Problemas: por que uns têm e outros não?

Hoje vamos falar de algo que infelizmente atinge o dia a dia de grande parte da população brasileira.

Você já se perguntou o porquê de tantas pessoas terem uma série de problemas com tanta frequência, enquanto outras não os têm? É o que iremos desvendar neste artigo.

Essas dificuldades podem estar relacionadas às mais diversas áreas da vida. São problemas que advém do trabalho, família, amigos, vida financeira, estudos, saúde, entre outros. Para compreender melhor essa situação, utilizaremos uma metáfora.

Metáfora: o povo judeu

Utilizarei como metáfora o povo judeu, que foi escravo na Babilônia por centenas de anos, depois foi escravo no Egito por cerca de 400 anos. Moisés, filho adotivo do faraó, vai até o Egito e tira o povo judeu de lá. Inicia-se então uma jornada de 40 anos pelo deserto, na qual cerca de 1 milhão de pessoas são lideradas por Moisés até a Terra Prometida, Jerusalém.

Entretanto, apenas duas pessoas sobreviveram até Israel. É impressionante que apenas duas pessoas tenham conseguido chegar ao destino final, não é mesmo?

Vamos agora comparar essa situação com a realidade:

  • Egito é o estado atual, onde a situação não é nada boa.
  • Israel é o estado desejado, a “terra prometida”.
  • O caminho entre um e o outro é a trajetória que se percorre para ir do estado atual ao desejado.

Dessa forma, é importante refletir qual é o seu Egito, o estado atual da sua saúde, vida financeira, matrimonial, religiosa? E qual é o seu Israel, o seu estado desejado? Se você já refletiu, minha próxima pergunta é: quanto tempo você vai levar para sair do seu estado atual, completar o caminho e chegar ao estado desejado?

O povo judeu levou 40 anos para fazer essa trajetória e apenas duas pessoas de fato conseguiram morar em Israel.

A ciência, por meio de pesquisas, aponta que, com 1 milhão de pessoas, naquela época, com aqueles recursos, o povo teria demorado no máximo 4 meses para chegar à Jerusalém.

Até mesmo os cientistas mais pessimistas apontam que o trajeto poderia ter sido feito em 8 meses. Entretanto, como demoraram 40 anos, apenas duas pessoas lograram êxito e conseguiram chegar na Terra Prometida, Calebe e Josué.

Quantos problemas você arrasta na sua vida por um, cinco, dez, trinta anos? Quantos procrastinam problemas conjugais por meses e anos, ao invés de resolver as dificuldades assim que elas começam a aparecer? Você está em um estado atual, com metas e objetivos que não consegue alcançar?

Para exemplificar, veja o caso do Master Coach Paulo Vieira. Até os 30 anos, ele vivia em um estado muito ruim: vivia na casa de parentes, dependia financeiramente de outras pessoas, usava roupas estragadas que a minha mãe reformava, não tinha condições de manter seu casamento, uma casa e nem mesmo de comprar comida para o cachorro.

O que determina o tempo para sair da dificuldade?

Para o povo judeu, o tempo necessário para mudar a mentalidade de escravo foi 40 anos. Para Paulo Vieira, foram 13 anos nos quais eu queria ir para o estado desejado. O que determina o tempo da dificuldade é a sua capacidade de mudar.

E o que é mudar? Mudar é aprender. Entretanto, o aprendizado é muitas vezes dificultado por alguns empecilhos:

  • Arrogância: ser arrogante não é ser grosseiro, é você achar que é independente, que é capaz de fazer tudo sozinho. Quer ver um exemplo de arrogância? Digamos que você é um funcionário que quer alcançar uma posição de liderança na sua empresa, mas você não lê livros, não faz coaching, não faz cursos, não busca uma pós-graduação: você acha que é autossuficiente. Quando você diz que é autossuficiente, está sendo arrogante.
  • Zona de Conforto: É preciso parar de se esconder e sair do conforto da poltrona em frente à televisão e ir em busca do estado desejado. Se você não consegue deixar a casa dos seus pais, o dia na praia, a balada ou a sua novela para isso, pode ser que precise de um coaching, uma palestra, um curso ou treinamento. Faça o que tiver que fazer, mas saia já da zona de conforto que te aprisiona!
  • Atalho: Não acredite que você vai sair de uma escravidão emocional, profissional, financeira ou conjugal através de atalhos. Não existe atalho! Você precisa percorrer uma jornada. É preciso pagar o preço da plenitude!

A arrogância, zona de conforto e atalhos impedem o aprendizado. Se você não aprende, você não muda. Se você não muda, não consegue sair do estado atual e alcançar o estado desejado.

Quem se dispõe a mudar e a aprender não passa os dias reclamando e falando dos seus problemas. Estas pessoas que de fato agem para chegar ao estado desejado não são arrogantes e vaidosas, sabem que é preciso sair da zona de conforto.

Comece a mudança e comece a aprender hoje mesmo! Não deixe para amanhã e conquiste o seu espaço no estado desejado!

Até a próxima!

Gostou desse tema? O Master Coach Paulo Vieira diz muito mais no vídeo abaixo, não deixe de conferir:

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento