O que é Psicologia Positiva?

Com que frequência você procura olhar para o lado positivo das coisas, ao invés de se voltar apenas às dificuldades? Por que não destinar seu foco às suas habilidades de construir um novo futuro? É justamente esse o foco da psicologia positiva: amplo movimento na psicologia que abraça estudos científicos dos temas relacionados a um viver com mais qualidade e maior sentido. Ela surgiu na década de 90, desenvolvida pelo psicólogo Martin Seligman – então presidente da Associação Americana de Psicologia (APA) na época.

psicologia positiva surgiu da ideia de que, ao contrário da psicologia tradicional que procura entender o que existe de errado com as pessoas, precisamos enxergar o que há de melhor nelas. Segundo Seligman, “Precisamos olhar para o que dá certo nas pessoas”. Dentro da psicologia positiva, temos a Teoria do Bem Estar, também desenvolvido por Seligman. Essa teoria descreve os cinco elementos principais do florescimento pessoal, pelo modelo PERMA:

Positive Emotions – Emoções Positivas
Engaggement and Flow – Engajamento e Fluidez
Relationships – Relacionamentos Sociais Positivos
Meaning and Purpose – Significado e Propósito
Accomplishment – Realização, Persistência, Metas

Cada um desses 5 elementos tem uma finalidade específica que iremos explicar logo a seguir:

  • Emoções Positivas:

Ter emoções positivas nos leva a estimular e explorar novos conhecimentos. É fundamental que vivamos com alegria e com prazer intensamente, por estes serem sentimentos transitórios.

  • Engajamento:

É fundamental estarmos engajados em algo que nos motiva e nos faz crescer, utilizando todos os nossos sentidos em alguma ocupação, ou seja, nos envolvendo conscientemente.

  • Relacionamentos Sociais Positivos:

Construção de bons relacionamentos no meio familiar e profissional, nos dando uma grande sensação de apoio e conexão. Quanto mais felizes, mais sociáveis também nos tornamos, e vice-versa.

  • Significado e Propósito:

Com certeza este é um dos fatores mais difíceis, pois, segundo Seligman, estamos nos conectando com “algo maior do que nós mesmos”. Justamente por isso questões de Espiritualidade e Contribuição Social podem surgir como diferencial para pessoas com maior desempenho e felicidade. Temos que conseguir realizar o nosso propósito de vida.

  • Realização, Persistência, Metas:

Nesse fator, temos que realizar  com persistência todas as nossas metas. Isso nos trará uma maior sensação de autoconfiança, o que nos leva diretamente a sensação de felicidade, gerando assim um bom ciclo.

Você também pode gostar: 5 motivos para você fazer o Método CIS

Infelizmente, por se tratar apenas da “melhor parte” de nós, a psicologia positiva pode ser vista apenas como um método de autoajuda, quando na realidade não é bem assim. Por ser psicologia positiva, também é psicologia, ou seja, é uma ciência, que também é baseada em fatos e pesquisas. E só apenas com pesquisas que este ramo tem conseguido avançar na descoberta de melhores meios de buscar a felicidade.

Talvez, o que é realmente necessário na psicologia positiva é deixar claro a importância de se trabalhar o amor próprio. E isso conseguimos com simples coisas do nosso dia a dia, como se exercitar, por exemplo. Refletir os nossos objetivos de vida e metas diárias, relaxar, ser menos pessimista e aprender a ver o lado bom das coisas. Fazer coisas significativas para nós mesmos e para pessoas próximas.

Psicologia Positiva e Coaching

Além de tudo isso, a psicologia positiva também é um grande pilar do Coaching. Isso porque profissionais coach usam as técnicas da psicologia positiva em todo o momento. O ato de tirar o melhor das pessoas, motivá-las para aumentar sua produtividade no trabalho e prezar pelo bem-estar das mesmas no ambiente de trabalho são claramente atos da psicologia positiva. Quem é mais positivo tende a criar bons laços profissionais, diminuindo barreiras mentais. Assim, o ambiente dentro de uma empresa tende a ser mais fluente e amistoso.

Clique aqui e saiba mais sobre o que é coaching.

É de extrema importância saber que, por cada um de nós ter personalidades diferentes, não existe e nunca existirá algum método que englobe a todos. Estamos falando de algo muito relativo, a nossa felicidade. Procurar ver o que é melhor para nós é o essencial, e é isso o que a psicologia positiva nos proporciona, um maior conhecimento sobre nós mesmos.

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento