potencialidades e produzindo um novo estilo de vida!

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento