Veja, ouça e sinta o seu sonho!

Uma das coisas que mais amo no Coaching é poder despertar no coachee (cliente de Coaching) a capacidade de sonhar, fazendo-o entender que é possível viver conduzido por seus sonhos, ao invés de viver manipulado pelas tarefas e desafios da rotina. Sonhos movem pessoas. Pessoas movem o mundo. Quer motivação para acordar com energia e bom humor diariamente? Tenha um sonho e trabalhe na realização dele.

Já dizia o renomado psiquiatra austríaco Viktor Frankl, criador da Logoterapia: “quem tem um porquê enfrenta qualquer como”. Com isso ele quis dizer que, havendo uma razão plausível para viver, o ser humano é capaz de se sobrepor às adversidades com muito mais resistência. Pois bem, de fato ele comprovou que, há quem encontre razão para viver no amor, mas também, há quem encontre no sofrimento o sentido de viver para transformá-lo em triunfo. Isso quer dizer que, mais uma vez, a visão clara e positiva de futuro é essencial para o sentido da existência humana.

Aí você, que talvez esteja em seus primeiros contatos com o Coaching, deve estar se perguntando… E como o processo de Coaching pode levar alguém a realizar seus sonhos, mesmo sem saber exatamente o que quer na vida? É simples! Existem vários recursos dentro do processo de coaching, dentre eles, um muito poderoso: ensaio mental, que chamamos de exercícios VAS. São ferramentas de programação mental, que condicionam a mente humana para a realização de seus objetivos e sonhos, experimentando-os mentalmente através da Visão, Audição e Sinestesia (sensações como cheiro e toque).

É comprovado cientificamente que o cérebro humano não faz distinção entre o que é real e imaginário e, um bom exemplo disso, é o fato de assistirmos a um filme e este nos despertar tantas emoções como amor, tensão, alegria, medo, etc. Então na verdade, o exercício VAS nada mais é do que uma experiência imaginária do sonho acontecendo, na qual conduzimos o coachee a ver, ouvir e sentir mentalmente cada detalhe. A mesma técnica que atletas de alta performance, utilizam com frequência mentalizando a trajetória do início da competição até seu momento de vitória, seja em cima do pódio, recebendo uma taça, medalha ou cruzando uma linha de chegada.

E porque utilizamos e damos tanta importância a estes exercícios no Coaching Integral Sistêmico? Porque para um sonho se materializar, primeiro ele tem que acontecer na mente humana, trabalhando as crenças de identidade, capacidade e merecimento. Como alguém vai agir para realizar algo que não se vê conquistando ou merecedor de conquistar? Partindo deste princípio, utilizamos as ferramentas VAS para criar uma realidade que o coachee deseja (fazendo-o acreditar que é possível), para reprogramar uma crença negativa em positiva e também potencializar uma visão extraordinária de futuro já existente.

É através do exercício VAS também, que levamos o coachee a dar outro significado às dores da alma e fobias, depois que ele percebe o quanto suas crenças limitantes podem decorrer disso. Tudo se transforma e o torna mais forte, quando ele entende e decide que, por mais difícil que tenha sido o contexto, é possível sim, transformar um passado de dor em aprendizado.

Para finalizar, quero deixar aqui uma mensagem de incentivo para você: sua capacidade de realizar o bem ou o mal é diretamente proporcional à capacidade de imaginar o positivo e o negativo respectivamente. Agora, ciente do quanto seus pensamentos dirigem sua vida, o que você decide sonhar, imaginar, fazer e esperar, para viver o extraordinário?

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite atendimento