10 sinais de que você é uma pessoa com muito controle emocional

O que faz com que algumas pessoas sejam mais bem-sucedidas profissionalmente e, ainda assim, mantenham um excelente nível de qualidade de vida?

Como essas pessoas alcançam a plenitude e felicidade no dia a dia? Ser inteligente, ético e paciente ajuda, mas isso não é tudo.

O que realmente faz diferença é a inteligência emocional, a maneira como mantemos o controle emocional e como gerenciamos as emoções (nossas e das pessoas que nos cercam). É justamente a inteligência emocional que permite que uma pessoa cresça profissionalmente e, ao mesmo tempo, mantenha um bom relacionamento com a família e amigos, uma boa saúde e a estabilidade financeira.

O mais interessante, é que a importância da inteligência emocional (IE) não costuma surpreender as pessoas, já que todos sabem que a forma como interagimos com as nossas emoções influenciam diretamente no dia a dia de cada um.

Você é uma pessoa com controle emocional ou não? É o que vamos lhe ajudar a descobrir!

10 sinais de que você é uma pessoa com muito controle emocional

1- Você é um bom líder

Todos os líderes, independente do seu modo de liderar, possuem uma característica em comum: inteligência emocional. Ter controle emocional é essencial para os bons líderes, que devem saber lidar com situações delicadas, dar feedbacks construtivos, ser produtivos, trabalhar bem sob pressão e ter foco no resultado.

2- Você conhece suas fraquezas e forças

Ter autoconsciência, através do autoconhecimento, é fundamental para se desenvolver profissionalmente e para saber como conduzir a vida pessoal. Ser honesto consigo mesmo sobre quem você é, permite que você se autodesenvolva em busca da melhoria constante.

Assim, uma pessoa com controle emocional sabe identificar suas fraquezas e forças e tem capacidade de analisar criticamente esse quadro, agindo de forma a explorar da melhor forma cada aspecto da sua personalidade.

3- Quando você está chateado, sabe exatamente o porquê disso

É muito comum vermos pessoas tristes e, ao perguntá-las o que está acontecendo, elas dizerem que nem mesmo sabem o porquê de estarem assim. Isso significa falta de autoconhecimento e de capacidade de análise, que, ao fim, mostra que a pessoa não desenvolveu sua inteligência emocional.

Portanto, se você sabe exatamente o que lhe deixa chateado ou triste e consegue identificar a raiz desse problema, isso mostra que você tem controle emocional.

4- Você se dá bem com a maioria das pessoas

Se você tem facilidade em manter relacionamentos interpessoais e se dá bem com quase todo mundo, isso é sinal de equilíbrio. Quando o indivíduo está bem em seu interior, as pessoas ao seu redor aproximam-se com mais facilidade, sem que sejam gerados atritos e desconfianças.

5- Você se importa muito em ser uma pessoa boa e moral

Um aspecto muito essencial da IE é o desenvolvimento de uma identidade moral. A identidade moral relaciona-se com a imagem que desejamos construir de que somos pessoas éticas e que se preocupam com os demais.

Assim, se você ajuda as pessoas ao seu redor, doa seu tempo ou bens para pessoas necessitadas, é ético no seu trabalho e relações e pratica aquilo que discursa, você provavelmente tem a inteligência emocional desenvolvida.

6- Você é bom em ler as expressões faciais das pessoas

Você percebe quando seu colega de trabalho chega na empresa e se mostra chateado com algo? Você consegue identificar quando a sua esposa está revoltada com alguma situação? Percebe quando seu filho está tentando esconder algo de você?

Ser capaz de identificar como as outras pessoas estão se sentindo faz parte dos atributos daqueles indivíduos com uma boa inteligência emocional.

7- Você supera muito bem os obstáculos

Se você é capaz de se erguer facilmente frente aos problemas e erros cometidos, isso diz muito sobre o seu controle emocional. Indivíduos que lidam bem com os obstáculos que encontramos diariamente sabem que há algo que todos devemos fazer, o tempo todo: seguir em frente.

Uma pessoa resistente não fica presa às emoções e situações negativas, pois sabem equilibrá-las com outros sentimentos positivos. Ou seja, esse indivíduo costuma dizer “estou triste que isso aconteceu”, “mas sou muito grato por conta desses outros fatores”.

8- Você confia no seu instinto

Você se sente confiante em seguir sua intuição? Ou faz justamente o contrário do que o instinto indica? Se você tem a capacidade de confiar em si mesmo e nas suas emoções, não há qualquer motivo para não escutar a sua voz interior que lhe diz qual é o melhor caminho a seguir.

9- Você sabe se automotivar

Desde pequeno você sempre foi ambicioso e trabalhador, correndo atrás dos seus sonhos e objetivos, mesmo sem ser recompensado por isso? Se você consegue focar sua atenção e energia nos seus objetivos de forma constante e motivada, sem que precise de alguém lhe dando forças para isso o tempo todo, você é uma pessoa com muito controle emocional.

10- Você sabe dizer não

A autorregulação é um dos componentes da inteligência emocional. A autorregulação é a capacidade da pessoa em se disciplinar e evitar hábitos ruins, sabendo tolerar o estresse e controlar seus impulsos. Além disso, o indivíduo com esse controle emocional sabe dizer não para manter seu foco e prioridades.

E aí, que tal separar alguns minutos agora para refletir sobre esses itens? Com quais você se identifica?

Mas,afinal,como desenvolver a inteligência emocional?

Ao ler esse texto, você percebeu que não se enquadra como uma pessoa com controle emocional? Não se preocupe: desenvolver a inteligência emocional para ter mais controle emocional é possível!

Para que você consiga se desenvolver nesse sentido, é muito importante contar com a ajuda de um processo de coaching. O coaching pode lhe mostrar o caminho e lhe proporcionar ferramentas e métodos para seu crescimento pessoal e profissional. Sim, o coaching pode ajudá-lo a desenvolver seu coeficiente emocional.

Nossa dica é o Método CIS, da Febracis. Já ouviu falar? O Método CIS é o maior treinamento de Inteligência Emocional da América Latina, e vai te ajudar em diversos aspectos:

  • Eliminar obstáculos emocionais;
  • Aumentar a produtividade;
  • Melhorar suas relações interpessoais;
  • Obter alta performance pessoal e profissional sem sacrifícios;
  • Eliminar a autossabotagem;
  • Adquirir equilíbrio e força emocional para melhorar o dia a dia.

Esses são apenas alguns dos benefícios. Conheça mais sobre o Método CIS e faça parte do grande número de pessoas que mudaram suas vidas ao desenvolver a inteligência emocional!

Conte conosco para ter mais qualidade de vida e prepare-se para conhecer uma pessoa bem-sucedida, realizada e muito, muito mais feliz com o Método CIS.

Acesse e descubra o novo mundo de oportunidades que irá surgir para você aqui!

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento