Como economizar dinheiro sendo autônomo?

Para a criação de riqueza é preciso, primeiramente, aprender como economizar dinheiro. Uma missão que, para muitos profissionais que atuam como autônomos, se mostra um verdadeiro desafio.

Acontece que não precisa ser algo tão complicado assim, sabia? Por meio de uma série de pequenas técnicas aplicadas no dia a dia, a organização e disciplina se sobressaem, e é possível descobrir gradualmente como economizar dinheiro para atingir os seus objetivos.

Atiçamos a sua curiosidade? Então, continue esta leitura conosco, e veja como economizar dinheiro mesmo com as incertezas que tendem a acompanhar a rotina de um autônomo!

Por que fazer um planejamento financeiro?

Vale começar pelos motivos que impulsionam as pessoas a compreenderem como economizar dinheiro. Você pode fazê-lo por:

– Desejo de alcançar um sonho de consumo imediato ou em médio e longo prazo — como a aquisição de um automóvel ou imóvel;

– Preparação para uma aposentadoria mais tranquila e segura, economicamente;

– Causa do interesse em realizar uma viagem;

– Prevenção contra eventuais incidentes (como um acidente ou doença).

Independentemente do motivo, essa segurança financeira se mostra ainda mais relevante para os profissionais autônomos. Afinal de contas, eles não são amparados por diversas leis previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como o FGTS ou férias remuneradas.

Assim, é importante pesquisar profundamente para garantir que qualquer tipo de imprevisto seja minimizado por esse planejamento financeiro. Isso, em comparativo com a realidade do seu exercício profissional, sabendo precisamente o quanto investir para não atrapalhar as contas mensais.

E é o que veremos logo a seguir, com as nossas dicas para você entender como economizar dinheiro sendo autônomo!

Como economizar dinheiro sendo autônomo?

Profissionais liberais, freelancers ou trabalhadores sazonais podem encontrar múltiplos obstáculos no caminho para a realização dos seus projetos. Algo que pode ser contornado com um passo a passo eficiente para ser bem-sucedido financeiramente. Confira nossas dicas:

Faça um orçamento médio com os seus rendimentos e gastos

Rendas variáveis devem ser analisadas para que você componha uma média mensal de recebimentos. Com isso, é possível avaliar os gastos que são realizados, ao longo do mês, para a elaboração de um orçamento blindado contra imprevistos e empréstimos para fechar as contas.

Sem falar que, em médio e longo prazo, essa prática confere mais estabilidade econômica para você, que vai saber como economizar dinheiro com mais consciência.

Separe as contas pessoais e profissionais

Outra dificuldade que autônomos enfrentam, em suas rotinas profissionais, e é compreensão da necessidade em separar as contas pessoais das profissionais.

Afinal de contas, freelancers e outras atividades sazonais também têm custos relacionados às suas profissões. Por exemplo: custos com a aquisição e manutenção de equipamentos ou mesmo serviços de telefonia e internet, entre outros.

Quando esses custos são misturados ao orçamento pessoal, você pode encontrar resistências para a composição de uma tabela de preços justa. Afinal, é difícil identificar onde iniciam os gastos com lazer e contas fixas do lar e onde terminam os investimentos em sua carreira.

Até por isso, a abertura de uma conta bancária exclusiva para manejar as finanças é indispensável para um controle financeiro otimizado e para você entender, melhor, como economizar dinheiro entendendo suas origens e saídas.

Por outro lado, as contas pessoais concentradas em um só lugar ajudam a avaliar o quanto você está gastando mais do que o planejado. Isso inclui as contas (como o aluguel, prestações, contas de luz e água, entre outros) e as compras — por impulso ou não.

Por fim, atenção aos seus recebimentos profissionais: usados na conta específica para as suas movimentações, fica mais fácil obter um controle total dos seus rendimentos, e onde — e quando — aplicá-los para planejar melhor e, assim, economizar dinheiro.

Pense em métodos criativos para segmentar as despesas

Caso você ainda esteja com dificuldades para descobrir como economizar dinheiro efetivamente, aplique uma conhecida regra: a de 50-15-35.

Funciona assim: a partir do conhecimento de sua renda mensal, calcule como você pode destinar 15% desse total para economizar dinheiro. Pode ser um investimento, por exemplo.

Em seguida, dedique 50% de sua renda mensal para os gastos fixos, como as contas citadas no tópico anterior. E, por fim, 35% para os gastos variáveis e também as compras cotidianas, como um jantar fora, um cinema ou algumas peças de roupas, entre outras.

É importante seguir essa métrica para que, a princípio, você entenda como economizar dinheiro a partir desse método envolto em disciplina e organização. E, o melhor: com o tempo esse hábito se torna natural, facilitando a economia e a assertividade nas compras.

Faça investimentos de curto prazo

Autônomos podem considerar o uso de investimentos de curto prazo por dois motivos: ajudam a “esquecer” desse dinheiro, diante de eventuais imprevistos, e também porque essas modalidades de investimento são fáceis de resgatar os valores poupados.

Caso algo ocorra e haja a necessidade de usar a sua reserva financeira, o processo é mais simples e menos custoso. Além de devolver o dinheiro líquido, sem custos extras. Assim, você não perde um centavo do que foi investido anteriormente.

Qualifique-se e capacite-se mais

Se você conhece bem as suas funções sabe que a contínua capacitação é fundamental para manter as suas atividades requisitadas pelo seu público-alvo.

Por isso, convém analisar os períodos em que você tem menos trabalho para investir na reciclagem dos seus conhecimentos. Pode parecer estranho que isso seja um tópico no artigo sobre como economizar dinheiro, mas tem sentido.

Afinal, você vai planejar um momento em que a carga de trabalho é menor e, também, de gastos. Assim, você só direciona o seu orçamento médio e qualifica-se mais, permitindo uma composição de preços maior e, consequentemente, uma economia mais polpuda também.

Como economizar dinheiro dentro de um propósito de vida?

O enriquecimento é palpável para profissionais com carteira assinada e autônomos. O primeiro passo para a sua realização, entretanto, é a ciência do que você deseja e em saber quando você pretende dar passos certeiros nessa direção.

Não à toa, um propósito de vida é um fator de grande relevância para a realização dos seus objetivos. E é por isso que gostaríamos de convidar você a aprofundar-se ainda mais nas dicas anteriores sobre como economizar dinheiro.

Para tanto, fique com o nosso convite para saber mais a sobre o Fator de Enriquecimento, um treinamento onde você aprenderá como aumentar sua renda e a ganhar mais! Trata-se de um treinamento em que você vai aprender, definitivamente, como aumentar sua renda e a ganhar mais pelos seus serviços praticados!

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário logo abaixo!

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento