Escape das armadilhas que atrapalham o seu sucesso financeiro

Ajuda

Solicite atendimento

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.


  • CENTRAL 0800 280 3155
  • Belém, PA 91 9 9193 6529
  • Belo Horizonte, MG (31) 2555 5850
  • Boston, MA ️(781) 281-1932
  • Brasília, DF (61) 3013 4450
  • Campina Grande, PB
  • Campinas, SP (19) 99213.3531
  • Campo Grande, MS (67) 98191-5556
  • Curitiba, PR (41) 4101-1037
  • Florianópolis, SC (48) 9 9691.1500
  • Fortaleza, CE (85) 3133 3200
  • Goiânia, GO (62) 3642-2565
  • João Pessoa, PB (83) 99670.4040
  • Juiz de Fora, MG (32) 99975.1003
  • Luanda, AO +244 947617588
  • Maceió, AL (82) 3185-7071
  • Manaus, AM (92) 3307-0480
  • Maringá, PR (44) 3052-0508
  • Natal, RN (84) 4042-2045
  • Niterói, RJ (21) 3952-6100
  • Orlando, FL +1 (321) 417 - 7190
  • Palmas, TO (63) 99937.9125
  • Porto Alegre, RS (51) 3110-5611
  • Porto Velho, RO (69) 3229-6501
  • Recife, PE (81) 4042-2230
  • Ribeirão Preto, SP (16) 4042.1770
  • Rio de Janeiro, RJ (21) 3952-6100
  • Salvador, BA (71) 3106 0101
  • Santo André, SP 13 99793-0080
  • São José dos Campos, SP (12) 3942-3907
  • São Luís, MA (98) 3311-7000
  • São Paulo, SP (11) 4118-2924
  • Teresina, PI (86) 3232-9107
  • Uberlândia, MG (34) 3082-2022
  • Vitória, ES (27) 2142.3692

Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Escape das armadilhas que atrapalham o seu sucesso financeiro

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

sucesso financeiro

O sucesso financeiro é um objetivo alcançável, mas que fique registrado que não se trata de um exercício praticado esporadicamente: é uma atividade incessante e de constante monitoramento e ajustes para se manter eficiente.

Acontece que muitas pessoas esbarram nos desafios dessa empreitada por conta de um fator muito relevante: o autoconhecimento. Por meio dele conseguimos entender, por exemplo, o que dificulta o sucesso financeiro de muitas pessoas.

Como exemplo, nós podemos citar as compras por impulso — e supérfluas. Elas prejudicam o orçamento mensal e sabotam a sua inteligência financeira. Ao saber identificá-las, as chances de sucesso são maiores.

Por isso, gostaríamos de convidar você a descobrir quais são algumas das armadilhas que atrapalham o seu sucesso financeiro e como contorná-las para alcançar seus objetivos!

Boa leitura!

O extremismo nas considerações

A perspectiva não-planejada da situação financeira pode gerar uma equivocada noção de extremos: se não sobra muito dinheiro, ao final do mês, de que adianta economizar?

A questão é que, com um objetivo em mente — seja em curto, médio ou longo prazo — é possível se desvencilhar dessa limitação polarizada de “rico ou pobre”. Há um meio-termo nessa equação, e que vai ser conquistado gradativamente para o seu sucesso financeiro.

Quer aprofundar nas armadilhas que atrapalham seu sucesso financeiro? Assista à série 4 Armadilhas da Riqueza:

Ausência de ambição

Complementando o tópico anterior, nós podemos atestar que a falta de ambição é um potencial risco ao sucesso financeiro.

Isso porque ele está intimamente associado a um objetivo. Pode ser uma viagem de férias, a aquisição de um novo veículo ou mesmo com o propósito de vida em investir no mercado financeiro.

Independentemente das suas ambições, persiga-as e trace um plano de ação para que, em determinado período estipulado, você tenha a quantia desejada devidamente armazenada.

Falta de disciplina

Quando falamos, anteriormente, sobre autoconhecimento também estamos nos referindo à sua disciplina. Isso é: aquilo que nos mantém motivados em alcançar o que buscamos.

Para o sucesso financeiro ser uma realidade no horizonte, portanto, é importante identificar quais gastos, ao longo do mês, prejudicam as suas realizações. Por isso, o objetivo é tão determinante para essa empreitada.

Dessa maneira, você aprende como lidar eficientemente com a sua renda mensal, evitando os gastos que poderiam ser evitados com uma simples reflexão: “eu preciso mesmo disso?”.

Pouca motivação para ir até o fim

Há quem comece e deixe as tarefas pela metade. E esse é um dos grandes empecilhos para o seu sucesso financeiro: a desistência antes de persistir e atingir o objetivo estipulado.

Como havíamos antecipado, no início do artigo, essa missão é contínua. Até por isso, muitos a abandonam pelo caminho. Só que é fundamental compreender que a persistência está ligada às vitórias. Obstáculos vão surgir, no percurso, e você deve persistir para tirá-los da frente.

Pessimismo

O pensamento negativo está entre as principais crenças limitantes de qualquer pessoa, impedindo-as até mesmo de iniciar o seu projeto de sucesso financeiro.

Pois é comum a ideia — para o pessimista — de que algo com baixa chance de dar certo sequer vale o esforço de ter um início. E aí já reside o equívoco.

Sofrer por antecipação é um mal a ser quebrado, na sua rotina. A partir disso, é possível estabelecer metas palpáveis para que, aos poucos, você compreenda que é possível, sim, chegar ao sucesso financeiro por etapas.

Impulsividade

Você sabe quais são os seus gastos em um mês? Comecemos por isso: avalie o quanto você investe em contas fixas (como o aluguel, as prestações e as contas de luz e água, entre outras) e as variáveis (como o jantar fora, uma viagem etc.).

Em seguida, considere quais delas são dispensáveis. É similar ao que mencionamos anteriormente sobre os gastos supérfluos. Se você tem um objetivo em mente, pratique a reflexão para compreender a real necessidade daquela compra.

Se puder esperar ou, de fato, ela não fizer diferença, que tal controlar a impulsividade e outros tipos de descontroles emocionais que levem aos gastos impensados? Assim, você consegue economizar mais e chegar cada vez mais perto do seu sucesso financeiro.

Procrastinação

Mais um exemplo evidente de que o autocontrole está entre as principais maneiras para alcançar o sucesso financeiro. E tudo porque a procrastinação pode ser um grande obstáculo.

Afinal, diferentemente do pessimista, o procrastinador acredita ser possível alcançar o seu objetivo, mas ele deixa para amanhã. E para o dia seguinte e assim sucessivamente.

Fica, assim, o gostinho de que era possível atingir o sucesso financeiro, mas que por diversas razões a pessoa optou por fazer algo diferente.

Portanto, exercite o planejamento de prioridades na sua vida. Dê um propósito a elas e valorize as atividades que vão ajudar você, primeiramente, a cumprir as suas metas mais imediatas ao passo que você trabalha no desenvolvimento das menos prioritárias.

Zona de conforto

A zona de conforto é um local aparentemente seguro, mas está envolto em riscos. O principal deles é a percepção tardia de que você poderia ter feito algo a mais, diferente.

Como resultado disso, a busca pelo sucesso financeiro ou outro objetivo qualquer se torna mais desafiadora — mas não  impossível, já que não há um momento certo para começar.

Verifique, então, em que etapa da sua vida você se encontra e o quão distante ou fora do rumo você se encontra com relação aos seus principais objetivos em vida.

Um trabalho que você odeia

É inegável que o sucesso financeiro está atrelado ao que você faz profissionalmente. Na mesma medida, é fundamental que você extraia o mínimo possível de prazer com essa atividade.

Afinal de contas, sua carreira é a orientação básica daquilo que vai ajudar você a enriquecer gradativamente. Em um local ou função que você detesta, a rotina se torna um peso enorme.

Por isso, procure fazer aquilo que você gostaria de fazer. Saia da zona de conforto e empreenda em uma atividade que te dê mais motivação e qualidade de vida. Acredite: isso, por si só, já é uma vitória gigantesca para buscar o seu sucesso financeiro posteriormente.

Entenda os seus pensamentos

Se, mesmo com as dicas anteriores você ainda acha que é difícil conter uma compra aqui e planejar um objetivo ali, sente-se e reflita sobre os seus pensamentos.

O que motiva você a adquirir um produto ou serviço que não era tão importante assim? O que você pensa quando deixa para depois uma tarefa que poderia ser feita imediatamente?

Reflita sempre sobre as suas decisões, e passe a considerar os seus objetivos em torno das suas escolhas. Esse exercício contribui ativamente para que as decisões equivocadas façam parte da sua rotina.

Mas já vale o reforço: cada decisão que parecer incorreta, com o tempo, não é motivo para desânimo, mas uma lição de que você está no caminho certo para o sucesso financeiro, e novos obstáculos e imprevistos vão surgir. Isso é natural.

E se você está em busca de um auxílio completo para orientar você na jornada do sucesso financeiro, convidamos você a conhecer o nosso treinamento Coaching For Money.

Neste treinamento, você irá avaliar sua relação com o dinheiro e compreender o impacto que ele tem sobre sua vida, seus relacionamentos e suas finanças.

Deixe seu Comentário

Veja outras notícias sobre a Febracis