Motivação para vendas: 4 dicas para uma equipe imbatível!

Ajuda

Solicite atendimento

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.


  • CENTRAL 0800 280 3155
  • Belém, PA 91 9 9193 6529
  • Belo Horizonte, MG (31) 2555 5850
  • Boston, MA ️(781) 281-1932
  • Brasília, DF (61) 3013 4450
  • Campina Grande, PB
  • Campinas, SP (19) 99213.3531
  • Campo Grande, MS (67) 98191-5556
  • Curitiba, PR (41) 4101-1037
  • Florianópolis, SC (48) 9 9691.1500
  • Fortaleza, CE (85) 3133 3200
  • Goiânia, GO (62) 3642-2565
  • João Pessoa, PB (83) 99670.4040
  • Juiz de Fora, MG (32) 99975.1003
  • Luanda, AO +244 947617588
  • Maceió, AL (82) 3185-7071
  • Manaus, AM (92) 3307-0480
  • Maringá, PR (44) 3052-0508
  • Natal, RN (84) 4042-2045
  • Niterói, RJ (21) 3952-6100
  • Orlando, FL +1 (321) 417 - 7190
  • Palmas, TO (63) 99937.9125
  • Porto Alegre, RS (51) 3110-5611
  • Porto Velho, RO (69) 3229-6501
  • Recife, PE (81) 4042-2230
  • Ribeirão Preto, SP (16) 4042.1770
  • Rio de Janeiro, RJ (21) 3952-6100
  • Salvador, BA (71) 3106 0101
  • Santo André, SP 13 99793-0080
  • São José dos Campos, SP (12) 3942-3907
  • São Luís, MA (98) 3311-7000
  • São Paulo, SP (11) 4118-2924
  • Teresina, PI (86) 3232-9107
  • Uberlândia, MG (34) 3082-2022
  • Vitória, ES (27) 2142.3692

Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Motivação para vendas: 4 dicas para uma equipe imbatível!

motivação para vendas

Acredite: uma equipe qualificada pode não ser só isso o que uma empresa deve se atentar para promover resultados promissores. Afinal de contas, por meio da motivação para vendas é que as metas são buscadas incansavelmente.

Não apenas isso. Afinal, é uma equipe engajada que proporciona um ambiente produtivo, colaborativo e sempre focado em desenvolver-se continuamente.

Cabe, então, à gestão da empresa com o planejamento estratégico do setor de RH buscar a motivação para vendas. Alternativas que façam as pessoas se sentirem parte do crescimento das organizações onde trabalham e queiram desenvolver-se junto com elas.

É esse o principal mote deste artigo: apresentar para você algumas dicas pontuais — e igualmente essenciais — para gerar mais motivação para vendas e qualificar cada vez mais os seus profissionais.

Boa leitura!

Os benefícios em praticar a motivação para vendas

Que a motivação é um ingrediente indispensável para os resultados da empresa, isso não se discute. Os profissionais felizes produzem mais — e melhor.

Só que essa é só uma das pontas da busca por engajamento das equipes, sejam elas de vendas ou de qualquer outro setor de uma organização.

Abaixo, vamos destacar outros pontos que podem ser benéficos e gerar um desenvolvimento mais sustentável às empresas:

Autoestima dos colaboradores

Incentivos, por parte da empresa, aumentam a autoestima dos seus profissionais. E, consequentemente, promovem a confiança deles.

Isso faz também com que eles se desafiem mais, proponham mais e apresentem uma “insatisfação” maior com os mesmos resultados e processos. Algo que parte, portanto, do estímulo que a gestão dá aos seus colaboradores para crescerem com a empresa.

Mais otimização de tempo

A motivação para vendas faz com que a atenção plena no trabalho seja maior. Os profissionais vão distribuir melhor o  seu tempo produtivo, e trabalhar em soluções que mantenham — ou aumentem — o nível de excelência, mas com menos estresse e obstáculos no caminho.

Vale salientar, ainda, que isso também é um exercício que a gestão da empresa deve buscar e oferecer às suas equipes. Algo que vem por meio da reavaliação dos processos, da busca por investimentos (em tecnologia, por exemplo) e da harmonia no ambiente de trabalho.

Crescimento pessoal

A motivação para vendas faz com que os profissionais do setor também queiram retribuir à empresa. É uma via de duas mãos: o gestor gera os estímulos e eles respondem com resultados e em se qualificar para construir uma carreira produtiva ali dentro.

Melhorias nos relacionamentos interpessoais

Ambientes colaborativos agregam mais, integram e proporcionam rotinas menos atribuladas. A harmonia é um fator determinante para manter a motivação elevada.

Sem falar que isso ajuda a minimizar os conflitos — que são reflexos imediatos de uma gestão pouco estratégica e consequência direta para a alta rotatividade, na empresa, e na falta de resultados positivos.

Clique aqui e saiba mais sobre motivação em vendas, lendo nosso artigo.

Os desafios em manter a motivação elevada

É claro que uma mudança estrutural impacta a rotina e a produção de um empreendimento. No caso da motivação para vendas, isso se evidencia em alguns pontos específicos.

Por exemplo: a resistência que muitos gestores encontram em identificar as melhores soluções para engajar a sua equipe, uma vez que ele tem pouco conhecimento sobre eles.

Como, afinal de contas, propor melhorias se o perfil dos seus colaboradores não está devidamente mapeado? Esse conhecimento é determinante para a elaboração de estratégias que impactem, positivamente, as equipes.

Além disso, os processos de comunicação tendem a ser desafios para a composição de uma estratégia focada em motivação para vendas. Especialmente, quando não há transparência, objetividade e clareza nas informações dispostas.

Pois é comum que a gestão apresente novidades sem, antes, consultar os colaboradores. Ou até mesmo que imponham as mudanças sem explicar os motivos para isso e tampouco os resultados esperados.

Profissionais que ficam “no escuro” têm mais dificuldades para comprar o discurso de sua liderança. O envolvimento deles, por sua vez, é crucial para que o crescimento seja percebido, avaliado e reconhecido por todos.

Quer conhecer todas as técnicas e ferramentas para ser um consultor de vendas de sucesso? Assista ao vídeo:

As 4 dicas para desenvolver mais motivação para vendas

E então, até aqui deu para sentir o quanto um ambiente colaborativo e focado no desenvolvimento dos profissionais pode ser um diferencial e tanto na empresa?

Que tal avaliarmos, agora, algumas alternativas que podem ser seguidas e implementadas, internamente, visando o aumento de motivação para vendas nas suas equipes?

1- Reconheça mais os esforços e as conquistas

Líderes que ouvem, são receptivos e, principalmente, sabem reconhecer os esforços e as conquistas de suas equipes têm muito mais chances de engajar a motivação dos colaboradores.

Afinal de contas, são essas celebrações que aumentam a confiança deles, que incentivam a busca por resultados e agregam mais disposição para alcançar novas conquistas.

As gratificações — se possível — também podem variar, indo desde uma cultura de feedbacks que premia os seus talentos internos a pequenas competições que ajudam a aumentar o engajamento dos profissionais.

2- Eventos de integração

Pode ser um happy hour, uma festa interna ou mesmo grandes confraternizações: os eventos corporativos contribuem com a sociabilidade de todos e também serve como recompensa para os momentos de elevado estresse e produtividade da equipe.

Esse clima de integração e entrosamento também ajuda no dia a dia. Afinal de contas, a socialização é um elemento que gera empatia e faz com que as pessoas enxerguem melhor os desafios e dificuldades que as outras equipes enfrentam.

Consequentemente, pode-se gerar mais motivação para vendas a partir do engajamento coletivo e dessa percepção mais humanizada do que o colega enfrenta por resultados.

3- Treinamentos

A capacitação é uma maneira pontual e efetiva de qualificar gradualmente a sua equipe e, ainda, agregar mais conhecimentos a cada um deles.

É aquilo que já havíamos destacado para promover uma retribuição natural e genuína dos seus vendedores: ao verem o incentivo e investimento nas suas capacidades, ele vai devolver em resultados e na construção de uma carreira ali, servindo como ferramenta de retenção dos seus talentos.

4- Cultura de avaliações de desempenho e planos de carreira

Por fim, vale apontar uma questão complementar: a avaliação de desempenho periódica, e o plano de carreira para os talentos da empresa.

O primeiro ponto ajuda na construção de uma equipe coesa e focada em resultados, à medida que o segundo aspecto contribui para a ambição e gana em almejar um lugar de destaque, na organização, em curto, médio ou longo prazo.

Tudo varia, é claro, do mapeamento que a empresa faz para identificar as melhores condições a serem propostas. Quando os profissionais percebem que existe um espaço para o seu crescimento, e que isso faz parte do planejamento da empresa, a sua receptividade é maior e ele vai se esforçar gradativamente para alcançar os seus objetivos.

Sem falar que isso cria uma percepção de marca invejável para o seu negócio. Mais profissionais vão se interessar pela empresa, e vão se ofertar para trabalhar com vocês, o que é um diferencial e tanto na atração de novos talentos.

E, agora que você já conhece os principais segredos que permeiam o aumento da motivação para vendas na sua empresa, conheça também o curso Business High Performance da Febracis!

Nele, você vai aprender como aplicar conceitos modernos corporativos cujo foco é a lapidação da sua liderança, bem como uma atenção dedicada à gestão e negociação. Tudo, para você obter o melhor da sua equipe. Até lá!

Deixe seu Comentário

Veja outras notícias sobre a Febracis