Como usar a gestão de pessoas para o seu sucesso?

Você tem dificuldade de lidar com pessoas? Como são suas relações dentro do ambiente de trabalho? Cada indivíduo é único, então, quando estamos gerindo essas pessoas devemos ter uma grande capacidade de adaptação. Para isso, é fundamental a Gestão de Pessoas, um conceito ou departamento de uma empresa que administra, atrai, retém e potencializa o capital humano, principal fonte de riqueza das empresas.

Com o passar dos anos, a expansão dos meios de divulgação e os avanços tecnológicos, podemos comparar o mercado com uma selva, onde apenas os mais preparados conseguem ficar no topo da cadeia alimentar. O fato é que isso não é apenas complicado para quem procura um emprego, mas também para quem oferece.

Você também pode gostar: Artigo – Qual o melhor tipo de avaliação de desempenho para gestão de pessoas?

No meio de tanta evolução, as empresas querem o melhor para si, principalmente em termos de colaboradores. Querem mais capacitação, mais eficiência, eficácia e mais qualidade. Por esse motivo, empresas que já tem profissionais qualificados precisam de métodos para reter esses talentos, e é aí que o setor de Gestão de Pessoas entra.

Já é um fato consumado: empresas que sabem gerir corretamente as pessoas costumam ser as mais qualificadas profissionalmente, tendo funcionários motivados e dando o máximo de si para o crescimento da mesma. Para isso, existem alguns pilares de extrema importância dentro da gestão de pessoas, sendo eles:

  • Motivação:

Sem motivação, o funcionário não consegue dar o melhor de si, com isso o trabalho em equipe será afetado e a empresa não conseguirá bater metas com total êxito. Os gestores pessoais deverão saber lidar com isso, aprendendo a motivar de diversas maneiras seus colaboradores, para que assim, eles possam ter maior produtividade.

  • Participação:

É o estímulo do trabalho em equipe, ou seja, ninguém deve ser excluído. Praticar a participação no ambiente de trabalho pode trazer – e geralmente traz – novas ideias para a empresa, ideias essas que contribuem de um modo geral para o crescimento da mesma.

  • Comunicação:

Toda a empresa deve estar integrada. Isso fará com que todo e qualquer problema seja comunicado e resolvido rapidamente. Mas também, fará com que diversos processos sejam agilizados.

  • Capacitação:

Nada mais nada menos do que capacitar o profissional, aprimorando suas habilidades, muito também por meio da motivação. Investir em workshops e palestras ajudará nesse quesito.

  • Equipe:

Desenvolver o trabalho em equipe é importantíssimo. Mas antes, para que esse fator funcione, devemos aplicar todos os outros já citados. Evoluindo o indivíduo teremos resultados claros no meio da equipe.

  • Conhecimento e Competência:

Outro fator que depende do individualismo, mas também da capacitação e dos outros fatores já citados. Um profissional competente terá menor chances de erro, e trabalhará com mais confiança para conseguir bater todas as suas metas. Isso só será possível se o mesmo tiver o conhecimento necessário.

  • Treinamento e Desenvolvimento:

O treinamento é necessário para que os colaboradores possam evoluir dentro da empresa, nos aspectos profissionais e pessoais. Treinar pessoas, deixando-as motivadas e capacitadas fará com que a produtividade tenha um grande aumento. Assim, ver novos projetos e ideias surgindo não será raro, o que levará a empresa a ter um alto nível e desenvolvimento no meio da sociedade.

A gestão de pessoas, assim como todo setor, conta com profissionais que estudam e desenvolvem os melhores métodos para a correta aplicação da mesma. No caso da gestão de pessoas, podemos citar o autor brasileiro Idalberto Chiavenato, que escreveu os famosos livros “Gestão de Pessoas” e “Gerenciando as Pessoas”, livros esses que são constantemente citados em palestras e muito aproveitado em empresas que querem usar a gestão de pessoas em prol do seu desenvolvimento.

Infelizmente, nem toda a empresa sabe encontrar bons profissionais para trabalhar como gerenciador de pessoas, e isso pode acabar sendo um desastre. Como qualquer coisa, mal aplicada ela pode ter efeitos contrários que serão tão ruins ou até piores do que os bons efeitos. A mal gerência das pessoas poderá até levar uma empresa a falência.

De um modo geral, podemos ver a gestão de pessoas como um fator que contribui para outros setores, como a cultura organizacional e o clima organizacional, pois consegue promover e maximizar o melhor da empresa, desde o comportamento de seus funcionários até a reputação dela na sociedade. Gerir pessoas é saber lidar com a empresa como um todo, onde todos os esforços levarão a uma imensa produtividade.

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento