Coaching para concursos: fórmula mágica para aprovação?

Ajuda

Solicite atendimento

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.


  • CENTRAL 0800 280 3155
  • Belém, PA 91 9 9193 6529
  • Belo Horizonte, MG (31) 2555 5850
  • Boston, MA ️(781) 281-1932
  • Brasília, DF (61) 3013 4450
  • Campina Grande, PB
  • Campinas, SP (19) 99213.3531
  • Campo Grande, MS (67) 98191-5556
  • Curitiba, PR (41) 4101-1037
  • Florianópolis, SC (48) 9 9691.1500
  • Fortaleza, CE (85) 3133 3200
  • Goiânia, GO (62) 3642-2565
  • João Pessoa, PB (83) 99670.4040
  • Juiz de Fora, MG (32) 99975.1003
  • Luanda, AO +244 947617588
  • Maceió, AL (82) 3185-7071
  • Manaus, AM (92) 3307-0480
  • Maringá, PR (44) 3052-0508
  • Natal, RN (84) 4042-2045
  • Niterói, RJ (21) 3952-6100
  • Orlando, FL +1 (321) 417 - 7190
  • Palmas, TO (63) 99937.9125
  • Porto Alegre, RS (51) 3110-5611
  • Porto Velho, RO (69) 3229-6501
  • Recife, PE (81) 4042-2230
  • Ribeirão Preto, SP (16) 4042.1770
  • Rio de Janeiro, RJ (21) 3952-6100
  • Salvador, BA (71) 3106 0101
  • Santo André, SP 13 99793-0080
  • São José dos Campos, SP (12) 3942-3907
  • São Luís, MA (98) 3311-7000
  • São Paulo, SP (11) 4118-2924
  • Teresina, PI (86) 3232-9107
  • Uberlândia, MG (34) 3082-2022
  • Vitória, ES (27) 2142.3692

Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Coaching para concursos: fórmula mágica para aprovação?

coaching para concursos

São milhares de vagas, todos os anos, impulsionadas por centenas de editais que colocam os brasileiros em disputa por cargos públicos em todos os estados do país.

Acontece que a questão que muitos enfrentam é a dificuldade em se preparar para sair na frente dos competidores. E nós mesmos respondemos à demanda: já ouviu falar em coaching para concursos?

Nada mais natural que exista um modelo focado nesse tipo de conquista. Afinal de contas, o coaching é pensado para lapidar as suas capacidades e habilidades, ao passo que minimiza as crenças limitantes que separam você dos seus objetivos — pessoais ou profissionais.

Por isso, ao longo deste artigo vamos destacar o quanto o coaching para concursos pode ser um diferencial e tanto para você almejar as melhores oportunidades em cargos públicos. Mas, já avisamos: não se trata de uma fórmula mágica para aprovação. Confira!

Os concursos públicos em evidência

A popularidade desse modelo de carreira apenas acirra mais a disputa entre os pleiteantes por um cargo público. Não à toa, os métodos de preparação para os concursos também devem evoluir.

E é aí que o coaching para concursos tem adquirido o seu espaço e a preferência de muitos brasileiros em busca dos cargos profissionais mais concorridos do país.

Antes, no entanto, vamos à sua conceituação:

O conceito de coaching

Coaching, para quem ainda não sabe efetivamente o seu significado, é um processo no qual um especialista (o coach) contribui com a evolução de performance do seu cliente (o coachee) para auxiliá-lo na busca por um objetivo — específico ou não, no âmbito pessoal ou profissional. Para isso, o coach faz uso de:

– Metodologias;

– Ferramentas;

-Técnicas de eficácia cientificamente comprovadas.

Tudo isso, para que o cliente exercite tanto as suas qualidades quanto os pontos de melhorias, visando usá-los em seu benefício para adquirir o resultado desejado.

Até por isso, o coach tem o mesmo significado de um treinador — aquele que prepara o atleta no aspecto físico e emocional para se sobressair frente aos seus competidores.

As ideias aplicadas e os benefícios do coaching para concursos

É inegável que o apelo dos concursos públicos tem dificultado o ingresso de muitos brasileiros às vagas pretendidas. Afinal, o nível de exigência se torna maior, bem como os resultados nos processos seletivos em decorrência de tantas pessoas qualificadas disputando o mesmo cargo.

Se você já experimentou esse cansativo processo, e não conquistou as vagas pretendidas, talvez você possa reavaliar não o seu esforço, mas a maneira com a qual você se esforça.

Deu para entender? Por meio do coaching para concursos você consegue identificar alguns vícios e aspectos — físicos ou psicológicos — que inibem a absorção devida do conteúdo estudado.

Ou, ainda, que você tenha um hábito de procrastinar ou que faça o seu horário de estudo em horários que não contribuem com a sua atenção e disposição. Entre outros fatores que podem estar distanciando você da realização dos seus sonhos.

E o coaching para concursos visa identificar esses aspectos e trabalhá-los para que você aprenda mais sobre si e consiga usar esse autoconhecimento em uma poderosa ferramenta motivacional para explorar toda a sua capacidade para ir bem nos concursos públicos.

Entre os benefícios em fazer o coaching para concursos, podemos destacar os seguintes:

– Identificação mais clara de suas metas e objetivos;

– Estabelecimento de um plano de ação efetivo;

– Desconstrução de suas crenças limitantes;

– Mais produtividade e foco nas suas atividades;

– Desenvolvimento da autoconfiança;

– Mais inteligência emocional e controle de suas percepções;

– Lapidação de suas habilidades e capacidades;

– Uma gestão do tempo mais assertiva.

Ou seja: uma série de aspectos que tem tudo para facilitar a conquista de uma vaga profissional durante o seu próximo concurso público.

As etapas do coaching para concursos

E então, deu para perceber o quanto você pode se beneficiar dessa prática tão em alta, hoje em dia? Agora, para ajudar você na tomada de decisão mais assertiva e alinhada aos seus objetivos e propósito de vida, confira o caminho mais objetivo até a sua próxima conquista!

A escolha do coach

Tudo começa com a identificação de um profissional especialista em trabalhar os aspectos que você necessita para alcançar os seus objetivos. No caso, estar entre os melhores em um concurso público.

Inclusive, existem muitos profissionais do setor que estão adquirindo mais conhecimentos e oferecendo resultados ímpares aos seus coachees. Especialmente porque, da mesma maneira que você está em busca de reciclagem de conhecimentos para atingir as suas metas, os coaches também estão aprimorando as suas estratégias para ajudar os seus clientes.

Para uma tomada de decisão certeira, atente-se aos seguintes fatores:

– O histórico do coach;

– Sua experiência em coaching para concursos;

– Sua bagagem profissional e o tempo de experiência;

– Depoimentos de ex-alunos;

– Informações sobre a metodologia aplicada;

– A sua afinidade com o profissional.

Todos os pontos acima mencionados são fundamentais. Afinal de contas, é importante que você tenha afinidade com o profissional, e que ele demonstre saber, efetivamente, o que você busca, quais são os seus desafios nessa empreitada e como alcançar o seu objetivo.

A entrevista com o coach

Como um complemento ao que falávamos no último tópico, assim que encontrado um profissional especializado em coaching para concursos, é hora de conversar com ele.

Nessa etapa, ele vai te conhecer — e vice-versa — para que ambos percebam se essa conversa pode evoluir para um plano de ação realmente efetivo para você atingir as suas expectativas.

O planejamento

Nessa etapa, você vai aprender mais sobre organização, o estabelecimento de um cronograma e aprender mais sobre as características dos concursos públicos que você está de olho.

Assim, todo o processo passa a ser familiar para você, que adquire um conhecimento mais específico e aprofundado para que as suas resistências sejam diluídas gradualmente.

Execução

É chegada a hora de colocar em prática os seus conhecimentos, cumprindo metas e etapas que vão levar você, gradativamente, até a realização do processo seletivo.

Aqui, o coach lida tanto com as suas resistências quanto com as suas habilidades, focando exclusivamente em motivar o coachee a usá-las de maneira estratégica e focada em resultados.

Vale observar que é aqui, também, que o cliente pode se deparar com os seus pontos de melhorias de maneira mais abrupta. Convém a transparência com o coach para que esses aspectos sejam reduzidos e, assim, o cliente obtenha mais força e disposição para almejar as suas conquistas.

Tem mais dúvidas sobre como o coach pode te ajudar na jornada de concurso público? Assista o vídeo a seguir, que o Master Coach Paulo Vieira vai te ajudar:

Um profissional que te ajudará a realizar seus objetivos

Como vimos, o coaching para concursos é uma ferramenta eficaz, mas não milagreira: todo o processo é trabalhado pelo coach, mas em profundo alinhamento com o seu cliente.

E é para você que enxergou reais possibilidades em se desenvolver e gerar um resultado de qualidade, na realização do seu próximo concurso público, que gostaríamos de fazer um convite.

Conheça o Coaching Individual, da Febracis, um programa de dez a doze sessões com um profissional voltado exclusivamente para a realização de suas metas e objetivos. Assim você atingirá, de forma consistente, um alto desempenho em todas as áreas.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário logo abaixo!

Deixe seu Comentário

Veja outras notícias sobre a Febracis