Visão do Coach #4: Coaching e o processo de mudança comportamental

Eu sou Fernanda Morais, Master Trainer de Coaching Integral Sistêmico, e parceira da Febracis.  Atuei como administradora de empresas por mais de 10 anos no Brasil e nos EUA, mas ao chegar na Febracis no início de 2011, descobri o que eu queria ser e fazer o resto da minha vida: ser agente de transformação e levar as pessoas a uma vida abundante em todas as áreas.  Exatamente por isso, a minha intenção aqui no blog, não é apenas trazer informação, mas gerar transformação verdadeira e positiva, e de uma forma simples e prática cooperar para um mundo verdadeiramente melhor.  Então gostaria de compartilhar com você um pouco da minha visão de coach.

Comportamento será o assunto central desse artigo, sendo importante assim, clarificar sua definição. Comportamento é a reação mostrada pelo indivíduo decorrente dos estímulos recebidos com a ação direta do meio em que vive.

Em cada ambiente agimos de uma forma diferente.  De acordo com o ambiente mudamos os nossos comportamentos para sermos aceitos.  Ser aceito, bem como ser ouvido, é uma necessidade do ser humano.  Embora a nossa personalidade não mude, mudamos o comportamento de acordo com cada ambiente e situação. Isso é chamado de flexibilidade.

Essa flexibilidade é necessária para nos relacionarmos em sociedade e alcançarmos nossos objetivos. A forma como eu me comporto em determinadas circunstâncias e em meio a outras pessoas tem a ver com a forma como eu me relaciono comigo mesmo.

Uma das coisas que mais me chama atenção no coaching comportamental é o tamanho da importância de olhar para dentro de si mesmo e descobrir quem você é de verdade. O quanto cada pessoa precisa parar e mergulhar internamente, parar de fugir, parar de correr tanto e buscar, mesmo em meio a tantas atividades cotidianas, uma forma de gastar tempo em sua própria companhia, pois só conhecendo a si mesmo, você poderá de fato relacionar-se de uma forma harmoniosa com as pessoas ao seu redor.  Filhos, cônjuge, parentes e amigos, funcionários, parceiros ou clientes. Você apenas poderá verdadeiramente manter um relacionamento saudável com todos eles, buscando sintonia e conexão, quando você tiver esse relacionamento saudável com sua própria identidade. Ter essa consciência, ser cauteloso, ser honesto consigo mesmo. Também é importante lembrar que você só poderá mudar aquilo que você sabe, o que você tem a consciência de que está errado. Como saber isso? Autoconhecimento. É o que chamamos no coaching de “descobrir o estado atual”.

É muito importante estar atento aos pontos fortes, como características internas positivas, e também aos pontos que ainda precisam ser melhorados ou desenvolvidos. Ampliar a visão e passar a enxergar o que antes não enxergava, é sem sombra de dúvida, libertador. Ter a consciência disso é o primeiro passo que o levará de fato aonde você deseja chegar em todas as áreas da sua vida.

Poderoso é poder usar o livre arbítrio, que é um presente do próprio Deus, para saber não apenas quem você acredita ser, de acordo com todas as crenças que lhe foram inculcadas ao longo dos anos, mas saber de verdade quem você pode ser. Pois afinal, você e eu fomos feitos para termos vida abundante!

Então, para que você se inicie nesse maravilhoso mundo do autoconhecimento, e a partir daí possa experimentar mudanças de comportamento, faço ao querido leitor um convite:

Responda a si mesmo   as seguintes perguntas:  Quem é você? Quais os seus medos, anseios, dúvidas, manias, vícios? Quais, sinceramente, são seus defeitos e virtudes?  Fraquezas e fortalezas?  Saiba que o autoconhecimento será o primeiro passo para uma vida abundante e cheia de realizações.

“Aquele que conhece ao outro é sábio, mas aquele que conhece a si mesmo é iluminado.”

(Lao Tsé)

 

Estou à disposição para dúvidas, comentários ou apenas uma conversa. Deixe aqui seu comentário.

Fernanda Morais

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite atendimento