Produtividade: como incentivar as relações interpessoais no trabalho?

As diferenças de opiniões estão presentes em todos os lugares, mas elas tendem a se acentuar no ambiente de trabalho, por isso é tão importante desenvolver a relação interpessoal no trabalho!

Ainda que os funcionários sejam próximos, elas podem ser motivo para o surgimento de um conflito na equipe, prejudicando o clima organizacional.

O que fazer para que haja um equilíbrio nessas relações? Como evitar conflitos e suavizar o enfrentamento de diferentes personalidades e opiniões?

É sobre isso que falaremos hoje!

O que é relacionamento interpessoal?

O relacionamento interpessoal nada mais é do que a conexão feita por duas ou mais pessoas em um mesmo círculo. Esse círculo pode ser o familiar, profissional, de amizade, entre vizinhos, e muito mais. Ele reflete a forma que os indivíduos se tratam e relacionam, bem como a qualidade dessas relações.

Qual é a importância das relações interpessoais no trabalho?

Levando o conceito para o dia a dia corporativo, as relações interpessoais no trabalho contribuem ativamente para que as equipes gerem mais harmonia e sinergia.

Por exemplo: a empatia entre os colaboradores facilita o processo de desenvolvimento em grupo, aumentando a produtividade e reduzindo os conflitos internos.

Sem falar que as divergências — que devem existir para um diálogo construtivo — são trabalhadas de maneira agregadora, e não conflituosa.

Para complementar o que falamos neste tópico, aproveite para conferir um de nossos vídeos, que explica de maneira aprofundada como melhorar a produtividade da empresa!

Quais são os benefícios das relações interpessoais no trabalho?

Quando os colegas mantêm boas relações interpessoais no trabalho, percebe-se um clima muito positivo na equipe, o aumento considerável da produtividade e a redução de conflitos. Ou seja, cria-se um ambiente que torna a rotina profissional muito mais leve, harmoniosa e com processos eficazes.

A equipe passa a ser muito mais capaz de gerenciar as atividades e metas, tanto individuais, quanto coletivas, o que potencializa o crescimento profissional de cada um e os resultados para a empresa.

Esse bom relacionamento não tem reflexos somente dentro da equipe: ele é visto pelos demais membros da empresa como entrosamento e confiança no trabalho por eles desenvolvido.

Portanto, quando as relações interpessoais são positivas, todos saem ganhando!

Como incentivar as relações interpessoais no trabalho?

O líder tem um papel fundamental no que tange às relações interpessoais no trabalho. Ele é o responsável por desenvolver um espaço no qual as discussões e trocas possam ser ouvidas e absorvidas de maneira positiva.

Para criar esse espaço, os funcionários devem se sentir valorizados em suas atribuições e ideias. Eles devem se sentir confortáveis para sugerir novas estratégias, mesmo que não sejam populares, e nunca devem ser menosprezados por pensar de forma diferente dos demais.

O líder deve mostrar que uma ideia pode ser complementada com outras propostas, ou desenvolvida a fim de que sua implementação seja possível.

Criar um ambiente agradável, em que a cordialidade e o respeito sejam incentivados deve ser o objetivo, a fim de que os colaboradores estejam alinhados com a missão e valores da empresa na qual trabalham. Quando os colegas se respeitam e são cordiais uns com os outros, é muito provável que se tenha alcançado uma equipe com boas relações interpessoais no trabalho.

Ademais, é de suma importância que sejam eliminadas as falhas de comunicação. Muitos conflitos têm sua origem nas falhas de comunicação e na falta de clareza, o que não só compromete o trabalho e os objetivos da empresa, mas também a relação entre as pessoas envolvidas e o ambiente de trabalho como um todo.

Para evitar esse tipo de situação que gera conflitos, estabeleça procedimentos claros sobre a troca de informações dentro do empreendimento.

Também é essencial disseminar a importância da empatia entre os colegas de trabalho. O líder é a pessoa que deve demonstrar sua empatia em primeiro lugar, para incentivar esse posicionamento através do exemplo.

Quando perceber que um colega está reclamando do outro, deve mostrar a ele através da empatia que a situação na prática pode ser diferente daquela que ele imagina. Se esse for um grande problema, é possível considerar um job rotation de curta duração, para que os funcionários entendam melhor uns as funções dos outros.

Por fim, dê feedbacks diretos e esporádicos. Os feedbacks são momentos extremamente importantes para impulsionar o crescimento dos funcionários e devem ser feitos de forma direta e construtiva. O feedback não precisa ser sempre positivo, já que ele deve ser verdadeiro e refletir a postura e desempenho do funcionário.

Entretanto, ele sempre deve ser feito de forma individual e construtiva, pontuando-se situações que ocorreram na prática para demonstrar ao funcionário o porquê do seu posicionamento. Isso gera uma relação de confiança e reduz conflitos, desenvolvendo-se um ambiente muito mais propenso às boas relações interpessoais no trabalho.

Essas são apenas algumas das atitudes que incentivam as relações interpessoais no trabalho. Esse é um trabalho que leva tempo e dedicação, mas cujos resultados são incríveis!

Quais são os desafios em qualificar as relações interpessoais no trabalho?

O trabalho não é realizado da noite para o dia, da mesma maneira que estamos falando de um exercício contínuo e incessante. Ou seja: essas boas práticas devem ser praticadas para garantir um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.

Para tanto, convém analisar alguns dos principais desafios que os líderes e o setor de RH da empresa podem se deparar no desenvolvimento e na manutenção das relações interpessoais no trabalho, como:

Alinhar o perfil profissional aos valores institucionais da empresa

Empresas que não carregavam os seus valores institucionais, na prática, podem enfrentar um desafio longo no desenvolvimento das boas relações interpessoais no trabalho.

Afinal de contas, todo o processo de seleção e recrutamento, até ali, foi gerido sem o alinhamento desses valores. Quando ele se faz necessário, é importante avaliar quais profissionais estão em sintonia com essa transição.

Em seguida, os comportamentos, atitudes e perfis devem estar devidamente conciliados em um projeto de recrutamento. Assim, a retenção de talentos vai ser maior, bem como a identificação dos seus recursos humanos com a identidade da empresa.

Falta de clareza na comunicação

A dificuldade em exprimir e transmitir as ideias da empresa podem ser pouco claras, explícitas ou abertas às sugestões dos colaboradores.

Como resultado, a mensagem pode não alcançar, com eficiência, os interlocutores. E o problema de comunicação é grave, para o desenvolvimento de uma empresa.

Respeito à diversidade

Desafio para a manutenção das relações interpessoais no trabalho, o respeito à diversidade deve ser uma batalha contínua da gestão.

Especialmente, por colaboradores que são resistentes a esse processo natural. Para tanto, medidas devem ser aplicadas para que a boa convivência seja mantida, bem como o bem-estar e segurança de todos os colaboradores.

Como o líder pode se preparar para incentivar as relações interpessoais no trabalho?

O líder precisa saber lidar com todas as nuances que afetam o dia a dia empresarial. Ele deve estar preparado para lidar com conflitos, motivação e dificuldades comportamentais. Além disso, deve se preparar para incentivar as relações interpessoais no trabalho.

Abaixo, algumas dicas pontuais que podem ser aplicadas para criar um ambiente de compreensão, colaboração e respeito:

  •  exercite o autoconhecimento e engaje os colaboradores a praticarem o mesmo;
  • comunique-se mais. Ouça mais, desenvolva a empatia e exercite maneiras de transmitir uma mensagem de maneira clara, objetiva e aberta ao diálogo;
  • demonstre mais interesse pelas pessoas;
  • tenha simpatia. Isso contribui com a retribuição dos interlocutores, promovendo as relações interpessoais no trabalho — e fora dele;
  • tenha boa vontade em ajudar, sempre com educação e prestatividade;
  • assuma, antes que os outros apontem, os seus erros. E tenha a postura de retificá-los prontamente;
  • aprenda a receber e fazer críticas construtivas.

A nossa dica para líderes que queiram aprimorar seus métodos e técnicas, e gerar mais engajamento nas relações interpessoais no trabalho, é fazendo o download da Folha da Produtividade!

Essa rápida ferramenta de produtividade ajuda você a:

· mobilizar foco e energia para obter um resultado profissional mais alinhado aos seus objetivos;
· descobrir os segredos da produtividade de profissionais de sucesso;
· identificar os sinais de obstrução para uma produtividade mais eficaz, no dia a dia;
· ganhar tempo extra para fazer o que é importante de verdade para você.

Conheça esta ferramenta, e surpreenda-se ao aplicar os conhecimentos na promoção — e na manutenção — das relações interpessoais no trabalho!

Descubra como potencializar cada vez mais seus resultados!

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento