O que é Neurocoaching e como usar na minha carreira de coaching?

Muitas empresas já entenderam a importância de aplicar técnicas efetivas para melhorar o desenvolvimento de sua equipe, mas você sabe como usar o neurocoaching com esse propósito?

Às vezes somos impedidos de alcançar o sucesso profissional ou na vida pessoal porque alimentamos uma série de crenças limitantes e sofremos as influências da família, amigos ou escola. Isso porque certos hábitos refletem no ambiente laboral e na lucratividade de seu empregador.

É por isso que muitas empresas já entenderam a importância de aplicar técnicas efetivas para melhorar o desenvolvimento de seus profissionais, com o objetivo de treinar o cérebro e adaptá-lo para um novo estilo de vida, sem influências de crenças limitantes, de familiares, de amigos, de pessoas alheias.

Uma ferramenta que vem se expandindo no mercado, capaz de auxiliar as empresas na potencialização de seus profissionais, é o neurocoaching. Mas você sabe o que é e como usar o neurocoaching com esse propósito?

O coaching é reconhecido como um dos métodos mais eficazes para potencializar o crescimento pessoal e profissional das pessoas. E por isso, ele passou a ser combinado com outras técnicas, a fim de alcançar resultados ainda melhores. Foi assim que surgiu o neurocoaching!

Se você quer saber um pouco mais sobre essa técnica e como pode ser aplicada para as empresas que querem proporcionar ainda mais desenvolvimento e crescimento aos seus profissionais, não deixe de ler nosso texto!

Saiba tudo sobre neurocoaching, e entenda como aliar duas técnicas em prol do sucesso

Já pensou em conseguir estimular o cérebro de seu empregado para extrair o melhor desempenho e os melhores resultados? É justamente isso que o neurocoaching faz.

Combinado com técnicas eficientes da neurociência, ele é aplicado exatamente como o coaching tradicional, através de sessões que vão apresentando a evolução do coachee gradativamente.

A ideia dessa técnica é oferecer ferramentas para que a pessoa consiga desenvolver um autoconhecimento e um autocontrole tão intenso, que permita que as reações e as tomadas de decisões sejam absolutamente assertivas e tranquilas.

O que o diferencia do método convencional é que as perguntas aplicadas têm a intenção de estimular e aumentar a capacidade cognitiva do cliente, fazendo com que ele se sinta mais seguro, e aproveite melhor o seu conhecimento e suas habilidades.

O cérebro é “desafiado” a buscar conhecimentos que estão lá, mas que não são acessados com frequência, fazendo com que ele consiga escolher mais rapidamente as respostas adequadas a cada uma das questões propostas.

Então, essa ferramenta se baseia em duas vertentes da neurociência: a cognitiva e a comportamental. A neurociência cognitiva analisa os fenômenos de aprendizado, memorização e raciocínio – a razão. Por outro lado, a neurociência comportamental busca avaliar as emoções, pensamentos e as influências disto nas atitudes do indivíduo e a sua relação consigo mesmo e com as outras pessoas.

Assim sendo, essa técnica busca, através de uma melhor análise de como o nosso cérebro funciona e reage, contribuir para o desenvolvimento do autoconhecimento, o que consequentemente trará mudanças positivas na realização de ações, no aprimoramento das capacidades diversificadas, na potencialização de novas habilidades, no controle e superação de problemas ou situações extremas, na criação de novos hábitos e comportamentos e no redirecionamento de energia rumo a mudança a conquista de metas.

Portanto, há duas palavras elementares ao neurocoaching:

  • Autoconhecimento

Essa é a palavra de ordem no neurocoaching, e é ela quem vai guiar todo o processo das sessões. Através do acesso a informações que estão armazenadas, inclusive no inconsciente, é possível guiar as atitudes, reações e ações de maneira mais segura e eficaz.

  • Autoconfiança

Outra característica fundamental dessa técnica é o desenvolvimento da autoconfiança e autocontrole. O neurocoaching faz com que o cliente tenha muito mais ciência de seus sentimentos e suas capacidades, e pare de se sabotar com pensamentos como “não vou nem tentar” ou “eu não sou capaz disso”.

A importância do desenvolvimento pessoal para o crescimento profissional

É importante observar que todos os nossos comportamentos são reflexos dos nossos pensamentos, positivos ou negativos, e possuem origem em nosso cérebro.

O Neurocoaching é uma ferramenta que faz como que a pessoa tenha autoconhecimento sobre o que se passa em seu cérebro, capaz de perceber suas falhas, hábitos destrutivos, ações sabotadoras e condicionamentos. Para então ser capaz de trabalhar seus pontos negativos em prol da eliminação destes e objetivando mudanças positivas que permitam alcançar suas metas e conseguir sucesso em sua carreira profissional.

Engana-se quem pensa que o desenvolvimento pessoal só trará benefícios para a vida particular. Saiba que para ter sucesso na carreira, é fundamental possuir também muito domínio sobre a sua vida reservada.

E é por isso que cada vez mais empresas estão focadas em fazer com que seus funcionários passem por sessões de neurocoaching, para que possam impulsionar a carreira e a vida pessoal de maneira a obter mudanças de comportamento positivas.

Pessoas mais satisfeitas e seguras trabalham de maneira mais eficiente, se sentem mais preparadas para sugerir mudanças e contribuir com o crescimento da empresa. Além disso, também são capazes de repassar sua energia positiva para aqueles que estão ao seu redor!

Através do neurocoaching, o coachee consegue compreender perfeitamente como funciona o seu cérebro, e com isso desenvolve a capacidade de direcionar o seu pensamento e as suas decisões da maneira que desejar. O resultado disso é uma vida cheia de sucesso, decisões assertivas, missões cumpridas e planos concluídos.

Essa ferramenta também auxilia no desenvolvimento da automotivação. Desse modo, aquele que utiliza a ferramenta do neurocoaching se torna mais flexível e passa a encarar desafios com mais motivação e positividade, e então passa a ver mais as possibilidades, as saídas e é capaz de se organizar e planejar as coisas com mais calma e clareza, possibilitando a tomada de decisões de forma mais plena e tendo persistência suficiente para encarar os desafios e alcançar as metas.

Alguns dos benefícios de se utilizar da técnica do Neurocoaching

Sim, são vários os pontos positivos desse método, seja para a sua vida profissional ou pessoal!

Com certeza você adquirirá novos hábitos, novos comportamentos positivos. Como por exemplo, o seu gosto pelo aprendizado e estará sempre buscando por novas fontes de informação! Você será capaz de desenvolver melhor seus pensamentos, o que o ajudará a avaliar os problemas e te auxiliará na busca por soluções inovadoras e possivelmente mais eficazes.

Isso sem dúvidas reduzirá seu nível de estresse e de ansiedade, já que você será capaz de tirar sempre o positivo de cada situação e lhe proporcionará criatividade para lidar com os obstáculos diários.

O neurocoaching auxilia no desenvolvimento da inteligência emocional, através do qual você aprenderá a potencializar suas emoções, o que resultará em autoconhecimento e automotivação! Isso tudo lhe ajudará a lidar com suas fraquezas, medos e inseguranças.

Essa ferramenta também é eficaz para aqueles que possuem problemas de comunicação, já que ela lhe trará autoconfiança! Além disso tudo, o neurocoaching ainda aumentará a sua produtividade.

Portanto, não restam dúvidas dos inúmeros benefícios que uma só ferramenta poderá te proporcionar, e assim você terá mais qualidade de vida!

>> Se você ainda não trabalha com coaching, descubra se tem vocação para ser coach!

Não dê o peixe, mas ensine o cliente a pescá-lo

Esse processo não é o mesmo que a terapia psicológica em que o objetivo é buscar o controle e a cura por processos inconscientes do passado. Pelo contrário, o neurocoaching procura trabalhar o inconsciente para ajudar o coachee a alterar suas reações atuais e atingir um estado desejado no futuro.

O fundamento do neurocoaching é baseado na ideia de que o profissional de coach não dará as respostas ao seu cliente, mas mostrará como é possível acessá-las quando necessário.

Com isso, o coachee consegue não apenas criar uma “intimidade” maior com a sua capacidade cognitiva e seus conhecimentos, mas também consegue ter mais segurança na hora de responder a diferentes situações de sua vida.

Com perguntas baseadas na neurociência, o coach busca estimular a motivação do seu cliente. Não se trata apenas do lado emocional do coachee, mas também do seu lado racional. Consequentemente, isso proporcionará ao indivíduo aumento do seu poder de automotivação, permitindo que esses benefícios do neurocoaching sejam para toda a vida.

Isso nos proporciona, então, a possibilidade de ter profissionais cada vez mais bem-sucedidos também em suas vidas pessoais, pois a segurança é peça fundamental no crescimento do ser humano em todas as suas esferas.

O que antes era considerado penoso e difícil, passa então a ter soluções claras e práticas, e a grosso modo, é como se uma pessoa com alto grau de miopia recebesse um óculos, e passasse a enxergar perfeitamente as questões relacionadas a sua vida pessoal e profissional.

Para isso, no entanto, é fundamental que você participe de um curso eficiente e devidamente qualificado para desenvolver suas habilidades como Coach.

Na Febracis você encontra a formação que precisa, e com certeza terá as ferramentas necessárias para se tornar uma referência em coaching e neurocoaching e assim você estará pronto para explorar o melhor de si mesmo diante dos desafios diários e alcançará sucesso profissional e uma melhor qualidade de vida!

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento