Como a autorresponsabilidade impacta no alcance de metas?

Vivemos em uma sociedade na qual as pessoas têm a tendência de atribuir aos outros a culpa pelo seus próprios fracassos e decepções.

Elas não percebem, no entanto, que são as únicas que perdem com esse tipo de atitude.

Culpar os outros não ameniza a dor, não resolve os problemas e é o caminho que leva diretamente ao fracasso. Ou seja, essa atitude apenas faz com que o foco seja desviado daquele que é o verdadeiro responsável e destrói qualquer chance de crescimento pessoal ou profissional.

É nesse contexto que surge a ideia da autorresponsabilidade, que significa que você é o único responsável pelo seu sucesso. Quer saber mais sobre o assunto? Confira como a autorresponsabilidade pode impactar no alcance das metas!

Como a autorresponsabilidade impacta no alcance das metas?

Se você não está bem financeiramente, não adianta culpar a crise econômica do país, seu chefe que não lhe dá um aumento ou que, simplesmente, seus filhos geram muitos custos. Se você está se sentindo esgotado, não adianta culpar o excesso de trabalho, a falta de suporte da família ou a insônia.

Por óbvio, alguns fatores influenciam quem você é, mas não podem definir completamente o que você será. Se você não assumir a autorresponsabilidade pelas suas ações, perderá oportunidades incríveis de alcançar suas metas e sonhos!

Vejamos um exemplo.

Há pessoas que jogam na Mega-Sena e, no seu íntimo, acreditam que estão transferindo para a sorte a responsabilidade de enriquecer. Por isso, nunca poupam ou investem com afinco para alcançar seus sonhos. Se essas mesmas pessoas fossem autorresponsáveis, saberiam que são elas que precisam elaborar um planejamento financeiro, aprender sobre investimentos e se organizar para todo mês aplicar uma quantia em uma poupança.

É justamente por isso que é necessário que o indivíduo se conscientize de que ele precisa ser autorresponsável pelo seu futuro e tudo aquilo que acontece na sua vida: para que ele seja capaz de se dedicar ao alcance de seus objetivos!

Como posso me desenvolver para ter autorresponsabilidade?

Se você percebeu que tem jogado a responsabilidade para outros e quer reassumir o controle do seu destino, vamos lhe ajudar. Confira nossas dicas para que você assuma a autorresponsabilidade pela sua vida:

  • Compreenda que não há desculpa para o fracasso: você conseguiu ou não o que queria;
  • Assuma o comando da sua vida: só você é responsável pelo seu sucesso e pelo alcance dos seus objetivos;
  • Quando não conseguir algo, não culpe Deus, os outros, o governo: a responsabilidade pelos resultados é única e exclusivamente sua. Essas são as condições, supere-as;
  • Dê um passo de cada vez: não se chega longe de um dia para o outro. O sucesso vem com o tempo e é consequência de muito, muito trabalho;
  • Não basta trabalhar duro. É preciso trabalhar com racionalidade e inteligência;
  • Planeje sua vida e o seu futuro sem contar com a sorte: formalize seu planejamento pessoal de vida;
  • Transforme seus sonhos em muito mais do que simples desejos: torne-os objetivos e metas específicas, quantificadas e planejadas;
  • Não acredite que pode ter tudo: tenha foco e invista em objetivos específicos;
  • Reconheça quando estiver errado: isso não é sinal de fraqueza, mas sim de força de caráter e capacidade de se adequar, o que mostra que é você quem está no comando;
  • Pare de apenas criticar os outros: se for para falar, dê uma sugestão ou ideias de mudanças;
  • Pare de se fazer de vítima e comece a se fazer de vencedor: viva, aja e fale como um vencedor;
  • Ao invés de tentar justificar seus erros, aprenda com eles.

Seja você o mestre do seu destino e capitão das suas atitudes e pensamentos. Seja melhor todos os dias, transforme sua rotina e assuma a autorresponsabilidade para crescer e ser mais feliz! Se você quer imergir ainda mais neste conceito que transformou a vida do maior coach do Brasil, clique aqui e descubra, já no primeiro dia do Método CIS, como é transformador esse conceito.

Não consigo derrubar minhas barreiras emocionais e assumir a autorresponsabilidade. O que devo fazer?

Você leu nossas dicas e tentou aplicá-las, mas sente que há algo dentro de você que não permite que você cresça e se desenvolva?

Se esse é o caso, você precisa derrubar as crenças limitantes e desenvolver sua inteligência emocional, a fim de que possa reassumir o controle da sua vida. Mas não se preocupe: nós temos uma sugestão para lhe dar que já ajudou milhares de pessoas: um processo de coaching.

O coaching pode lhe mostrar o caminho e lhe proporcionar ferramentas e métodos para seu crescimento pessoal e profissional. Nossa dica é o Método CIS, da Febracis. Já ouviu falar? O Método CIS é o maior treinamento de Inteligência Emocional com ferramentas de coaching da América Latina, e vai te ajudar em diversos aspectos:

  • Assumir a autorresponsabilidade;
  • Eliminar obstáculos emocionais;
  • Aumentar a produtividade;
  • Melhorar suas relações interpessoais;
  • Obter alta performance pessoal e profissional sem sacrifícios;
  • Eliminar a autossabotagem;
  • Adquirir equilíbrio e força emocional para melhorar o dia a dia.

Esses são apenas alguns dos benefícios. Conheça mais sobre o Método CIS e faça parte do grande número de pessoas que mudaram suas vidas ao desenvolver a inteligência emocional!

Conte conosco, vamos lhe ajudar para que você se torne uma pessoa autorresponsável!

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento