Se você quer ser alguma coisa, procure quem já é!

A maioria das pessoas que possuem um objetivo em sua vida pessoal, profissional ou acadêmica, procuram outras pessoas que possam dar dicas sobre como alcançar essa meta. Essas pessoas se tornam referências e dividem conselhos sobre como trilhar o caminho que, teoricamente, é o mais adequado para atingir determinado objetivo.

Aqui entra uma dica de ouro: escolha com cautela quem serão as suas referências!

Os seus projetos, seus sonhos, seu futuro e, consequentemente, o seu sucesso, devem ser confiados a pessoas que, de fato, possam agregar orientações de valor. Procure sempre os conselhos de pessoas que alcançaram aquilo que você quer alcançar.

Para entender melhor, vejamos alguns exemplos práticos na vida pessoal, acadêmica e profissional:

Vida pessoal

Você quer correr uma maratona e pede conselhos a um amigo seu. Esse amigo até gosta de assistir corridas, mas ele é sedentário e não praticou esse exercício em nenhum momento da vida. Por mais que ele possa lhe falar sobre as modalidades de corrida, contar histórias de grandes maratonas e lhe dar incentivo, tudo o que ele irá lhe transmitir é a teoria. Será que você deve dar ouvidos a ele, uma pessoa que nunca realizou o que está lhe falando? Será que não seria muito mais adequado pedir dicas, ver vídeos e palestras ou ler livros de quem realmente corre maratonas? Essas pessoas, em razão das suas experiências, saberão mostrar quais são as formas para que você atinja esse objetivo. Elas poderão compartilhar quais tipos de treino deram certo para elas, quais são os sentimentos que tiveram durante a corrida e terão empatia real pelo que você vai passar.

Vida acadêmica

Você terminou a faculdade e quer realizar um MBA no exterior para ter uma experiência nova, para conhecer outra cultura e se desafiar. Você procura um professor da faculdade com quem tinha afinidade para pedir recomendações de boas universidades ou dicas sobre cursos fora do Brasil. Esse professor até poderá ter algumas referências de boas universidades e lhe indicar alguns cursos, mas se ele mesmo nunca teve uma experiência acadêmica no exterior, será que ele realmente é a pessoa mais indicada para lhe dar esses conselhos? Será que aquele outro professor, que de fato fez um MBA no exterior, não poderá lhe dar dicas muito mais valiosas? Como ele vivenciou essa experiência, poderá ir muito além do que apenas indicar uma universidade ou curso. Ele poderá lhe dar dicas de como se preparar, explicar como é o dia a dia em uma universidade estrangeira, indicar leituras e muito mais! Os conselhos podem ser muito mais profundos e completos.

Vida profissional

Você está prestes a assumir como líder de uma equipe na sua empresa e quer se preparar melhor para assumir a vaga. Para isso, você lê livros de diversos autores que, por mais que tenham uma boa bagagem teórica e diversos cursos, nunca gerenciaram uma equipe. Será que esse conhecimento teórico realmente vai agregar um conhecimento rico? Certamente as dicas de quem tem ou teve experiência prática com gestão e liderança de equipes serão muito mais valiosas. Pessoas com experiências poderão falar sobre os percalços que encontraram no caminho, contar casos práticos e como situações de impasse foram resolvidas.
Com esses exemplos, é possível começar um processo de reflexão para determinar se você está dando ouvidos às pessoas certas.

Escute quem realiza, não quem teoriza

Você precisa ter consciência de que a teoria é muito diferente da prática. Na culinária, por exemplo, você pode seguir uma receita à risca e, mesmo assim, nas primeiras vezes, ela não ficará como você espera. Somente praticando que você adquire o “jeito”, compreende as orientações e alcança o resultado esperado.

Isso se aplica (e muito!) na vida profissional. Se você quer saber como ter sucesso profissional, procure ouvir e ler os depoimentos de pessoas que de fato alcançaram sucesso profissional, que já possuem o “jeito”.

Se você pretende aprender a falar melhor em público, escolha palestrantes ou pessoas que ministram cursos de dicção e oratória que de fato tenham uma dicção e oratória que você admira. Aprenda a falar bem em público com quem fala bem em público!

Se você quer ver o faturamento da sua empresa crescer, aprenda com quem administra uma empresa que tem um faturamento em crescimento. Essa pessoa poderá lhe repassar as experiências que teve, entre erros e acertos, que a levaram a esse caminho de sucesso.

A teoria sem a experiência resulta na transmissão de conselhos incompletos. As suas referências devem ser baseadas em pessoas que já realizaram aquilo que você tem como meta, para que seja possível receber dicas factíveis, práticas. Ver pessoas que realizaram também serve de combustível para que você tenha força para correr atrás dos seus objetivos, mostrando que aquilo é sim possível.

Seja seletivo!

Além de ser seletivo com as pessoas que você vai ouvir, seja seletivo na internet. A internet é um recurso espetacular, mas aqueles que pretendem receber um conteúdo de qualidade devem ter discernimento para saber selecionar as informações que acessam.

Há milhares de pessoas que inserem conteúdo o tempo inteiro na internet, um conteúdo inadequado, muitas vezes. Dessa forma, tenha cuidado com o material divulgado por pessoas que simplesmente despejam teoria, mas que muitas vezes não sabem do que estão falando. Veja o background dessas pessoas, e se a experiência delas não condiz com aquilo que estão escrevendo, vá em busca de conteúdos mais adequados.

Escreva, inicialmente, qual é o objetivo que você quer realizar. Depois, faça uma pesquisa e escreva o nome daquelas pessoas que realmente realizaram aquilo que você quer. Essas são as pessoas que devem ser suas referências!

Se quiser alcançar seu projeto, vá atrás dessas pessoas. Pesquise seus vídeos, seus sites, os cursos que ministram ou até mesmo a orientação pessoal delas. Elas saberão lhe transmitir conselhos muito ricos e completos, possibilitando que você possa ter todas as ferramentas necessárias para alcançar o sucesso!

Quer saber mais sobre como se inspirar nas pessoas certas? Assista ao vídeo completo do Master Coach Paulo Vieira:

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite atendimento