5 coisas que você precisa deixar para trás para ser um profissional qualificado

Você se considera um profissional qualificado?

Não é novidade que o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e exigente. Para se destacar é preciso ser um profissional altamente qualificado e preparado para lidar com as demandas diárias de forma inteligente.

Entretanto, muitos profissionais ainda cometem alguns erros que acabam prejudicando (e muito!) sua carreira e desenvolvimento profissional. No artigo de hoje vamos mostrar 5 coisas que você precisa deixar para trás para ser um profissional qualificado e para tomar decisões inteligentes na sua carreira. Acompanhe!

5 pontos de atenção do profissional qualificado

1- Terceirizar as decisões da sua carreira

Nunca deixe que outras pessoas tomem as decisões da sua carreira por você. Há pessoas que vão lhe dizer para fazer um teste vocacional, seguir uma carreira diferente, buscar uma profissão mais atraente. Outros vão lhe dizer que você pode conseguir um emprego melhor com sua inteligência e experiência, ou então que deve trabalhar com algo menos “estressante”.

Por mais que a maioria das pessoas não tenha más intenções, você é o dono da sua carreira e precisa assumir as rédeas da sua trajetória profissional. Confie em si mesmo para tomar as decisões que sejam boas para você! Um profissional qualificado sabe que há inúmeras pessoas que tentam lhe dizer qual é o caminho a ser seguido, mas sabe que ao fim, é ele quem decide o próprio destino.

Dessa forma, desenhe a trajetória profissional que você deve seguir para alcançar seus objetivos e atenha-se a ela. Se quiser mudá-la, não há problema! Mas a mudança deve partir de você, e não da opinião dos outros.

2- “Queimar o filme”

Essa expressão é autoexplicativa, não é mesmo?! No mercado de trabalho valoriza-se cada dia mais o networking, que é capaz de abrir as portas para novas e excelentes oportunidades. Por esse motivo, você precisa manter relações diplomáticas com todos ao seu redor, sem queimar seu filme.

Digamos que você trabalhe em uma grande empresa e se envolve em uma discussão desnecessária com um colega de outro departamento. Na semana seguinte, a empresa passa por uma revisão organizacional e você acaba trabalhando lado a lado com esse colega com quem discutiu. Como será o clima de trabalho? Como seu novo chefe lhe verá? Certamente não será nada positivo.

Não destrua sua imagem para não perder grandes oportunidades no futuro. Além disso, queimar o filme com os colegas de trabalho não é bom porque, no dia seguinte, eles poderiam lhe estender a mão e ajudá-lo a lidar com situações difíceis. Você nunca saberá como vai ser o futuro, portanto, não queime seu filme!

3- Dar prioridade exclusiva à carreira

Já se passou o tempo no qual se acreditava que as pessoas devem se dedicar inteiramente ao seu trabalho para terem sucesso e serem felizes. Quem dá prioridade exclusiva à carreira vive uma vida desequilibrada: não mantém uma relação saudável com o companheiro, não está presente na vida dos filhos, perde os momentos mais importantes da família, não tem saúde, não lê, não se diverte. Nessas situações, o bom salário não faz sentido, já que não é bem aproveitado. Ou seja, quem dá prioridade única ao trabalho não tem uma vida equilibrada e plena.

A profissão não pode se tornar uma algema, que lhe prende e lhe faz sofrer. O profissional qualificado deve fazer um trabalho de alta performance, mas também deve saber valorizar a vida pessoal e as relações com a família e amigos. É preciso ter inteligência emocional para lidar com o trabalho e a vida pessoal para que seja possível ter dias completos e plenos, todos os dias.

4- Revoltar-se com sua situação

Quando alguns profissionais estão desmotivados, eles acabam se revoltando com sua situação, alimentando um sentimento de raiva que lhes faz perder tempo e energia. Essa é uma armadilha que deve ser evitada a todo custo, já que a revolta por si só não muda nada na sua vida.

O que mudará sua vida são atitudes! Se você não está feliz com o seu emprego, que tal estudar, qualificar-se e ir em busca do emprego com o qual você sonha? A zona de conforto deve ser perturbada, é preciso sair do lugar para que algo aconteça.

Assim, não perca tempo com reclamações e tentando encontrar culpados: faça algo diferente.

5- Acomodar-se

Sentir-se acomodado com a carreira é um dos principais erros que um profissional pode cometer. Permanecer em um emprego porque ele “paga as contas, é perto de casa e dá certa estabilidade” não é o pensamento de profissionais qualificados! Esse pensamento é perigoso e lhe permite ficar inerte, sem buscar novos desafios, sem quebrar paradigmas, sem crescer.

Reflita sobre os motivos pelos quais você trabalha na sua empresa e, se não for porque ama o que faz e sente que essa profissão lhe completa, talvez seja o momento para buscar uma mudança.

Dessa forma, um profissional qualificado toma as próprias decisões sobre sua carreira, age com diplomacia e cordialidade sem queimar o filme, não coloca a carreira a frente de tudo na vida, não vive reclamando e age para mudar seu status quo.

Se você não se sente preparado para deixar para trás algumas atitudes prejudiciais à sua carreira, procure os cursos de coaching da Febracis Coaching. Lá, você poderá perceber novas perspectivas na sua carreira, ampliará seus horizontes, trabalhará com alta performance e saberá usar a inteligência emocional para assumir a condução da sua vida profissional e pessoal.

Conheça  nossos cursos e aprenda como ter mais equilíbrio para tomar decisões inteligentes.

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento