Qual o melhor tipo de avaliação de desempenho para gestão de pessoas?

Fazer uma gestão de pessoas adequada é fundamental. Para isso, no entanto, você precisa conhecer os diferentes tipos de avaliação de desempenho, que podem ser aplicados de maneira individual, ou para toda a equipe.

Esse tipo de medição é fundamental não somente para o crescimento da empresa, mas também para ajudar no desenvolvimento profissional de cada membro de sua equipe.

Entender como os funcionários estão trabalhando, quais são as defasagens e quais são os pontos fortes é o caminho ideal para propor mudanças de maneira mais assertiva, e conseguir conduzir uma equipe para o pleno sucesso.

Veja aqui quais são os tipos de avaliação de desempenho, e aprenda a usar isso em favor de sua empresa e de seus funcionários

Existem diferentes tipos de avaliação de desempenho. É importante que você conheça alguns deles para entender qual melhor se adapta às suas necessidades, analisando o tamanho da empresa, a quantidade de pessoas e as atividades desenvolvidas.

  • Autoavaliação:

Nesse caso o funcionário precisa refletir sobre seu desempenho, comportamento com os colegas e empenho das funções designadas. A autoavaliação precisará de um feedback do gestor, que juntamente com o funcionário, deverá debater os pontos.

Nesse caso, as pessoas tendem a se avaliar de maneiras drásticas: ou se depreciam ou se colocam em um patamar. É função do gestor saber medir o quão sincero o funcionário foi na hora da autoavaliação.

  • Avaliação pelo superior imediato:

Nesse caso, o líder do departamento é quem avalia o perfil e a performance do funcionário. É importante saber separar qualquer problema pessoal, desentendimento fora da empresa ou mágoas passadas para conseguir pontuar de maneira justa e profissional.

  • Avaliação da equipe:

A avaliação de equipe permite que você tenha uma visão mais ampla do funcionamento da empresa, e perceba como esse grupo de pessoas pode melhorar em conjunto.

Nesse caso, o líder ou gestor do departamento que está sendo avaliado também precisa receber um feedback sobre sua atuação dentro da empresa, afinal, ele é parte fundamental da equipe, e interfere em seu desempenho.

  • Avaliação 360 graus:

Existe a possibilidade de fazer uma avaliação geral, em que o funcionário realiza a autoavaliação, e também recebe um relatório referente à avaliação dos colegas. Isso funciona para que seja possível comparar a forma como o indivíduo se enxerga dentro da empresa, e como os demais o veem.

A escolha de quem avalia quem deve ser feita de acordo com departamento. Afinal, funcionários que não trabalham juntos não poderão fazer uma análise correta.

No entanto, certifique-se também de que pessoas com desentendimentos pessoais não se avaliem entre si de maneira parcial, prejudicando erroneamente um profissional.

>> Não deixe de conferir essas 4 dicas sobre gestão de conflitos, que podem contribuir muito para melhorar o ambiente da empresa!

Mas afinal, para que serve a avaliação de desempenho?

Pronto. Agora você já sabe quais são os tipos de avaliação de desempenho, e já conseguiu identificar qual deles melhor combina com a sua empresa e sua equipe. Mas para que servem os resultados dessas avaliações?

Você poderá usar esses resultados para diferentes finalidades. Os principais fundamentos são:

  • Crescimento profissional e pessoal:

Ao reconhecer os pontos fortes e fracos de cada indivíduo, você consegue proporcionar um crescimento pessoal e profissional, dando um feedback construtivo e ajudando cada profissional a enxergar pontos a serem melhorados ou melhor aproveitados.

  • Promoções e bonificações:

Você também terá um melhor parâmetro para promover ou bonificar os funcionários. Crie um método do tipo “atinja um percentual mínimo para ter um benefício X”, por exemplo. Assim você incentiva que as pessoas trabalhem de maneira mais eficiente e harmoniosa.

A avaliação de desempenho funciona como um termômetro para identificar os problemas dentro da empresa, entre os funcionários e também uma maneira de aproveitar melhor o talento individual de cada colaborador.

Analise sempre os pontos de evolução, e incentive a sua equipe a melhorar

Depois que um feedback é dado, é importantíssimo que na próxima avaliação de desempenho você inclua perguntas a respeito da evolução dos funcionários.

Tão importante quanto identificar os problemas é reconhecer os esforços da equipe para saná-los. E sempre dê um retorno positivo, além de pontuar aquilo que não foi tão legal.

Estimule as pessoas a trabalharem e desenvolverem os seus pontos fortes, assim você não desmotiva os funcionários mesmo se tiver uma ou outra observação negativa a fazer.

Os diferentes tipos de avaliação de desempenho existem para serem empregados em qualquer corporação. É possível encontrar um método que se enquadre perfeitamente a sua empresa.

Então, leia e releia sobre os tipos de avaliação de desempenho, e escolha com calma aquele que poderá, de fato, ajudar no crescimento de sua equipe.

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