Como suas redes sociais influenciam seus resultados

Você já parou para avaliar quem convive com você diariamente? Quem são seus colegas de trabalho? Quem são seus amigos? Com quem você convive diariamente em casa? Você sabia que suas redes sociais podem influenciar diretamente sua personalidade, mesmo que de forma inconsciente? Isso se deve a um fenômeno chamado contágio social. Este processo em que os sentimentos, comportamentos, hábitos e costumes de uma pessoa se transferem para outra.

No livro O poder das conexões, os pesquisadores James Fowler e Christian Hempelmann explicam bem como alguém pode ser diretamente influenciado. Eles afirmam que uma pessoa feliz aumenta em 15% as chances de felicidade de seus amigos, em 10% as chances de felicidade dos amigos dos seus amigos (conexões de 2º grau) e em 6% as chances dos amigos dos amigos dos seus amigos (conexões de 3º grau).

Critérios para escolher suas Redes Sociais

Nossas relações  nos influenciam tanto positiva quanto negativamente. Se, por exemplo, alguém bem acima do peso entrar em um grupo de pessoas com um bom preparo físico, a tendência é esta pessoa perder peso. Porém, se uma pessoa feliz começar fazer parte de um grupo de pessoas tristes, em pouco tempo ela irá sucumbir à tristeza e ao pessimismo dessas pessoas.

Todos nós estamos expostos a um sincronismo e equilíbrio. O grupo social ou relacionamentos aos quais você pertence estão sincronizados com você. As pessoas podem ser diferentes, mas as vibrações emocionais são parecidas. Pessoas muito ciumentas, que têm uma desconfiança exacerbada do(a) esposo(a), provavelmente, convivem com pessoas igualmente ciumentas.

Fique atento às microexpressões

Pequenas expressões influenciam diretamente o seu estado emocional. Muitas vezes você não percebe, intelectualmente, a comunicação negativa de alguém. Mas emocionalmente, sem você perceber, essa pessoa está te destruindo, com um franzir de testa, um rosto triste ou olhos baixos, gestos conhecidos pelos cientistas como microexpressões. Conviver com pessoas assim é tão prejudicial e devastador quanto àquelas que demonstram claramente sua negatividade.

Se você mudar pequenas expressões, como: postura, expressão facial, modo de respirar, forma de olhar, falar, sentar, apertar a mão e andar, no mesmo instante, você muda também suas possibilidades de conquista e realização. Decidir sua fisiologia, independentemente do contexto atual, o fará ter o controle sobre sua vida.

Mudança de comunicação

Existe uma forma poderosa de você se blindar contra pessoas negativas e de mau humor: comunique-se diferente com elas! Quando alguém vier com atitudes ruins, o ideal é devolvermos com silêncio ou com amor, principalmente quando se trata de familiares próximos, como esposo(a), filhos ou pais.

Se a pessoa que sempre reclama de tudo, for seu amigo, afaste-se dele, pois amizade é baseada no amor e em energias positivas. Mas se essa pessoa for um pai, uma mãe ou um cônjuge, o ideal é que você mude sua comunicação com ela, tratando-a com amor e dedicando tempo de qualidade a ela.

Novas Redes Sociais e novos membros

Deixar de fazer parte de um determinado ambiente social que não combinam com você e com seus objetivos é outra forma de se blindar contra um contágio social negativo. Se existe algum hábito que você deseja abandonar, é fundamental evitar redes sociais e pessoas que tenham esse hábito.

Caso você deseje agregar algo bom a essa rede, traga pessoas que influenciem positivamente um este grupo. Por exemplo, se você faz parte de um grupo de amigas que são sedentária, apresente a elas duas amigas que tem uma vida de exercícios. Elas podem fazer toda a diferença! Mas para que essa nova relação seja saudável é fundamental que, também, haja uma troa, onde essas novas integrantes também m beneficiadas por fazer parte desta rede.

Quer saber mais sobre este poderoso fenômeno? Baixe agora mesmo o e-book Contágio Social que irá complementar este assunto! Assista também a série Contágio Social e saiba mais sobre o poder das suas redes sociais!

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite atendimento