Análise Comportamental: conheça o Software que está revolucionando o mercado.

Todos nós pertencemos a diversos grupos e nos relacionamos com pessoas de personalidades e interesses distintos. E aprender a se comunicar e a decifrar  cada pessoa que faz parte da nossa rotina vem sendo um desafio, principalmente no meio empresarial. Diante disso, muitas empresas decidiram decodificar os comportamentos que as pessoas possuem sob estímulos, traçando o Perfil Comportamental de seus colaboradores.

No meio corporativo, atualmente, existe um instrumento inovador para quem busca compreender a personalidade e as potenciais competências dos indivíduos: o CIS Assessment. O termo é usado como instrumento de análise de perfil comportamental para auxiliar no autoconhecimento e numa comunicação mais efetiva.

Origem da palavra Assessment

A palavra Assessment vêm do inglês e significa Avaliação, este termo geralmente não é bem visto por grande parte das pessoas, principalmente porque durante toda a nossa vida nós somos avaliados. Quando ingressamos no ambiente profissional é da mesma forma, nos processos seletivos e até mesmo depois que conseguimos o trabalho almejado. Fato que acontece também enquanto líderes e empreendedores.

O conceito de Assessment desenvolveu-se na NASA na década 1960, onde os astronautas começaram as suas primeiras pesquisas relacionadas à possibilidade da ida ao espaço. Então eles ainda não podiam colocar pessoas nos ônibus espaciais porque o risco de explosão era muito grande. Por isso, colocavam um computador no ônibus espacial e lançavam e conforme ele ia subindo esse computador registrava todo tipo de informação que você pode imaginar: velocidade, temperatura, pressão, deslocamento, tempo de voo, tempo de combustível queimado e tempo restante de combustível.

Conforme chegavam a uma determinada altura eles o explodiam, isso quando ele já não se explodia sozinho. Localizavam a caixa preta e conectavam ao computador, colhendo todas as informações, avaliavam e faziam os ajustes para que o próximo Ônibus Espacial fosse melhor que o anterior. Até que em 1969 eles lançaram o primeiro Ônibus Espacial tripulado, o que foi um marco na história.

Acesse também: A importância da inteligência emocional.

Pouco tempo depois as empresas começam a se beneficiar dessa estratégia da NASA para criar controles e protocolos através de ferramentas de feedback com avaliação de fatos, evidências e indicadores, baseando-se nessas informações para tomar decisões que as trouxessem melhores resultados e maior produtividade. Neste momento surgiu o Assessment, com o objetivo do de aumentar a qualidade dos resultados através da coleta de informações.

Sobre o CIS Assessment

Assim como a grande maioria dos instrumentos de análise de perfil, o CIS Assessment usa os fundamentos da Teoria Comportamental DiSC, baseada no trabalho desenvolvido pelo psicólogo Dr. William Marston de Harvard no final da década de 20. Neste trabalho, Marston apresentou o seu método de compreensão dos padrões de temperamento, comportamento e personalidade das pessoas.

Por mais que tenha sido o Autor dos estudos, pesquisas e conceitos DISC, o Dr. Marston não viu o primeiro instrumento (ferramenta) para análise de perfil comportamental, pois só foi criado após sua morte, no ano de 1950 por Walter Clarke. Instrumentos de Assessment desde então têm sido aplicados, há mais de 40 anos, e utilizados por mais de 53 milhões de pessoas no mundo todo em 75 países e 27 idiomas.

Clique aqui e saiba mais sobre o CIS Assessment

Onde o CIS Assessment pode ser aplicado

O Software CIS Assessment é muito rápido, intuitivo e fácil de usar, fornece uma grande quantidade de informações do Perfil Comportamental do indivíduo, tais como: melhor área de atuação, estilo de liderança, tomada de decisão, adequação atual à função exercida e muito mais. Possui um laudo de confiabilidade baseado nos estudos do coeficiente alpha de cronbach e é validado pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal do Ceará, apresentando um índice de 99% de precisão.

Esta ferramenta é fundamental para ajudar empresas e profissionais na hora de estabelecer métricas para selecionar e avaliar o desempenho dos colaboradores, medir o clima organizacional e criar planos de carreira para seus profissionais dentre as diversas aplicações aos seguintes processos:

  • Seleção de Estagiários à Presidente;
  • Identificação de Talentos;
  • Orientação de Carreira;
  • Orientação de Estudantes;
  • Team Building;
  • Análise e Gestão de Equipes;
  • Avaliação de Desempenho;
  • Motivação e Liderança; 
  • Coaching; Mentoring; Counseling;
  • Consultoria e Análise de GAPs;
  • Gestão por Competências;
  • Gestão de Mudanças;
  • Resolução de Conflitos;
  • Desenho de Cargos;
  • Identificação  Vocacional.

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento