Relacionamento Interpessoal no Trabalho: a essência das profissões do futuro

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Relacionamento Interpessoal no Trabalho: a essência das profissões do futuro

relacionamento interpessoal no trabalho

Você sabe o que é relacionamento interpessoal no trabalho? Nesse post vamos explicar o que é e como desenvolvê-lo.

É muito comum, especialmente em empresas de médio e grande porte, que os profissionais percam a visão do conjunto, da equipe. Essa tendência é natural, já que cada pessoa possui suas tarefas e responsabilidades diárias, mas ela também é muito perigosa.

O resultado do individualismo no mundo empresarial é a deterioração das relações interpessoais, que levam a um clima organizacional ruim, o surgimento de disputas internas, o desalinhamento do trabalho e a perda do foco nas metas e objetivos da empresa.

Ou seja, quando o relacionamento interpessoal no trabalho desanda, a empresa como um todo sofre.

Para ajudar funcionários e empresários a contornar esse tipo de situação, elaboramos esse post, no qual abordaremos:

  • O que é relacionamento interpessoal
  • Qual o impacto do relacionamento interpessoal no trabalho
  • Dicas para desenvolver um bom relacionamento interpessoal no trabalho
  • Limites necessários no ambiente profissional

Aprenda mais sobre esse atributo que é a essência das profissões do futuro!

O que é relacionamento interpessoal?

O relacionamento interpessoal nada mais é do que a conexão feita por duas ou mais pessoas em um mesmo círculo. Esse círculo pode ser o familiar, profissional, de amizade, entre vizinhos, e muito mais. Ele reflete a forma que os indivíduos se tratam e relacionam, bem como a qualidade dessas relações.

Qual o impacto do relacionamento interpessoal no trabalho?

No viés profissional, o relacionamento interpessoal é a forma como os colegas de trabalho se relacionam.

Manter bons relacionamentos profissionais é imprescindível para o sucesso na carreira de qualquer profissional, já que são eles que geram um networking de qualidade e contribuem para um clima positivo na equipe.

No núcleo do relacionamento interpessoal no trabalho está a empatia. A empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar da outra pessoa, extraindo o melhor dos colegas e colaboradores respeitando suas peculiaridades e dificuldades. Dessa forma, é a empatia a responsável por deixar a rotina profissional muito mais leve, produtiva e harmoniosa.

A empatia é tão importante para um bom relacionamento interpessoal no trabalho, que a mesma já é altamente valorizada pelos recrutadores nas empresas. Portanto, se você quiser se manter em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, comece desenvolvendo sua empatia para melhorar os relacionamentos com aqueles que o cercam.

Como desenvolver um bom relacionamento interpessoal no trabalho?

Se ao longo desse texto você fez uma autoanálise e percebeu que precisa melhorar seu relacionamento interpessoal no trabalho, não se desespere.

Nós daremos algumas dicas de como desenvolver um bom relacionamento com seus colegas de trabalho para ter sucesso profissional! Acompanhe:

Desenvolva sua comunicação

Ter uma boa comunicação é essencial, já que é vital saber passar uma mensagem clara aos colegas. Aprenda a adaptar seu discurso ao público a que ele se dirige, para que seja melhor compreendido.

Utilize linguagens não verbais para reiterar sua fala, tais como olhar no olho do interlocutor, concordar com o que ele diz movendo a cabeça, sorrir quando o objeto da conversa estiver à contento.

Ao fim e ao cabo, é essencial mostrar confiança e interesse através das linguagens verbais e não-verbais, o que demonstrará empatia e melhorará o relacionamento interpessoal no trabalho.

Escute com interesse

Sempre que alguém lhe procurar para dar uma ideia ou tirar uma dúvida, pare o que está fazendo e foque apenas no indivíduo à sua frente ou ao telefone. Esteja aberto para as informações que as outras pessoas lhe passam e mostre que você as valoriza.

É essencial mostrar que você é um bom ouvinte e que considera as opiniões dos outros.

Fale um pouco de si mesmo

É importante para aqueles ao seu redor que eles o conheçam um pouco mais. Como vocês passam várias horas do dia trabalhando juntos, é importante que você exponha algumas das suas opiniões, histórias de vida, experiências.

Estreite os laços com as pessoas mostrando que o relacionamento pode ser solidificado e que você não se interessa tão somente pelo trabalho que elas prestam.

Se adapte às diferenças

Personalidades e pessoas diferentes podem contribuir de diversas formas no ambiente profissional. Saiba respeitar essas diferenças e extraia o que cada indivíduo tem de melhor. Mesmo quando lidamos com alguém que não nos agrada, é preciso ser tolerante e paciente para que o relacionamento interpessoal no trabalho não seja prejudicado.

Faça um treinamento de relacionamento interpessoal com o coaching

O coaching é um processo incrível para o desenvolvimento humano, no qual são desenvolvidas habilidades e capacidades para conduzir o coachee a entregar o melhor de si em busca de realização pessoal e profissional.

Na Febracis, nós oferecemos o coaching ideal para que você possa desenvolver seu relacionamento interpessoal de forma organizada e fundamentada, através de técnicas e ferramentas muito eficazes.

Nesse coaching, buscamos levar os indivíduos ao autoconhecimento e autodesenvolvimento, melhorando aspectos essenciais para um bom profissional, como a comunicação e a quebra de crenças limitantes e paradigmas.

Conte conosco para aprimorar suas habilidades e desenvolver suas capacidades para que você tenha mais empatia pelo próximo e, assim, manter um relacionamento interpessoal no trabalho de qualidade!

Há limites no relacionamento interpessoal no trabalho?

Como vimos, saber se relacionar bem no trabalho é uma das habilidades mais valorizadas atualmente no universo corporativo. Entretanto, é preciso ter cuidado para não extrapolar nos relacionamentos, pois isso pode prejudicar o seu desempenho ao invés de produzir resultados positivos.

Confira alguns limites que precisam ser mantidos no ambiente profissional:

  • Mantenha a formalidade
  • Dialogue nas horas certas
  • Fuja da “rádio corredor”
  • Exercite sua inteligência emocional
  • Não compartilhe detalhes da sua vida pessoal
  • Evite disputas e conflitos
  • Seja prestativo, mas não exagere e se torne intrusivo
  • Dialogue ao invés de discutir
  • Não seja arrogante

Dessa forma, é preciso saber encontrar o equilíbrio para manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho e crescer na sua carreira profissional!

O que achou desse conteúdo? Compartilha sua opinião e experiência conosco!

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