Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?

Você tem um ritual do acordar? Perguntamos isso porque a preguiça vive nesses detalhes cotidianos que demoramos a perceber. E o problema é que, quando nos damos conta, ele já se espalhou como se fosse um vírus contagiante, minando a nossa disposição e o interesse em levar adiante uma série de projetos na vida pessoal e profissional.

Parece exagero, mas tem muita verdade nisso. Só que você tem o poder de combater essa bola de neve cumulativa por meio do ritual do acordar que mencionamos acima. Um método simples para dar uma guinada na sua vida. 

Trata-se de um conceito desenvolvido pela Febracis, e que tem como principal objetivo o seu despertar — simbólico e literal — para que a preguiça não domine mais o seu bem-estar e motivação para dar um novo rumo à sua própria vida. 

Confira e descubra conosco todos os benefícios do ritual do acordar!

Você não tem um ritual do acordar e se deixa dominar pela preguiça?

preguiça é um inimigo que evolui lenta e gradualmente em nossos hábitos. Principalmente, quando deixamos que ela domine os nossos hábitos a partir da ausência de atitudes e comportamentos que poderiam contribuir com o nosso desenvolvimento.

Por exemplo: quando você prefere dormir até mais tarde, em um final de semana, quando são os dias que havia planejado realizar uma tarefa pessoal — seja para o seu lazer ou mesmo para o desenvolvimento pessoal e profissional.

A questão, aqui, está em identificar as situações em que você deixa para depois, repetidamente, tudo aquilo que poderia ser mais benéfico do que dormir até mais tarde — apenas para seguirmos com o exemplo anterior.

Vale perceber que a preguiça começa afetando essas decisões pequenas, do dia a dia, e logo invadem as outras áreas da sua vida.

Acha que não? O nosso cérebro é motivado por hábitos, repetições que se integram constantemente às nossas decisões. A preguiça em realizar a tal da tarefa, no fim de semana, pode evoluir também para que você relaxe com a sua saúde, a motivação no trabalho, a disposição para cuidar do casamento e etc…

Quando optar pela mudança de hábitos?

Temos a infeliz tendência de reavaliar a nossa vida diante de um problema urgente. Por exemplo: quando o casamento entra em crise, quando o feedback no trabalho é negativo, o diagnóstico, desfavorável, e a sua missão de vida parece sem direção.

Deu para entender, né? A questão que podemos apontar, nesse sentido, antes de falarmos sobre o ritual do acordar, é: você tem a disposição para pagar esse preço?

Afinal de contas, o resultado de suas decisões vai ser seu, e exclusivamente seu. Pode parecer clichê, mas colhemos aquilo que plantamos. Se é a preguiça quem domina a sua rotina, são as consequências dessa atitude que você vai ter que lidar, consequentemente.

É por isso que o momento de investir na mudança de hábitos, como o ritual do acordar, é agora. Nunca é tarde, para as transformações, mas seus benefícios são imediatos quando você as realiza o quanto antes.

Algumas dicas para que você avalie quais processos da sua vida podem estar sendo minados pela preguiça ou qualquer outro hábito nocivo:

  • Identifique, na rotina, o que você faz com prazer e quais tarefas são realizadas automaticamente;
  • Descubra o que pode ser feito para que essa mudança surta o efeito;
  • Escreva, em um caderno, os seus objetivos e um cronograma para dividir a tarefa maior em pequenas metas e conquistas;
  • Compartilhe o seu plano com alguém de confiança para que auxilie você a realizar essa transformação.

Esse procedimento é de grande importância — para a aplicação do ritual do acordar, inclusive, como veremos adiante — porque nossos objetivos têm que ser maiores do que as crenças limitantes.

Afinal, por meio delas nós deixamos a vida inteira fazer o caminho no “piloto automático”. Sem propósito, rumo ou direção, não levamos adiante nenhum projeto. Portanto, trata-se de uma questão de equilibrar tanto a sua saúde física quanto a mental. 

Para que isso fique evidente, vamos entender como funciona o ritual do acordar?

O que é e como funciona o ritual do acordar?

Como havíamos destacado, o ritual do acordar é uma metodologia exclusiva da Febracis, pensada pelo Master Coach Paulo Vieira como um verdadeiro despertar da sua disposição em mudar os hábitos e identificar o seu propósito e missão de vida.

São 4 passos muito simples e que podem ser realizados assim que você acordar — mais um sentido para chamarmos essa metodologia dessa maneira. Assim, por mais que a rotina seja corrida e você tenha muitas tribulações ao longo do dia, esse exercício pode ser feito sem interferências físicas e psicológicas.

Abaixo, destacamos como você pode colocar em prática esse ritual exclusivo da Febracis:

  • Passo 1: ao despertar, espreguice-se com força. Sorria com intensidade enquanto repete, sete vezes, a diz a palavra alegria;
  • Passo 2: ainda em sua cama, aproveite para dar 12 brados de vitória. Repita YES!, com muito entusiasmo, para dar aquela injeção de ânimo nas suas motivações;
  • Passo 3: levante-se da cama, vá até o espelho e profetize como será o seu dia. Só o seu dia, usando uma voz firme e vibrante para reforçar os seus objetivos, inspirações e motivações;
  • Passo 4: entre o banho e a sua ida ao trabalho, você deve proferir 40 motivos de gratidão. Como exemplo, cada frase deve começar assim: eu sou grato por…

Com isso, você está dando um passo certeiro na direção dos seus objetivos!

Por que ter uma missão de vida e um propósito?

Agora que já vimos como aplicar o ritual do acordar, é hora de entender o valor de sua utilização. E isso tem a ver, diretamente, com o seu propósito e missão de vida.

Sem eles, os seus dias inteiros vão ser contados de maneira automática, maçante, sem vibração. É por isso que incentivamos você a se realizar — pessoal e profissionalmente. Quando enxergamos um propósito por trás do trabalho ou de nossas realizações pessoais, encontramos um pedacinho de nossa felicidade.

É esse sentimento que deve nos nortear. Só que, para isso, é fundamental a identificação dos fatores limitantes, para essa busca, e tudo aquilo que você tem deixado rolar de maneira autônoma. Ao assumir o controle da sua vida, você gera a motivação necessária para ir atrás das conquistas que mais te motivem.

Isso demanda, é claro, muita disciplina e o exercício diário daquilo que Daniel Goleman associou à inteligência emocional. Mas, além desses fatores, temos uma boa notícia para você que se interessou pelo ritual do acordar e a sua importância na busca por um propósito.

Queremos que você conheça um pouco mais sobre o Ritual do Acordar. Acesse a nossa página, e entenda como dar esse passo de qualidade rumo ao seu desenvolvimento pessoal e profissional!

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento