Minha principal estratégia para o sucesso é…

Hoje vou falar com vocês sobre algo que pode mudar o seu futuro! Entretanto, antes de qualquer coisa, responda a essas perguntas: que tipo de vida você está vivendo? Uma vida abundante ou mediana?

A vida na média não é nem muito boa, nem muito ruim: ela é morna. Se essa for a sua resposta, saiba que isso não é um bom sinal, já que uma vida morna coloca as pessoas em uma zona de conforto que aprisiona e limita. Imagino que você não fique satisfeito com algo medíocre e queira uma experiência abundante, maravilhosa e diferenciada, não é mesmo?!

Muitos têm espalhado o mito de que as metas e objetivos estressam as pessoas, o que não é uma verdade absoluta. As metas podem causar estresse sim, mas apenas se as mesmas não forem projetadas com método, ferramentas e conceitos. Se você tem uma conduta, uma estrada segura para seguir, as metas não causarão qualquer tipo de estresse.

É disso que vamos falar hoje. Vou ensinar para vocês a minha estratégia de sucesso. Eu era pobre, vivia e me alimentava de favor na casa dos outros, não tinha dinheiro para comprar roupa. Eu superei todas essas adversidades e hoje vou mostrar para vocês como consegui dar a volta por cima e conquistar uma vida plena!

Eu criei uma ferramenta que chamo de “Matriz de Plenitude”. Veja como é a Matriz:

Todas as pessoas se enquadram em algum desses perfis de comportamento: parasita, autofagismo, hospedeiro e plenitude. Essa definição é importante e serve como um diagnóstico sobre como está a sua vida e como você a tem vivido. A partir disso, você conseguirá compreender seus sucessos e fracassos, conquistas e derrotas.

Quais são os padrões de comportamento?

Para nos situarmos, vamos compreender melhor cada um desses padrões de comportamento:

  • Parasita:

Na natureza, o parasita é aquele que entra em uma árvore e suga toda a seiva, matando-a. Há também aquele parasita chamado berne, que coloca seus ovos na pele do boi, os quais comem a sua carne, matando-o. Ou seja, apenas o parasita se beneficia das situações nas quais ele se envolve.

Da mesma forma, há pessoas que são consideradas parasitas. São aquelas que se preocupam muito com o seu crescimento financeiro, sua saúde, diversão e passatempos. Desejam crescer muito mais do que contribuir, ajudar e servir. Preocupam-se mais com festas e bebidas, do que em ser pais atenciosos; importam-se mais em ganhar dinheiro, do que manter relacionamentos saudáveis e alegres; focam-se muito mais em si do que em todos ao seu redor.

  • Hospedeiro:

O segundo padrão é o hospedeiro, representado pelo boi que citamos no exemplo anterior. Muitos indivíduos permitem que um parasita se aproxime e os consumam, que suguem suas emoções, dinheiro, amor e tempo sem colaborar com nada, sem dar nada em troca. O hospedeiro permite que essa situação persista, deixando-se levar.

  • Autofagismo

O autofagismo configura o comportamento daquela pessoa que nem busca crescer, nem busca contribuir. Não estuda para crescer, não investe em sua carreira, não cuida da saúde, é presente na família. Ou seja, ele não faz nada, apenas sobrevive.

  • Plenitude

A plenitude é a minha estratégia de sucesso, pois ela representa crescimento. A plenitude está presente na vida daqueles que se exercitam, alimentam-se bem, estudam, prosperam, leem, trabalham. Mais do que isso, ajudam pessoas, são preocupadas com a família e amigos, contribuem com os demais. Ou seja, a plenitude está em contribuir e servir, mas, ao mesmo tempo, crescer e realizar os sonhos.

Assim, a verdadeira receita do sucesso está em viver na plenitude.

Como me situo em cada um desse padrões de comportamento?

Para saber qual é a sua situação e em qual padrão de comportamento você se enquadra atualmente, considere que a matriz possui dois pilares: pilar do crescer e pilar do contribuir.

Para quantificar o seu pilar do crescer, responda as perguntas abaixo:

  • Você recebe mais dinheiro esse ano do que no ano passado?
  • Você melhorou seus relacionamentos, com familiares e amigos?
  • Você tem conquistado novos relacionamentos de qualidade?
  • Você foi promovido no cargo e salário, ou sua empresa cresceu?
  • Você está mais forte e feliz emocionalmente?
  • Sua vida melhorou?

A partir das suas respostas, defina uma nota média que você dá para o quesito “crescimento”. Depois de definida a nota, quantifique o seu pilar do contribuir. Para fazer isso, responda as perguntas abaixo:

  • O quanto o mundo é um lugar melhor porque você existe?
  • O quanto a sua casa é um lugar melhor porque você existe?
  • O quanto você tem contribuído com crianças carentes, idosos, pessoas abandonadas?
  • O quanto você tem contribuído nas enchentes, terremotos, no dia a dia?
  • Quem foram os indivíduos que tiveram as vidas impactadas positivamente por sua causa?
  • O quanto você tem colaborado financeiramente com a sua casa?
  • O quanto você contribui nas tarefas domésticas? Divide as atividades entre todos os moradores?
  • O quanto você fez pelos outros sem pedir nada em troca?

A partir das suas respostas, defina uma nota média que você dá para o quesito “contribuição”.

Digamos que a nota que você deu nessa autoavaliação tenha sido 9, para os dois quesitos. Se esse for o caso, a Matriz da Plenitude indicará que você se enquadra no padrão de comportamento da plenitude:

Vamos analisar outro exemplo. Digamos que um indivíduo não tenha nem contribuído, nem crescido muito, alcançando a nota 4 em ambos aspectos. Perceba que essa pessoa se enquadrará no autofagismo, resultado de uma vida miserável, de alguém que apenas sobrevive:

Há também aquele que contribui, ajuda e se preocupa com os outros (nota 9), mas não cuida de si mesmo, não cresce (nota 4). Essa pessoa vive o papel de um hospedeiro. Quem é hospedeiro, não consegue alcançar o sucesso, já que o problema não são os outros, mas o próprio indivíduo que não se respeita, não cuida de si, não se ama:

Há, por fim, outro padrão de pessoas. Aquelas que cuidam de si, viajam, tem boa saúde, trabalham. Ou seja, são nota 10 no quesito “crescimento”. Por outro lado, quando chegam em casa do trabalho, dão o mínimo necessário para a família e aos afazeres domésticos, quando está na rua dificulta a vida dos demais e não tem paciência no trânsito: preocupa-se apenas consigo mesmo. A nota no quesito “contribuição” é 3. Veja que essa pessoa é classificada como um parasita. Ou seja, é um pai que, se for embora, não fará falta aos filhos; um funcionário que, se sair da empresa, ninguém sentirá falta; uma esposa que, em caso de separação, representará um alívio para o marido:

É só o Paulo Vieira que indica essa receita para o sucesso?

Não! Diversos outros especialistas seguem a mesma fórmula. Segundo Daniel Goleman, por exemplo, a inteligência emocional está baseada em dois grandes pilares:

  1. Competência emocional social: contribuir com aspecto social, amar e ajudar o próximo.
  2. Competência emocional pessoal: contribuir consigo mesmo, tomar decisões boas em seu próprio favor, amar-se a sim mesmo.

Daniel Goleman confirma essa Matriz da Plenitude, que diz que o sucesso se deve à sua capacidade de crescer em todas as áreas e contribuir com os demais.

Não sou apenas eu e Daniel Goleman, o pai da inteligência emocional, que afirmam isso. Jesus Cristo disse: amai ao próximo (contribua) como a ti mesmo (cresça). Por esse motivo, não se esqueça que o segredo do sucesso é conseguir ter competência emocional social e pessoal, a fim de alcançar a plenitude e viver uma vida que valha a pena.

Qual é o desafio?

Faço uma provocação para que você faça uma autoanalise e descubra qual é o seu padrão de comportamento. A partir disso, cabe a você definir se é assim que quer continuar vivendo ou se é necessária uma mudança. Não se esqueça de crescer sempre, já que se você não crescer, não poderá contribuir. O desafio é, portanto, conhecer-se e tomar iniciativa com coragem para transformar sua vida.

Qual é a estratégia para vencer esse desafio?

Se você aceita o desafio para transformar-se em uma pessoa melhor, siga uma estratégia que irá impactar vidas. Essa estratégia irá impactar a sua vida e a vida dos outros! Veja quais são os passos para alcançar o sucesso:

  1. Seja exclusivo e diferente: Faça aquilo que os outros não estão fazendo! Se você é médico, por exemplo, pode estar habituado a fazer uma consulta fria e rápida, dar um diagnóstico superficial explicar o mínimo possível aos pacientes. Faça diferente! Converse com o paciente, compreenda o histórico do mesmo, olhe nos olhos e faça com que ele saia seguro com o receituário. Com isso você fica satisfeito com a segurança de que fez o seu melhor, e o paciente sai contente com a segurança de que foi atendido por um profissional competente. Não é muito melhor dessa forma?! Saia dos padrões e seja uma pessoa melhor!
  2. Cause um impacto positivo: Cause um grande impacto positivo na vida das pessoas que entram em contato com você. Entregue para o seu cliente coisas com conteúdo e forma que de fato causem um excelente resultado para ele.
  3. Atinja o maior número de pessoas possível: Espalhe tudo o que você possui de exclusivo e diferente, que cause um impacto positivo, ao maior número de pessoas! Com isso, você conseguirá atingir outros indivíduos que poderão o seguir pelo exemplo. Pouco a pouco, você se tornará alguém que contribui de maneira muito positiva no mundo!
  4. Promova mudanças duradouras: É importante que as suas mudanças sejam consistentes, enraizadas em uma base forte para que sejam duradouras. Para isso, é preciso mudar com consistência e conhecimento, de forma inteligente. Para que você promova uma mudança duradoura, procure o Método CIS, que irá lhe auxiliar a desenvolver uma base sólida e a mudar paradigmas. Somos especialistas nisso e temos certeza de que os resultados serão incríveis!

Se você percebe que a sua vida não está da forma como você gostaria que estivesse, é possível que você esteja com um comportamento parasita, hospedeiro ou autofagista. Quem vive na plenitude, vive intensamente: aproveita ao máximo cada segundo para ser uma pessoa melhor e crescer! Ter sucesso, a partir do crescimento pessoal e contribuindo para um mundo melhor, está nas suas mãos!

Se a sua vida ainda não estiver caminhando dessa forma, participar do Método CIS, o maior treinamento de inteligência emocional da América Latina, já é o primeiro passo para a verdadeira mudança de vida que você pode estar buscando.

Através de conhecimentos, técnicas e ferramentas cientificamente comprovadas, o Método CIS, criado pelo Master Coach Paulo Vieira, é o treinamento que já impactou mais de 300 mil vidas e negócios ao redor do mundo. E a próxima pessoa transformada pode ser você!

Para entender um pouco mais sobre o curso, clique no link abaixo e surpreenda-se.

QUERO DESCOBRIR COMO FUNCIONA O MÉTODO CIS

Faça a diferença e assuma a condução da sua própria vida!

Um grande abraço,

Paulo Vieira

Gostou desse tema? O Master Coach Paulo Vieira tem muito mais a te dizer no vídeo abaixo:

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento