Inteligência Emocional, será que eu tenho?

Você já sabe o que é inteligência emocional?

Primeiro, é necessário desmistificar este conceito. O senso comum afirma que a Inteligência Emocional se trata apenas de autocontrole! Mas não se engane, seu conceito vai muito além disso.

Daniel Goleman, pai da Inteligência Emocional (IE), já dizia que autocontrole é apenas uma parte da IE: é apenas 1/18 da divisão maior.

Então, se você quer entender um pouco sobre a Inteligência Emocional e saber como a desenvolver, esse texto foi feito para você!

Você sabe o que é a Inteligência Emocional?

A Inteligência Emocional é composta por dois grandes pilares:

1º Pilar: Competências Emocionais Pessoais

Esse primeiro pilar se traduz na forma como você se conecta com você mesmo, as emoções que você traz dentro de você. E tenha sempre em mente: cada emoção gera um comportamento, uma atitude diferente.

As pessoas que possuem competências emocionais pessoais conseguem se conectar consigo mesma e extrair o melhor delas em qualquer situação, seja um momento de desafio ou de prazer, seja uma situação positiva ou negativa. Ou seja, elas sabem sempre absorver o melhor de cada momento.

Uma pessoa dotada de uma IE bem desenvolvida, por exemplo, sabe o que precisa ser feito, no desafio ou na dor. Diferentemente de uma pessoa que não possui esse controle e que fraqueja, cai em um momento de dor, não sabe ser empática, não sabe lutar, não sabe se superar.

2º Pilar: Competências Emocionais Sociais:

Esse pilar representa a capacidade de se conectar com um terceiro, com os outros, e conseguir absorver o melhor de cada relação. Não importa se é em um momento de diversão, de festa, ou uma situação adversa, de dor.

É, por exemplo, quando você está no trabalho e consegue se conectar positivamente com sua equipe e a equipe com você, e com isso cada um retira o melhor dessa relação em prol de algo maior, de um trabalho bem feito, produtivo e equilibrado.

Com isso, as pessoas aprendem a respeitar, a escutar e a se comunicar com o outro, a valorizar muito mais o outro.

Por que a Inteligência Emocional é importante?

Quando você vê uma pessoa que tem pós-graduação, mestrado, doutorado, fala três línguas, curso de extensão, talvez você pense que essa pessoa possui muito conhecimento e muita racionalidade.

Mas, será que isso é suficiente para ele alcançar o sucesso? Será que para o sucesso só importa o currículo? A quantidade de cursos?

Por mais que o estudo e as certificações sejam importantes, elas não são tudo!

O sucesso depende muito mais do nível de Inteligência Emocional dessa pessoa, Isso porque ela pode ter todo o conhecimento do mundo, mas se ela não souber tirar o melhor dele, ela não vai prosperar!

Se alguém possui um currículo desses, e é arrogante, prepotente, vaidoso, não se conecta as pessoas, não é ousada, não é intrépida, não é empática, não prosperará. Afinal de contas, do que adianta ter tanto conhecimento sem conseguir colocar isso para fora?

Da mesma forma, uma pessoa que, quando se conecta com os outros, briga, trata mal, se isola, não respeita, não compreende as emoções do próximo, é egoísta… Você acha que alguém assim é capaz de prosperar?

A importância de ter racionalidade e Inteligência Emocional

Veja que a racionalidade não é suficiente para atingir o sucesso, se você não conseguir lidar com as suas emoções de forma positiva, de forma a aproveitá-las em seu favor e atingir suas metas, realizar seus sonhos.

Você sabia que o nosso cérebro possui dois hemisférios? Um é o da razão, e o outro da emoção.

Segundo o Master Coach Paulo Vieira: “Nós usamos essa divisão entre lado racional e lado emocional como uma metáfora, dando ao hemisfério esquerdo a percepção racional, lógica, matemática e analítica do mundo, e ao hemisfério direito a estrutura emocional, que contém as emoções, a intuição, a subjetividade e a criatividade”.

Os dois hemisférios são importantes e precisam ser trabalhados: se cada um não tivesse sua importância, não existiria essa divisão, não é mesmo?!

E, então, você tem razão, tem inteligência, mas não vê os resultados? Esse é um sinal de que você precisa, urgentemente, trabalhar a sua Inteligência Emocional!

Sabe como você pode trabalhar suas emoções? Vamos te contar!

Como desenvolver minha Inteligência Emocional?

Sim, a Inteligência Emocional pode ser acordada, trabalhada e melhorada. Para isso, basta que você comece a agir, analisando suas condutas e alterando seus hábitos, pensamentos e comportamentos.

Se você quer desenvolver sua Inteligência Emocional para conquistar o sucesso real e atingir suas metas, a nossa dica é o Método CIS, o maior treinamento de Inteligência Emocional do Mundo.

Esse método foi criado pelo PhD e Master Coach Paulo Vieira, e é totalmente baseado em técnicas comprovadas cientificamente, que vai ajudá-lo a eliminar obstáculos emocionais permitindo que você alcance seus objetivos.

É um treinamento com ferramentas de coaching, onde você não vai apenas aprender o que é a Inteligência Emocional, mas vai vivenciá-la, adquiri-la e conquistá-la! Com isso você vai perceber como seus sonhos são muito mais fáceis e possíveis do que imaginava, e terá motivação para realizá-los!

O Método CIS trabalha todas as áreas da sua vida ao mesmo tempo, permitindo que você tenha acesso a técnicas para melhorar seu dia, elevar sua produtividade no trabalho, aprimorar o diálogo em casa, com a sua esposa ou com seus filhos, e também no trabalho, com seus colegas e seus subordinados.

Portanto, se você quer adquirir a Inteligência Emocional a curto prazo, faça já o Método CIS e veja como sua vida pode mudar através da Inteligência Emocional.

Percebeu que a Inteligência Emocional vai muito além de ter autocontrole? Ela envolve também competências pessoais e sociais!

Então, para que você desenvolva essas características, o ponto chave é dedicar um tempo ao que realmente importa: você!

Gostou do Conteúdo?

Assista ao primeiro episódio da série Inteligência Emocional:

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento