Como economizar dinheiro mesmo com uma renda baixa?

Renda baixa e dívidas são palavras que não combinam, mas que tendem a caminhar juntas na rotina de muitos brasileiros.

Nesse equilibrismo pouco justo, fica a dúvida sobre como economizar dinheiro e criar um bom planejamento financeiro nesse cenário.

Acontece que isso é possível, sim, e pode ser realizado com boa dose de cuidados e muita atenção aos gastos. Com mais controle sobre as entradas e saídas, ao longo do mês, há como driblar a crise, as dívidas e até mesmo a baixa renda para economizar dinheiro.

Para que você aprenda o caminho das pedras, neste post vamos ensinar como economizar dinheiro com 8 dicas simples e práticas no seu dia a dia. Confira!

1- Anote todos os gastos

A princípio, a tarefa pode parecer desgastante e pouco efetiva, mas a inteligência financeira é o resultado da consciência que você tem a respeito daquilo que gasta periodicamente.

Comece, então, compondo uma planilha em que você vai sinalizar, primeiramente, a sua renda mensal. O salário e qualquer outro tipo de benefício que o seu emprego conceda devem figurar, nessa lista, para que você entenda para onde vai cada centavo.

Em seguida, coloque todos os gastos realizados no período de um mês. Isso inclui:

– Os custos fixos, que são as contas, a fatura do cartão de crédito, as mensalidades… Tudo aquilo que se repete, mês após mês;

-os custos variáveis, que são as contas que se alteram periodicamente ou que não acontecem todos os meses, como o supermercado, as roupas, o cinema, um happy hour, uma viagem, os presentes de aniversário, o jantar fora etc..

Para auxiliar, você pode procurar por aplicativos ou planilhas já prontas, na internet, de maneira que a sua única preocupação vai ser o registro de todo gasto que você tiver em um mês.

Vale adiantar: isso deve ser feito todos os meses, para que você tenha plena consciência do quanto você pode gastar e de quanto você consegue reter, consigo, para economizar dinheiro.

2- Evite as compras por impulso

Elas são quase incontroláveis, é verdade. Às vezes, é uma promoção irresistível. Em outras oportunidades, trata-se de um produto que você vinha “namorando” há tempos…

Independentemente do motivo, as compras por impulso são gratificações imediatas que logo se convertem em dores de cabeça para quitar essa dívida dispensável.

Por isso, antes de cada compra é importante questionar-se se aquele investimento é, de fato, indispensável ou se você pode passar mais um mês sem aquela aquisição.

Para facilitar, tente aplicar uma das técnicas abaixo em sua rotina:

Regra dos 30 dias

Assim que você se deparar com algo que você “tem” que comprar, pare e reflita para controlar o impulso. Anote o que você deseja, o valor dele e espere 30 dias.
Após finalizado o período, cheque aquele desejo de consumo que você freou no mês passado e se pergunte se você ainda precisa dele ou se era apenas uma compra por impulso mesmo.

Regra dos 10 segundos

A técnica é similar e também serve para economizar dinheiro. Caso você veja algo que queira comprar, dedique dez segundos para compreender os motivos pelos quais você deveria adquirir aquele produto ou serviço.

Vale adiantar que você deve construir argumentos convincentes, e não pensar “porque eu quero ou gosto disso”. Se não tiver uma necessidade imediata, e você esteja pensando em economizar dinheiro, releve esses impulsos.

3- Planeje-se antes de ir ao mercado

É comum irmos ao mercado quando já estamos na rua — quando voltamos do trabalho, por exemplo. E por isso é igualmente corriqueiro que esqueçamos de fazer uma lista de compras.

Como resultado, o carrinho chega ao caixa do mercado mais pesado do que o necessário — e o mesmo acontece com o valor final das compras. Por isso, antes de sair às cegas pelos corredores, tenha em mãos uma lista com o que você realmente precisa.

Pense nas refeições, ao longo da semana, nos itens de limpeza e nas conveniências necessárias. Caso você tenha seguido o primeiro item da nossa lista, você também vai saber, em média, o quanto pode gastar com mercado semanalmente. Algo fundamental para você começar a economizar dinheiro todos os meses.

4- Avalie quais são as maiores despesas

Com um planejamento em mente, que tal conferir as suas contas, agora, e considerar o que está consumindo a maior parte do seu orçamento?

Se o aluguel é o problema, avalie uma eventual mudança para reduzir os custos. Se é o cartão de crédito, identifique cada gasto e estipule uma meta para a próxima fatura. O controle financeiro é fundamental nessa etapa.

Com isso, você passa a se policiar com naturalidade, evitando os custos maiores e substituindo-os por gastos menos impactantes no orçamento, ao final do mês.

5- Mais cuidado com o cartão de crédito

Acima, destacamos o cartão de crédito, e a verdade é que a sua conveniência se torna um dos grandes problemas das pessoas: arcar com a fatura no mês seguinte aos gastos.

Por isso, lembre-se sempre que esse método de pagamento não é uma renda extra, pois ele vai cobrar de você assim que chegar o próximo vencimento da fatura. E, caso não tenha o suficiente para quitá-la, acaba pagando o mínimo, acumulando juros para o próximo mês.

Evite, portanto, gastar além do estipulado com base no planejamento do primeiro tópico. Acompanhe sempre os gastos e, independentemente de ter o cartão de crédito à disposição, use-o de acordo com o seu orçamento e em eventuais emergências, apenas.

6- Substitua as dívidas

Muitas pessoas se veem em dívidas aparentemente eternas, seja no cartão de crédito ou no cheque especial, e tentam equilibrar as contas com os elevados juros praticados.

Uma boa maneira de aliviar as contas, nesses casos, é a consideração de um empréstimo para quitar as dívidas — desde que os juros do empréstimo sejam menores. Assim, você lida com uma pendência, apenas, podendo se concentrar em pagá-la e, ainda assim, economizar dinheiro.

7- Gaste menos para se divertir

Você gasta muito com cinema? Que tal, então, assinar um serviço de filmes e séries em streaming e fazer sessões de cinema em casa?

Em vez de baladas e bares semanalmente, reúna os amigos e faça um churrasco em casa. Em vez da mensalidade da academia, corra pelas ruas, vá ao parque e exercite-se em locais públicos, apropriados para isso.

É possível trocar alguns dos hábitos mais caros, do dia a dia, sem perder o pique e o elemento de diversão na sua rotina. E, o melhor: você consegue economizar dinheiro enquanto faz isso.

8- Considere uma renda extra na sua rotina

Se, com tudo isso que falamos, você ainda acha difícil fechar as contas e economizar dinheiro, que tal apostar em uma segunda oportunidade profissional?

No seu tempo livre você pode exercer uma série de atividades que ajudam a compor o orçamento mensal, contribuindo até mesmo para economizar dinheiro se esse é o seu único objetivo.

Você pode, por exemplo:

– Trabalhar com a venda direta de produtos (como revendedor);

– Preparar e vender salgados, bolos e doces em geral;

– Realizar consertos;

– Dar aulas particulares.

Assim, por mais que você não inicie uma nova carreira profissional, consegue complementar a renda e trabalhar efetivamente rumo aos seus objetivos!

Agora, para complementar o que vimos aqui, de maneira que você consiga investir o seu dinheiro de maneira ainda mais relevante e benéfica, que tal considerar a realização do nosso curso Fator de Enriquecimento?

São 3 dias de treinamento, em que você vai adquirir informações, ferramentas e o autoconhecimento necessários para conquistar a sua liberdade financeira — e economizar dinheiro gradativamente!

Além de descobrir o passo a passo para construir um estilo de vida próspero, no curso Fator de Enriquecimento, você aprende a substituir crenças limitantes em relação ao dinheiro, como traçar metas neurologicamente corretas, além de criar um plano de ação completo para atingir suas metas financeiras.

Descubra o porquê de o Fator de Enriquecimento ser para você, clicando AQUI.

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento