8 coisas que podem minar o seu controle financeiro pessoal

Ter uma vida financeira saudável é o sonho de muitas pessoas.

Milhares de brasileiros não conseguem fechar as contas no final do mês e tampouco enxergam uma luz no fim do túnel.

Se você está nessa situação, é muito importante que fique claro: há algo atrapalhando o seu sucesso. Muitas vezes pequenas atitudes e hábitos financeiros ruins podem prejudicar seu esforço e minar seu sonho de ter um controle financeiro adequado.

Para auxiliar as pessoas que se veem nessa situação, vamos mostrar 8 coisas que estão prejudicando sua vida financeira e impedindo a realização dos seus sonhos.

8 coisas que podem minar o seu controle financeiro pessoal

Há diversas coisas que podem estar atrapalhando suas finanças, mas vamos destacar as 8 principais e mais prejudiciais. Confira:

1- Fazer cálculos mentais

Por mais que você seja bom em matemática e tenha boa memória, o cérebro humano pode pregar peças. Por esse motivo, jamais faça seu controle financeiro somente de cabeça. Transfira suas contas para o papel ou, melhor ainda, para um controle digital, como planilhas e aplicativos. Pode parecer uma mudança simples, mas ela fará toda a diferença! Com um controle visual, você perceberá que será muito mais fácil conferir gastos desnecessários ou uma falta de administração do seu dinheiro.

2- Procrastinar

Esse é, talvez, um dos fatores que mais impacta na organização pessoal de todos os campos das nossas vidas. O planejamento financeiro não pode ser sua meta de final de ano: ele deve começar hoje mesmo! Deixar o planejamento para depois é altamente prejudicial. Por esse motivo, se você quer ter um controle financeiro pessoal, comece o quanto antes.

3- Subestimar pequenos gastos

Os pequenos gastos podem ser os responsáveis pelos maiores prejuízos. Os valores irrisórios que são gastos com o sorvete, café e doce, acabam não sendo devidamente registrados, mas, quando somados, podem chegar a cifras altíssimas! Tenha muita atenção com os pequenos gastos, pois podem ser eles os culpados pelo seu sentimento de não saber “onde foi parar o dinheiro”.

4- Poupar somente o que sobrar

Ao longo do mês, seu dinheiro é gasto e vai diminuindo, dia após dia. Ao final do mês, você verifica quanto sobrou e manda para uma poupança ou aplicação. Por mais que esse não seja um cenário completamente ruim, ele não é ideal. Isso porque a melhor estratégia é estabelecer um valor fixo para guardar todos os meses, e manter-se firme nesse propósito. Pense nesse valor como se fosse uma conta que você precisa pagar, como se fosse uma parcela de um financiamento. Se adotar essa estratégia, você realmente perceberá suas economias crescerem com mais volume e consistência.

5- Não cuidar das compras parceladas

Sempre que você fizer uma compra parcelada, deve compreender que comprometeu o orçamento por um longo período e precisará se organizar para isso. Não adianta fazer uma compra no cartão de crédito e esquecer disso no dia seguinte. Lance as parcelas futuras nas suas estimativas de gasto para não ter surpresas no futuro.

6- Não manter uma reserva de emergência

A vida é altamente dinâmica e imprevisível. Tudo pode estar bem em um dia, e no dia seguinte tudo pode parecer dar errado. Seja um problema de saúde, uma demissão do emprego, um carro estragado. Para que essas situações não disturbem totalmente a sua vida financeira, mantenha sempre uma reserva de emergência. Esse valor pode ser alocado em um investimento, por exemplo, que pode ser sacado a qualquer momento. Com isso, você tem um porto seguro.

7- Fazer o planejamento financeiro com base no salário bruto

Todos sabem que o salário bruto não é o valor que entrará na sua conta todo mês. Com a incidência de tributos, o salário líquido pode ser consideravelmente menor. Esse é um erro muito comum que as pessoas cometem quando fazem o planejamento financeiro. Portanto, sempre faça os cálculos tomando como base o salário líquido.

8- Ter muito dinheiro na carteira

É importante sempre ter um dinheiro na carteira para emergências, mas é preciso evitar ao máximo carregar muito dinheiro consigo. Isso porque muitas pessoas acabam se sabotando, achando que, por terem dinheiro na carteira, podem gastá-lo livremente. Isso pode fazer com que você gaste muito mais, pois suas economias estão acessíveis. Além de fazer com que se gaste com coisas supérfluas, isso também pode dificultar o controle dos gastos.

Como fazer um planejamento financeiro eficaz?

Uma das melhores formas de aumentar o controle e organização é através de um planejamento financeiro. Com ele, é possível fazer estimativas, controlar os gastos e manter a segurança financeira.

Entretanto, essa não é uma tarefa fácil. O planejamento financeiro muitas vezes requer uma mudança de hábitos e de crenças, algo que deve ser trabalhado para que o dinheiro deixe de ser um problema para se tornar uma solução.

Para auxiliar as pessoas a mudarem crenças limitantes e hábitos que minam o sucesso financeiro, a Febracis oferece um Coaching Individual Financeiro. Esse é um processo que faz com que os participantes alcancem resultados objetivos e concretos

Como funciona o Coaching Individual Financeiro?

No Coaching de Finanças, o coach avalia a situação financeira do coachee e compreende qual é o seu objetivo. Com essas informações, é traçado um plano de ação que permitirá a conquista dos sonhos financeiros mais ousados.

Isso significa que, com o Coaching Individual Financeiro, você conseguirá elaborar um planejamento financeiro, aprenderá a gerar a renda que sempre sonhou e saberá qual o caminho para chegar lá.

Conte conosco para conquistar seus sonhos e para, juntos, elaborarmos um planejamento financeiro factível e eficaz.

Lembre-se: o primeiro passo para o sucesso financeiro é a mudança de hábitos! Comece hoje mesmo!

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento