Saiba como seus relacionamentos influenciam seu sucesso

Você já parou para pensar quais são seus ciclos de amizades? Eles são parecidos com seus objetivos? Todos nós estamos constantemente passando o que somos e recebendo o que o outro é. A essa sincronia, chamamos de Contágio Social, processo em que os sentimentos, comportamentos, hábitos e costumes de uma pessoa se transferem para outra.

Você tende a buscar grupos com características semelhantes às suas, pois com eles esta sincronia é alcançada com mais facilidade. Isso explica porque fumantes tem muitos amigos fumantes, obesos tem amigos obesos, solteiros tem amigos solteiros etc.

Quando você entra em um grupo com características diferentes das suas, a tendência é a influência mútua até que se chegue à sincronia. Se um não fumante entra em um grupo de fumantes, a tendência é que ele também se torne fumante. Se um obeso entra em um grupo de pessoas magras, a tendência é que ele perca peso. Ou seja, nossas relações podem nos influenciar positiva e negativamente.

Segundo estudos dos norte-americanos Fowler e Christakis, uma pessoa feliz aumenta em 15% as chances de felicidade de seus amigos, em 10% as chances de felicidade dos amigos dos seus amigos (conexões de 2º grau) e em 6% as chances dos amigos dos amigos dos seus amigos (conexões de 3º grau). Já a obesidade pode influenciar até conexões de 4º grau (o amigo do amigo do amigo do amigo).

O Contágio Social é um processo de três passos em que os sentimentos de uma pessoa se transferem para outra:

1º Pela comunicação: o primeiro estágio envolve uma mímica inconsciente, durante a qual sutilmente copiamos os sinais não verbais uns dos outros, incluindo postura, expressões faciais e movimentos.
2º Pela presença frequente: o segundo contato consiste em imitar a expressão de alguém, inconscientemente. Por exemplo, se você imitar uma expressão triste, você se triste.
3º Pela intensidade emocional: Durante a última fase de contágio as pessoas compartilham experiências até que suas emoções e comportamentos estejam sincronizados.

No e-book Contágio Social, o Master Coach Paulo Vieira vai explicar tudo que você precisa saber sobre como você é influenciado e influencia as pessoas ao seu redor.

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento