Relacionamento Interpessoal: Conceito e Importância

Ajuda

Solicite atendimento

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

  • CENTRAL 0800 280 3155
  • Belém, PA 91 9 9193 6529
  • Belo Horizonte, MG (31) 2555 5850
  • Boston, MA ️(781) 281-1932
  • Brasília, DF (61) 3013 4450
  • Campina Grande, PB (83) 99647-1637
  • Campinas, SP (19) 99213.3531
  • Curitiba, PR (41) 4101-1037
  • Florianópolis, SC (48) 9 9691.1500
  • Fortaleza, CE (85) 3133 3200
  • Goiânia, GO (62) 3642-2565
  • João Pessoa, PB (83) 99670.4040
  • Luanda, AO +244 947 617 588
  • Maceió, AL (82) 99174-7777
  • Manaus, AM (92) 3307-0480
  • Natal, RN (84) 4042-2045
  • Niterói, RJ (21) 4042.1608
  • Palmas, TO (63) 99937.9125
  • Porto Alegre, RS (51) 3373.9969
  • Porto Velho, RO (69) 3229-6501
  • Recife, PE (81) 4042-2230
  • Ribeirão Preto, SP (16) 9 8175.7777
  • Rio de Janeiro, RJ (21) 4042-1608
  • Salvador, BA (71) 3106 0101
  • Santos, SP (13) 9 9627-2957
  • São José dos Campos/SP (12) 99181-8682
  • São Luís, MA (98) 2108-6364
  • São Paulo, SP (11) 4118-2924
  • Teresina, PI (86) 3232-9107
  • Uberlândia, MG 34 99944-9965
  • Vitória, ES (27) 2142.3692

Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Relacionamento Interpessoal: Conceito e Importância

segunda-feira | 10/07/2017
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

o que é relacionamento interpessoal

Você sabe o que é relacionamento interpessoal? Nada mais é do que a forma como interagimos com as pessoas ao nosso redor: amigos, colegas de trabalho, familiares, ou seja, as diversas interações que podem acontecer baseadas em sentimentos, emoções e tipos de relacionamentos que temos com o núcleo de pessoas que nos cerca em nosso dia a dia.

Seja em casa, no trabalho ou no lazer, você está cercado, a todo momento, por diversas relações interpessoais. Apesar do nome geralmente não ser muito conhecido, praticamos este tipo de relacionamento diariamente, ao conviver com diversos perfis de personalidade.

O relacionamento interpessoal sempre muda, tudo depende do contexto em que ele está inserido. Isso significa que o seu modo de se relacionar no ambiente de trabalho não será igual em seu relacionamento familiar, do mesmo modo que você terá comportamentos diferentes se estiver no meio de uma comunidade de “apenas conhecidos” ao invés de estar entre amigos mais íntimos.

Por ser algo que temos a imensa necessidade de saber usar, ter conhecimento sobre como nos relacionamos com as pessoas faz toda a diferença.

Ter bons relacionamentos é algo de extrema importância e imprescindível na corrida pelo sucesso profissional e pessoal. É por esse motivo que tantas pessoas têm procurado estudar sobre o assunto.

Neste artigo você conhecerá quais os tipos de relacionamento interpessoal que podemos ter, quais os fatores que influenciam a construção de boas relações sociais e descobrirá como se adaptar aos diversos tipos de ambientes em que você estiver. Venha conosco!

Conheça os três conceitos de relação interpessoal

1. Relacionamento Interpessoal Profissional

As habilidades de relacionamento interpessoal geralmente costumam ser trabalhadas e exigidas no ambiente profissional, ou seja, no conceito do relacionamento interpessoal profissional.

Esta habilidade no mundo business é cada vez mais relevante por isso vem crescendo o número de empresas e organizações que investem em palestras sobre esse assunto para os seus colaboradores.

Aos olhos de uma pessoa inexperiente em gerir recursos humanos, pode parecer uma espécie de investimento não lucrativo ensinar aos colaboradores de sua empresa como cultivar relações no espaço profissional. No entanto, para aqueles que lidam no dia a dia com a sua equipe ou para os líderes que mesmo não o fazendo tão de perto percebem a importância dessa relação, trata-se de um investimento muito válido à longo prazo.

Prezar pela forma como os funcionários reagem às conexões estabelecidas com os colegas de trabalho mais próximos ou como eles lidam com os clientes traz lucro tanto para a instituição, como para o funcionário. Isso acontece porque em um ambiente de trabalho mais harmonioso e fluído, onde os funcionários têm uma boa comunicação, há menores chances de erros e maiores chances de crescimento.

Este tipo de relacionamento também está muito ligado à cultura organizacional que a empresa possui. Normalmente o setor de recursos humanos cria critérios de compatibilidade entre a empresa e o funcionário antes dele ser contratado.

Vamos ver um exemplo? Se a empresa valoriza o dinamismo entre hierarquias de trabalho, preza pelo lado criativo de seus colaboradores, novidade e empreendedorismo, as pessoas que serão contratadas terão perfis semelhantes: serão eficazes, práticas, dinâmicas e procurarão estabelecer um ambiente mais competitivo.

Conhecendo o perfil predominante entre seus colaboradores fica mais fácil de gerir e estabelecer práticas que facilitem o convívio entre eles. Se há um consenso entre a equipe de como lidar com essas conexões o processo de como o empregador irá lidar com seu time é facilitado.

Mas isso não quer dizer que os conceitos de relacionamento interpessoal pessoal virtual não sejam utilizados, tanto dentro ou fora desse âmbito profissional. Ambos não são apenas aplicados como também muito bem aproveitados, trazendo benefícios para a vida que refletem em todo e qualquer contexto.

2. Relacionamento Interpessoal Pessoal

O relacionamento interpessoal pessoal envolve a forma como lidamos com as pessoas mais próximas a nós. Familiares, cônjuges, amigos, namorado ou namorada, enfim, como encaramos as situações que se revelam nessas relações.

3. Relacionamento Interpessoal Virtual

Já o relacionamento interpessoal virtual é visto como algo mais recente. Mesmo que não estejamos presentes fisicamente, diretamente ao lado das pessoas, no momento de criar uma conexão virtual com alguém precisamos lembrar que ainda assim devemos seguir algumas regras das normas comportamentais que rege nossa sociedade.

No ambiente de trabalho ou pessoalmente as consequências de utilizarmos mal uma ferramenta digital pode ser altamente prejudicial, por isso ainda devem predominar o uso do respeito, empatia, responsabilidade, dentre outras diversas características morais que conduziriam a uma relação agradável e coerente. Nesse sentido, procure ser simpático também nos meios digitais e sempre leia o que escreveu antes de enviar. Por vezes você pode transparecer uma grosseria, mesmo quando essa não era a sua intenção!

Tipos de Relação Interpessoal

tipos de relações

Esses três tipos de relacionamentos interpessoais estão divididos em duas vertentes: Relações Unilaterais e Bilaterais.

Passando para os tipos de relações interpessoais, temos as relações unilaterais como uma relação onde apenas uma parte sai “ganhando”, na qual há sempre um grande número de discussões e desconfortos. Normalmente nesse tipo de relação são identificados participantes obstinados e pedantes, que criticam duramente os outros e ignoram sistematicamente o ponto de vista alheio.

Essa parte pode ser facilmente localizada em qualquer tipo de relacionamento. Suas sugestões estão sempre em forma de ordens e por mais que o indivíduo pareça ouvir o que a outra parte tem a dizer, não leva a crítica observada em consideração se não estiver de acordo com a opinião dela. Então o que era para ser um diálogo transforma-se em um monólogo.

Mesmo que essa relação possa parecer mais prejudicial no ambiente de trabalho em que pode ser manifestada tanto na forma de um líder que não escuta sua equipe ou de um funcionário que não sabe lidar com críticas, ela se torna uma relação tóxica em qualquer tipo de relacionamento.

Por isso, é fundamental que a evitemos, tanto em ser o tipo de pessoa que é sempre “do contra”, como em estar na maior parte do tempo ao lado de pessoas assim, afinal esse comportamento provavelmente irá interferir diretamente em algumas áreas da sua vida.

Já nas relações bilaterais, predominam as trocas de informações entre os indivíduos, gerando boas experiências e bons momentos. Zelar por essas relações, é fundamental para promover relacionamentos saudáveis e duradouros.

Nela, mesmo que as partes sejam decididas em relação as suas decisões o conhecimento de que é importante escutar o que outro tem a dizer é predominante. Diferente da relação unilateral, nesta é possível criar um diálogo e intervir, solucionando problemas apontados, revendo conceitos e críticas e criando um ambiente propício a um debate saudável.

Fatores que influenciam a sua relação interpessoal

Dentro desses tipos de relações interpessoais existem vários fatores importantes, que definem em qual tipo essa relação se encaixa e como podemos melhorá-las e nos beneficiar. Alguns desses fatores são: autoconhecimento, amor próprio, tolerância e empatia.

Se autoconhecer pode ser um processo demorado e doloroso, pois nele avaliamos nossos sentimentos e a forma como reagimos a determinadas situações. Nem sempre estamos dispostos a mudar de opinião. Mas como permitir que alguém saiba como realmente somos se não estamos dispostos a compreender nossos verdadeiros princípios?

Você pode gostar também: Artigo – Qualidade de vida no trabalho.

Temos que primeiro nos conhecer para depois deixar que outras pessoas nos conheçam. É clichê, mas é o primeiro passo a se dar quando o aperfeiçoamento de nosso caráter é necessário.

Não vamos qualificar o autoconhecimento como um processo que um dia acaba pois diariamente temos verdadeiras lições de como podemos nos relacionar com os outros e é sempre tempo de aprender, mas ao longo dele criamos amor próprio. Entendendo quem realmente somos e onde queremos chegar nos permitimos exigir mais ou cobrar menos de nós mesmos.

Se conseguimos fazer isso conosco, conseguimos aplicar o mesmo com os que estão à nossa volta através do uso da tolerância. Cada pessoa tem uma personalidade e uma forma distinta de se viver por isso não podemos julgar o que cada um tem a oferecer.

E a empatia é um fator de extrema importância, pois é onde nos colocamos no lugar do próximo de diversas maneiras sem o interesse de obter apenas o que há de melhor nessa relação, mas também dando o nosso melhor ao outro.

Ao falar de relacionamento interpessoal, não podemos esquecer a relação que este termo tem com o relacionamento intrapessoal, que muitas vezes foi tido como o ponto inicial para o relacionamento interpessoal.

É nele, que lidamos com nosso eu, nosso interior, e isso requer muita sabedoria e conhecimento justamente por não ser uma tarefa fácil. Uma boa estrutura emocional e mental é extremamente importante para qualquer relação, pois se tivermos coisas positivas para dar, muito provavelmente, receberemos o mesmo. É justamente nessa ligação que podemos ver como o fator do autoconhecimento é necessário.

A boa utilização das técnicas de relacionamento interpessoal – e intrapessoal também – é fundamental em todas as áreas da vida. Por isso, para começar a ter relações saudáveis no dia a dia, é preciso estar disposto a expandir sua mente e seus relacionamentos.

Deixe seu Comentário

Veja outras notícias sobre a Febracis