Você sabe qual é a diferença entre trabalho e emprego?

As duas palavras são usadas para definir uma atividade, um ofício que você exerce com frequência em troca de remuneração. Mas será que elas significam realmente a mesma coisa?

Afinal, qual é a diferença entre trabalho e emprego?

É comum que os dois termos sejam utilizados da mesma maneira, e muitas vezes como “sinônimos”. Mas a realidade é que cada um tem o seu significado, e ele é fundamental inclusive para que você decida qual dos estilos combina mais com você.

Então, vamos explicar detalhadamente qual é a diferença entre trabalho e emprego, palavras que, embora sejam muito confundidas, trazem sentidos quase que completamente distintos.

Entenda aqui a diferença entre trabalho e emprego, e descubra se sua rotina se enquadra em algum deles.

Para muitas pessoas é realmente difícil diferenciar o trabalho do emprego. Isso acontece porque as duas palavras são empregadas com o mesmo sentido: aquela função que você desempenha todos os dias por conta do cargo que ocupou.

Mas engana-se quem acredita que ambas tenham esse significado. Enquanto uma fala de trabalho exclusivo por renda, a outra designa aquilo que é feito por aptidão e prazer.

Emprego

O emprego é o ofício que lhe dá dinheiro, e ele é desenvolvido exclusivamente com essa intenção. Você não gosta do que faz, mas se sente na obrigação de cumprir um horário por conta do valor que cai todos os meses em sua conta. Toda atividade que não te agrada, e é desempenhada exclusivamente para render lucro financeiro, se enquadra na palavra.

Infelizmente, a maioria das pessoas passam por uma experiência dessas. Seja no primeiro emprego, quando existe a necessidade de se inserir a qualquer custo no mercado, ou mais tarde, na busca por realizações pessoais que demandam dinheiro, todo mundo se submete a um emprego.

Trabalho

O trabalho, em contrapartida, é algo que é construído a partir de um ideal, um crescimento, uma contribuição para o mundo. O trabalho não tem valor financeiro, mas pode ser remunerado.

Por exemplo, quem faz TRABALHO voluntário, faz isso por amor, por acreditar que pode contribuir, pela necessidade de criar um legado, deixar uma marca e fazer a diferença.

Você obviamente pode ganhar dinheiro com o seu trabalho, mas o rendimento financeiro nunca será o principal combustível para te mover, e sim a vontade de fazer e ver algo acontecer.

O trabalho precisa ter um significado para você, e não ser apenas um cargo que você ocupa em troca de dinheiro, e que nada tem a ver com os seus sonhos, desejos e pretensões.

“O trabalho enobrece o homem. O emprego, nem sempre.”

A clássica frase de Max Weber “o trabalho enobrece o homem” há muitos anos vem sendo empregada de maneira deturpada.

Enquanto muitas pessoas encaram o sentido de “enobrecer” como “submeter-se a um ofício desagradável para garantir o seu sustento”’, o que o filósofo quis realmente dizer é que ter um motivo, uma razão que move o homem, pode torná-lo grandioso.

Para entender bem a diferença entre trabalho e emprego, pense em grandes nomes da ciência, tecnologia e arte. Walt Disney, por exemplo. Será que ele criou um dos impérios mais valiosos do mundo apenas por dinheiro?

Steve Jobs, também: a Apple foi fruto de um grande desejo de fazer a diferença, e com imenso valor pessoal, ou apenas um grande cifrão?

Podemos até mesmo pensar em exemplos mais próximos, como Maurício de Sousa. Suas criações surgiram para representar amigos e familiares, e com certeza têm até hoje um valor sentimental imenso para o criador, além de ser uma marca que lhe rende milhões de reais.

Ao pé da letra: mas o que diz o dicionário sobre as duas palavras?

Se você quiser analisar a diferença entre trabalho e emprego diretamente no dicionário, vai se deparar com definições que se aplicam a esses exemplos de maneira mais literal.

Trabalho é o esforço executado pelo ser humano para gerar alguma mudança, ou alguma construção. Emprego, por sua vez, representa uma relação contratual em que um produtor oferece meios para que outros indivíduos desempenhem uma função pré-determinada.

Cada um, obviamente, tem o seu valor e a sua serventia, mas é importante que você entenda a diferença entre trabalho e emprego, e consiga enxergar qual desses rumos você quer seguir.

Para conseguir migrar de um emprego monótono para um trabalho satisfatório, você deve identificar as suas vocações, e descobrir aquilo que lhe causa prazer e lhe move.

Invista nesses pontos, e você enfim conseguirá ganhar dinheiro fazendo aquilo que realmente importa para você, e não apenas para o CNPJ registrado em sua carteira. Essa é a grande diferença entre trabalho e emprego.

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento