Manual da ética profissional: tudo que você precisa saber sobre o assunto

Ajuda

Solicite atendimento

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.


  • CENTRAL 0800 280 3155
  • Belém, PA 91 9 9193 6529
  • Belo Horizonte, MG (31) 2555 5850
  • Boston, MA ️(781) 281-1932
  • Brasília, DF (61) 3013 4450
  • Campina Grande, PB
  • Campinas, SP (19) 99213.3531
  • Campo Grande, MS (67) 98191-5556
  • Curitiba, PR (41) 4101-1037
  • Florianópolis, SC (48) 9 9691.1500
  • Fortaleza, CE (85) 3133 3200
  • Goiânia, GO (62) 3642-2565
  • João Pessoa, PB (83) 99670.4040
  • Juiz de Fora, MG (32) 99975.1003
  • Luanda, AO +244 947617588
  • Maceió, AL (82) 3185-7071
  • Manaus, AM (92) 3307-0480
  • Maringá, PR (44) 3052-0508
  • Natal, RN (84) 4042-2045
  • Niterói, RJ (21) 3952-6100
  • Orlando, FL +1 (321) 417 - 7190
  • Palmas, TO (63) 99937.9125
  • Porto Alegre, RS (51) 3110-5611
  • Porto Velho, RO (69) 3229-6501
  • Recife, PE (81) 4042-2230
  • Ribeirão Preto, SP (16) 4042.1770
  • Rio de Janeiro, RJ (21) 3952-6100
  • Salvador, BA (71) 3106 0101
  • Santo André, SP 13 99793-0080
  • São José dos Campos, SP (12) 3942-3907
  • São Luís, MA (98) 3311-7000
  • São Paulo, SP (11) 4118-2924
  • Teresina, PI (86) 3232-9107
  • Uberlândia, MG (34) 3082-2022
  • Vitória, ES (27) 2142.3692

Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Manual da ética profissional: tudo que você precisa saber sobre o assunto

 

ética profissional

Ética profissional: se você ainda não ouviu falar sobre isso, na sua empresa, tem algo errado.

Em primeiro lugar, porque as bases de uma postura ética devem ser constantemente reforçadas não apenas pelos colaboradores, mas pelo seu setor de Recursos Humanos.

Em segundo lugar, porque a ética profissional é o resultado de um conjunto de aspectos morais e comportamentos pré-definidos que agregam muito — tanto ao desenvolvimento da organização quanto do indivíduo.

Vale, inclusive, observar que muitas das qualidades que pessoas de sucesso têm, em comum, os valores éticos.

Que tal acompanhar, então, este manual da ética profissional para inteirar-se sobre tudo o que você precisa saber sobre o assunto? Boa leitura!

O que é ética?

Antes de abordarmos o tema, diretamente, vamos à concepção de ética, cuja palavra tem origem no significado grego de caráter — éthos, e que significa a propriedade do caráter.

Nesse contexto, a propriedade e o caráter estão associados aos padrões convencionais da sociedade, mas também intrínsecos no cuidado em não prejudicar o próximo.

Portanto, sua percepção pode variar com a de outra pessoa, dentro de determinados valores pessoais, mas a ética tem uma raiz mais abrangente, que acomoda a todas as visões.

E a ética profissional?

Aplicando a ideia acima ao ambiente corporativo, temos a ética profissional como uma pauta de tudo aquilo (pensamentos, comportamentos e atitudes) que podem ferir o bom convívio.

Acontece que são situações que acabam mais banalizadas do que muita gente imagina. Em busca de alcançar seus objetivos profissionais, por exemplo, as pessoas tendem a flexionar a ética — sendo que se trata de um conjunto de valores inflexíveis. Entre outros exemplos que podem prejudicar os valores morais e éticos dentro da empresa.

Quais são as vantagens em estimular a ética profissional?

Quando o RH da empresa, a gestão e os colaboradores olham os seus propósitos na mesma direção, a ética profissional agrega uma série de benefícios na rotina produtiva. Entre os principais, destacamos os seguintes

–  mais facilidade na construção e manutenção dos relacionamentos interpessoais;

– mais motivação interna para o desenvolvimento — individual e coletivo;

–  aprimoramento da comunicação interna e externa da empresa, na qual todos os valores são facilmente expressos, absorvidos e transmitidos;

– contínuo exercício do autoconhecimento;

– respeito coletivo;

– valorização dos pilares institucionais da empresa, contribuindo com a retenção e a atração de novos talentos.

Vale perceber que são benefícios que se colhem tanto em uma escala individual quanto coletiva, e para o colaborador e a empresa também.

Pois então, vamos avaliar quais atitudes o nosso manual da ética profissional estão reunidas, logo abaixo, para você se inspirar em replicá-las no seu dia a dia?

Quais posturas podem promover a ética profissional?

Quer aumentar o seu autoconhecimento e influenciar as pessoas a terem mais ética profissional? Essas são as atitudes que mais contribuem com a promoção de um ambiente justo e moral:

Honestidade

Tenha a sinceridade inserida no seu vocabulário diário. Por meio dela, você exprime os seus pensamentos com clareza e imparcialidade, sem visar o prejuízo aos outros.

Autoconhecimento

Ao assumir um compromisso que você não vai dar conta, você não está agindo de maneira ética.

Afinal de contas, sua possível falta de entrega vai se revelar uma falha grave na relação com quem você assumiu a responsabilidade.

Portanto, o autoconhecimento é, sim, uma forma de manter a ética profissional em dia.

Humildade

Arrogância não combina com ética profissional. Por sua vez, pessoas humildes agregam mais, no ambiente de trabalho, não debocham dos outros e sabem ouvir e transmitir críticas e sugestões sem ofender os outros.

Educação

Respeito, acima de tudo. Entenda e compreenda as diferenças entre as pessoas — e em todos os níveis, dos morais aos pessoais e de acordo com as escolhas de vida de cada um.

Isso significa que você também não perde a calma, age com razão antes de se prender a alguma emoção para tomar decisões e que a sua opinião é bem-vinda e respeitada.

Privacidade

Pessoas bisbilhoteiras, que falam de outras pessoas quando não estão presentes e mexem na propriedade alheia não respeitam a privacidade.

E isso não é nem um pouco ético. Aprenda a respeitar o espaço do próximo, para evitar conflitos internos que apenas minam a confiança, harmonia e produtividade da equipe.

Responsabilidade

Falamos disso, em um exemplo anterior: tenha a responsabilidade para assumir somente aquilo que você tem a certeza de que vai dar conta.

Não é nem um pouco errado, inclusive, também ter humildade para compartilhar essa responsabilidade com outras pessoas — se possível. Assim, você também estabelece novos patamares de um espaço colaborativo e em que todos crescem juntos dentro da empresa.

Reconhecimento

Nada de egoísmo, falsidade e descrença. Quem carrega os valores de ética profissional no seu dia a dia sabe reconhecer, e enaltecer, os méritos dos colegas. Mesmo que isso signifique que o seu trabalho não foi reconhecido de imediato. Afinal de contas, todos devem ter a oportunidade de crescimento.

Autocrítica

Por fim, a ética profissional também estabelece um paralelo interessante com aquilo que tendemos a fazer: culpar os outros pelos nossos insucessos.

E isso pode ser uma poderosa arma contra a motivação na empresa, tendo em vista que a pessoa não fez aquilo que deveria ter feito desde o princípio: ter autocrítica.

Com ela, você aprende mais sobre os motivos pelos quais um resultado desejado não foi alcançado. E permite que você trabalhe, cada vez mais, para reforçar esses pontos de melhoria.

Quais atitudes antiéticas devem ser evitadas?

Por fim, vamos falar de quais atitudes devem ser evitadas, se você pretende garantir mais ética profissional em suas atitudes.

Perceba que algumas delas já foram destacadas, previamente, mas vale reforçá-las para que passem bem longe dos seus hábitos cotidianos. São elas:

–   falta de pontualidade;

–  apresentação inadequada e fora dos valores de sua empresa;

– posturas e atitudes de brincadeiras com os colegas de trabalho;

–  falta de respeito com o próximo;

– fofocas — tenham elas um fundo de verdade ou não;

– mentiras, sejam elas para se preservar ou a outra pessoa, e também aquelas com a intenção de prejudicar um ou mais colegas;

– todo tipo e forma de assédio;

–  desequilíbrio emocional

– intimidades excessivas e não permitidas pelos outros.

Tudo isso está intimamente ligado a um conjunto de pensamentos, ações e comportamentos que se refletem no profissional de sucesso que você é e pode ser ainda mais!

Para tanto, que tal complementar os benefícios em aplicar a ética profissional no seu dia a dia com mais conhecimentos? Para isso, convidamos você a conhecer o treinamento completo da Febracis chamado Business High Performance! Trata-se de um método que faz uso dos mais modernos conceitos de business, mas com foco em liderança, gestão e negociação.

Assim, em poucos dias você vai colocar em prática uma série de planejamentos que leva em conta, em primeiro lugar, os valores de ética profissional para que todos, na sua empresa, se beneficiem de suas ideias!

 

Deixe seu Comentário

Veja outras notícias sobre a Febracis