Tipos de Liderança: Qual o seu estilo de liderança?

Você conhece os diversos tipos de liderança? Já avaliou como está sendo a sua liderança? Os resultados que a sua equipe está entregando atendem às suas expectativas? Independentemente da sua resposta, tudo isso pode ser reflexo de como você está liderando.

Neste artigo você poderá analisar qual tipo de líder você é e qual estilo de liderança está exercendo com a sua equipe. Para começar, é necessário definir um conceito de liderançaLiderança é a influência que exercemos no processo de comunicação, com a intenção de alcançar um objetivo.

As primeiras características do líder são emocionais, e começam a ser definidas na primeira infância, que é o período que compreende desde o nascimento até os primeiros seis anos de vida, esse tempo define muito as competências emocionais do futuro líder. Contempla o que ele aprende no lar, a forma como tratou e foi tratado, o quanto ele acreditava em si próprio e como se relacionava com as pessoas. Todos esses pontos influenciam sua liderança.

Outra característica do líder é cognitiva, como técnicas e ferramentas que podem ser aprendidas e desenvolvidas durante a vida.

Durante nossa vida, em algum momento todos seremos líderes: em casa, na família ou no trabalho. Mas como ser, verdadeiramente, um líder eficaz?

“Liderar não é gerenciar. Pessoas não devem ser gerenciadas. Gerenciamento é o que você faz, liderança é o que você é. Desenvolva a habilidade de inspirar as pessoas a darem o melhor de si e atingirem suas metas.”

Você também pode gostar: 11 Frases motivacionais para que você comece a agir hoje mesmo

Para entendermos como ser um líder eficaz, vamos conhecer primeiramente alguns conceitos. Para James C. Hunter começamos a entender sobre liderança, quando entendemos a diferença entre poder e autoridade.

Poder é quando você obriga alguém a fazer a sua vontade, somente porque você ocupa uma posição de poder. Autoridade significa influenciar pessoas a fazerem o que precisa ser feito de boa vontade porque essas pessoas acreditam na sua influência pessoal e entendem a necessidade de executar determinada tarefa. As pessoas que agem sob a influência da autoridade de um líder fariam qualquer coisa por ele, pois acreditam e confiam nele.

A autoridade não vem necessariamente com o poder. Ela não pode ser comprada, transferida ou tomada, ela deve ser construída pelo líder. Autoridade se conquista pelo exemplo, pela prática, pelo o que você verdadeiramente é, demonstra e faz. Então, podemos resumir a liderança como uma habilidade emocional de influenciar pessoas para trabalharem visando um objetivo em comum.

Continue lendo esse artigo e descubra:

  • Quais são os tipos de liderança e suas características.
  • Qual líder você é e como isso influencia sua equipe.

De acordo com o Master Coach Paulo Vieira, existem três tipos de liderança:

Liderança Escravagista

Baseado em ameaças, humilhação, desmotivação crônica, baixa produtividade, baixos salários, ausência de treinamentos e metas. Essa liderança é motivada pelo medo e insegurança e é conduzida de forma coercitiva.

Liderança Comportamental

Baseada em reforço positivo e negativo, elogios e broncas, motivação (perdas e ganhos), produtividade condicional, altos salários ou benefícios, metas e objetivos fortemente cobrados e a necessidade de gestão intensiva. Essa liderança tem a característica de controlar, focando na vontade dos funcionários, atendendo prazeres imediatos.

Liderança Inspiracional

É a capacidade de conduzir pessoas para o seu melhor potencial para o atingimento de metas desafiadoras. Baseado em visão instigante, fé e compromisso com a causa, produtividade total, automotivação. Altos salários ou benefícios não são prioridade, compreendem a importância do seu trabalho, por isso o foco no resultado é total. Essa liderança é focada no desenvolvimento da equipe, promovendo meritocracia, aumento na confiança e comprometimento.

Qual tipo de liderança você está desempenhando? Se você já está exercendo uma boa liderança, o que você pode fazer para ela ser ainda melhor, ser excelente?

>> Não deixe de conferir: 4 dicas para aplicar a gestão de conflitos nas organizações

Depois de entender seu tipo de liderança, é fundamental que identifique qual tipo de líder você é:

Líder autocrático

É o líder que conduz a equipe com autoritarismo, gerando insegurança, sem espírito de equipe e comprometimento. A autocracia pode aumentar a produtividade por curto espaço de tempo, mas ela gera submissão burra.

Líder permissivo

É aquele que faz todas as vontades da equipe. Não sabe impor limites como gestor, tem medo de dizer não. “Quando os soldados são muito fortes e seus oficiais muito fracos, o resultado é a insubordinação”.

Líder compreensivo

Aquele que busca satisfazer as necessidades e não as vontades dos seus liderados. E antes de tomar uma decisão ele se pergunta: É bom para a empresa? É bom para o desenvolvimento da minha equipe?
Os três tipos de liderança tem resultados no dia a dia, alguns melhores e outros nem tanto.

Agora que esse artigo te ajudou a identificar o seu estilo e promover mudanças no seus resultados, descubra os 6 passos para uma liderança eficaz.

Por Liz Borin – Master Trainer Febracis Curitiba

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento