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Importância do marketing pessoal para o trabalhador autônomo

marketing pessoal

Construir uma marca pessoal é imprescindível para se destacar no mercado, conquistar relevância profissional e abrir portas. Nesse sentido, o Marketing Pessoal para autônomos é uma das maneiras mais eficientes de se conectar a novos clientes e conquistar o seu espaço.

Neste post, vamos mostrar como se beneficiar do Marketing Pessoal. Acompanhe!

O que é Marketing Pessoal?

O Marketing Pessoal é um conjunto de estratégias que os autônomos, freelancers e até trabalhadores CLT podem usar para se promover. Ele ajuda a consolidar uma imagem profissional melhor e abrir portas para mais trabalhos.

A maioria dos autônomos são uma empresa de uma pessoa só. Em geral, eles acumulam tantas responsabilidades que acabam se esquecendo de investir em autopromoção — e isso é um erro.

Não importa quantas habilidades técnicas e conhecimentos você tenha em sua área: se ninguém ficar sabendo disso, os resultados obtidos estarão sempre abaixo das expectativas.

Assim como grandes marcas investem parte de seus recursos para se tornarem conhecidas, o mesmo deve ser feito pelo profissional independente. A diferença é que, em vez de concentrar-se em vender um produto ou serviço, nas estratégias de Marketing Pessoal o foco é a sua própria imagem.

Trazer atenção para aquilo que faz, como faz e para quem faz, é o goal dessa técnica de promoção pessoal — e há muitas vantagens para aqueles que escolhem apostar nela.

Trabalhar a sua imagem lhe colocará em uma posição de destaque em relação a outras pessoas que prestam os mesmos serviços que você. Quanto mais investir na construção de uma reputação, mais será percebido pelo mercado como o talento que faltava para que um projeto seja feito com qualidade.

É importante notar que Marketing Pessoal não é um truque de mágica ou um motivo para mentir sobre quem você é. Trata-se de uma preocupação constante na construção de uma figura respeitável em sua área e que corresponde ao que, de fato, você entrega para seus clientes e parceiros.

Por que investir em Marketing Pessoal?

Curioso para entender quais são os benefícios diretos do Marketing Pessoal na carreira dos autônomos? A lista abaixo lhe dará uma ideia do que pode conquistar com essa estratégia. Confira!

Exponha seu trabalho

Tudo de que um autônomo precisa para chegar a novos clientes é de mais exposição. Somado a um bom trabalho, isso é o que criará um fluxo de caixa estável para o seu pequeno negócio e permitirá que você continue sendo seu próprio patrão.

Uma das maiores dificuldades que os freelancers e autônomos encontram, no entanto, é entender como se destacar dos demais. O Marketing Pessoal é uma ferramenta para ajudar nisso. Ter uma marca, produzir conteúdo e ser notado por empresas e pessoas que podem oferecer oportunidades é a melhor maneira de se estabilizar nesse tipo de carreira.

Tenha mais foco na carreira

Quem se dedica a fazer Marketing Pessoal passa a se conhecer mais — mesmo porque é necessário chegar a uma proposição de valor para entender como promover a sua carreira.

Conforme dá os primeiros passos por esse caminho, uma pessoa aprende bastante sobre o que quer para o futuro e como chegar lá.

Se abra para novas possibilidades

Talvez você já tenha uma base estável de clientes e esteja satisfeito com ela. Entretanto, investir em Marketing Pessoal pode dar a você um plano B. Os contatos que fará durante essa jornada permitirão expandir a sua atuação profissional, encontrar novas oportunidades de negócio e melhorar a cada dia.

Como fazer Marketing Pessoal para autônomos?

Agora que já conhece os principais benefícios do Marketing Pessoal para autônomos, que tal entender como começar a fazê-lo agora mesmo? Confira os princípios, segredos e dicas que levarão você ao sucesso!

Descubra quem você é

Ao começar a construir uma marca, a primeira coisa que um designer pergunta para o cliente é qual a missão, a visão e os valores da empresa. Essas três palavrinhas podem dizer muito sobre a sua atuação profissional e apresentam perguntas essenciais para um bom Marketing Pessoal.

Construir uma marca própria exigirá que você aponte o que quer fazer, onde quer chegar e como fará isso. Esses devem ser os princípios da sua autopromoção e precisam estar evidentes em todas as peças de conteúdo que produz, no seu portfólio e na maneira como se comunica com clientes.

São eles que vão deixar claros os seus diferenciais competitivos e o que pode entregar para quem escolhe trabalhar com você.

Entenda aquilo que oferece

O segredo de todo Marketing Pessoal que dá certo é ter clareza sobre a oferta que é feita. Digamos que você preste serviços de Social Media: quais são os benefícios de contratá-lo em detrimento de outro profissional?

Ao responder essa questão, estará identificando as suas forças. Que desafios enfrenta para cumprir seu trabalho? Em que pontos poderia melhorar? Essas são as suas fraquezas.

Destacar as suas forças e agir para superar as fraquezas é um trabalho constante, que lhe fará entender exatamente o que oferece aos clientes e mostrará o que deve guiar seu Marketing Pessoal: aquelas características que lhe são únicas.

Defina um posicionamento

Já que Marketing Pessoal para autônomos é construir uma marca para si, precisamos estabelecer um posicionamento a fim de identificar que veículos podem promovê-la melhor.

É esse posicionamento que indicará, por exemplo, o público-alvo que deve ser atingido para ampliar a sua clientela, e também orientará as mensagens que precisará transmitir em seu Marketing Pessoal.

Crie uma estratégia

Por último, uma estratégia é fundamental. Sabendo seu posicionamento, o que oferece e quem é, é hora de traçar uma jornada para expor o seu trabalho por aí. Que lugares o seu público-alvo frequenta? Como você pode aparecer mais ali?

Se há uma rede social específica que é mais utilizada pelos seus clientes em potencial, é nela que deve se concentrar, por meio da produção de conteúdo. Caso exista um evento na sua área em que todos os bons profissionais se apresentam, você deve almejar um lugar de destaque por lá.

Toda estratégia tem metas, objetivos e é construída em cima de um plano. É hora de criar o seu!

Como a internet vai ajudar você a fazer Marketing Pessoal?

internet e marketing pessoal

Quer construir uma marca forte na web? Uma boa ideia é começar por redes sociais como o Facebook e o LinkedIn. Afinal, essas redes foram criadas para conectar pessoas, profissionais e empresas. Elas oferecem a chance de ampliar seu networking e construir uma boa reputação na internet.

Confira algumas dicas para um bom Marketing Pessoal para autônomos nos sites de relacionamento!

Concentre-se em melhorar o seu perfil

Um perfil atraente vai fazer toda a diferença para chamar a atenção das pessoas para o seu conteúdo. Por isso, utilize as ferramentas que essas redes disponibilizam para construir uma página que chama a atenção.

Preencha todos os campos do seu perfil, escolha uma boa foto e coloque uma imagem de capa que tenha a ver com o seu trabalho. Pense nessa área dos sites como o seu cartão de visitas virtual.

Conecte-se com aqueles que farão a diferença

Utilizar as redes para manter contato com aqueles que já trabalharam com você é uma ótima ideia. Eles podem oferecer opiniões sobre as suas competências e recomendá-lo a terceiros.

Comece por pessoas que estudaram com você há alguns anos, professores, profissionais que acompanha. Concentre-se também em se conectar com pessoas em sua área ou na sua região. Elas podem construir pontes que trarão novos clientes para o seu portfólio.

Publique com mais frequência

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia para acelerar o Marketing Pessoal. Por isso, não deixe de usar os canais de publicação desses sites. Eles vão levar os seus textos para profissionais de todo o mundo e servirão como exemplos da sua qualificação profissional.

Fale sobre aquilo que entende e ofereça insights que outros ainda não abordaram. Essa é a maneira mais fácil de tornar a sua marca conhecida na internet.

Siga os conteúdos de que mais gosta

Conectar-se exige um esforço mútuo, mas graças às redes sociais podemos acompanhar conteúdo daqueles que admiramos e aprender com eles. Não será possível fazer isso se você não começar a seguir algumas pessoas.

Procure sobre assuntos que despertam seu interesse e passe a acompanhar as publicações de outros. Eles mostrarão o que está em alta no mercado e como competidores fazem para se promover.

Quem sabe você não recebe uns followbacks? Eles serão fundamentais para atingir uma audiência maior!

Um bom Marketing Pessoal é customizado para ir ao encontro do que seus prospects procuram. Não há uma fórmula certa de fazê-lo, mas uma porção de estratégias que, por tentativa e erro, ajudarão você a conseguir mais clientes e exposição para o seu trabalho.

Concentrar-se em redes profissionais, como o LinkedIn pode ser a chave para novas oportunidades e permitirá tornar o seu trabalho mais relevante. Apostar na internet para conseguir melhores resultados com Marketing Pessoal é uma maneira de gastar pouco e conquistar muito.

Pronto para alavancar a sua carreira com essas dicas? Acesse gratuitamente o kit que vai ajudá-lo a fazer Marketing Pessoal para autônomos no LinkedIn!

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