Como ações de endomarketing podem aumentar o engajamento da sua equipe

Ajuda

Solicite atendimento

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.


  • CENTRAL 0800 280 3155
  • Belém, PA 91 9 9193 6529
  • Belo Horizonte, MG (31) 2555 5850
  • Boston, MA ️(781) 281-1932
  • Brasília, DF (61) 3013 4450
  • Campina Grande, PB
  • Campinas, SP (19) 99213.3531
  • Campo Grande, MS (67) 98191-5556
  • Curitiba, PR (41) 4101-1037
  • Florianópolis, SC (48) 9 9691.1500
  • Fortaleza, CE (85) 3133 3200
  • Goiânia, GO (62) 3642-2565
  • João Pessoa, PB (83) 99670.4040
  • Juiz de Fora, MG (32) 99975.1003
  • Luanda, AO +244 947617588
  • Maceió, AL (82) 3185-7071
  • Manaus, AM (92) 3307-0480
  • Maringá, PR (44) 3052-0508
  • Natal, RN (84) 4042-2045
  • Niterói, RJ (21) 3952-6100
  • Orlando, FL +1 (321) 417 - 7190
  • Palmas, TO (63) 99937.9125
  • Porto Alegre, RS (51) 3110-5611
  • Porto Velho, RO (69) 3229-6501
  • Recife, PE (81) 4042-2230
  • Ribeirão Preto, SP (16) 4042.1770
  • Rio de Janeiro, RJ (21) 3952-6100
  • Salvador, BA (71) 3106 0101
  • Santo André, SP 13 99793-0080
  • São José dos Campos, SP (12) 3942-3907
  • São Luís, MA (98) 3311-7000
  • São Paulo, SP (11) 4118-2924
  • Teresina, PI (86) 3232-9107
  • Uberlândia, MG (34) 3082-2022
  • Vitória, ES (27) 2142.3692

Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Como ações de endomarketing podem aumentar o engajamento da sua equipe

ações de endomarketing

Há algo de muito errado, na cultura organizacional de uma empresa, se o único nível de satisfação com o qual ela se preocupa é o de seu consumidor.

Afinal de contas, os seus recursos humanos são os ativos mais valiosos para atingir esses objetivos externos. E é aí que as ações de endomarketing são fundamentais!

A relevância desse pensamento estratégico é tanta, que o seu impacto influencia na produtividade, gestão do tempo e em todos os aspectos que, direta ou indiretamente, engajam na percepção de marca do público de uma empresa.

Quer saber mais a respeito? Então, confira conosco como as ações de endomarketing podem aumentar o desempenho geral da sua equipe!

O que é endomarketing?

Também conhecido como marketing interno, o endomarketing é o conjunto de técnicas e tecnologias cuja aplicação é direcionada aos colaboradores de uma empresa.

Ou seja: enquanto os diferentes tipos de marketing focam em atrair, relacionar-se e fidelizar os clientes, as ações de endomarketing privilegiam o bem-estar dos seus valiosos ativos.

Só que vale adiantar a versatilidade desse tipo de atitude corporativa. Afinal, as ações de endomarketing também podem visar:

– A socialização e integração entre áreas;

– A promoção da motivação dos profissionais no ambiente de trabalho;

– O treinamento e capacitação de cada um;

– A realização de um objetivo específico — como o engajamento para o alcance de metas.

Uma troca, portanto, para que os colaboradores passem a vestir a camisa e atuarem como verdadeiros embaixadores da marca para a qual eles trabalham.

Parece interessante, não acha? Pois acredite que é possível ficar ainda melhor quando analisamos os benefícios que as ações de endomarketing geram para a empresa e o seu quadro de funcionários.

Qual é a importância das ações de endomarketing?

Entre as diversas pesquisas a respeito, nós apontamos o estudo conduzido na Universidade de Warwick (Reino Unido), onde atestou-se que empregados felizes são 12% mais produtivos.

É inegável, portanto, que as ações de endomarketing logo se configuram em um impulso de produtividade aos colaboradores de uma empresa. Mas não apenas isso: confira, a seguir, outros benefícios na sua aplicação:

Motivação

Liderar uma equipe é um desafio e tanto, e que passa diretamente pela motivação de cada indivíduo. E isso vem de diferentes maneiras, por exemplo:

– Novos desafios;

– Estímulos para desenvolver aspectos — pessoais e profissionais — que vão agregar mais valor ao profissional;

– Ações que demonstrem valor, gratidão e reconhecimento à pessoa.

Quando essas atividades não caminham lado a lado com a rotina de uma equipe, é comum que a desmotivação contagie os seus membros.

Mas, com as ações de endomarketing, existe motivação para alcançar as metas propostas e buscar o contínuo aperfeiçoamento.

Retenção de talentos

Reter um talento interno é muito mais acessível do que o investimento em novas contratações (soma-se a isso os encargos em demissões, os custos com admissões e o tempo e orçamento direcionados em treinamento e integração).

Ao direcionar uma fração dessa quantia em ações de endomarketing, você sabe como manter um profissional satisfeito com a sua posição, e motivado em crescer cada vez mais internamente.

Assim, o índice de rotatividade é menor e a afinidade entre os membros da equipe só se fortalece a partir das campanhas promovidas pela empresa.

Mais engajamento

Engajamento e motivação são costumeiramente confundidos, embora sejam similares. Acontece que, aqui, estamos falando da participação dos colaboradores.

Isso significa o engajamento em gerar ideias, apontar melhorias, discutir soluções e sentir-se parte ativa do desenvolvimento da empresa.

Mais que um instrumento corporativo, o colaborador também se considera um dos responsáveis por aquela marca.

Quando há um interesse da organização em desenvolver o bem-estar coletivo, o profissional responde à altura. Retribui com mais afinco, dedicação e interesse em promover resultados melhores, que vão se traduzir em melhorias para todos.

É importante, também, que esse ponto esteja alinhado com a inteligência emocional de cada colaborador. Por isso, desenvolvê-la, internamente, é um aspecto a ser levado em conta para a promoção do engajamento coletivo.

Promoção do clima organizacional

Muito da evolução profissional de alguém está condicionada à abertura que a liderança dá para esse crescimento gradativo. E as ações de endomarketing possibilitam isso.

Consequentemente, o clima organizacional é ameno e colaborativo — ainda que competitivo —, uma vez que todos têm chances iguais de crescerem dentro da empresa.

Gera resultados positivos para a empresa

Não parece contraditório que as ações de endomarketing ajudem na promoção externa de uma empresa? Mas, como vimos até aqui, é exatamente o que acontece.

O marketing interno contribui com resultados melhores e desempenhos exemplares. Algo que o consumidor percebe e, inclusive, a concorrência.

Consequência disso é que a percepção de marca do seu negócio é potencializada. Os clientes querem consumir os seus produtos ou serviços, os rivais querem gerar os mesmos efeitos e os profissionais do seu ramo de atuação vão se interessar por trabalhar ali.

São questões que se acumulam, portanto, e dão uma verdadeira mostra que as ações de endomarketing têm tudo para guiar uma empresa ao sucesso, e em múltiplas frentes.

Que tal vermos, então, quais são essas ações e como aplicá-las?

Quais ações de endomarketing podem ser usadas?

O repertório de estratégias é tão extenso quanto diversificado. E, a seguir, separamos algumas das principais ações de endomarketing que podem ser inseridas na sua rotina corporativa:

Redes sociais corporativas

São ferramentas de comunicação e relacionamento, e que contribuem positivamente com a integração dos membros da empresa.

Sem falar que as redes sociais já estão inseridas na rotina de todos. Trata-se, portanto, de um instrumento a mais para valorizar a socialização dos colaboradores. Além, é claro, da troca de conhecimentos e experiências.

Marketing de conteúdo

Normalmente usado como campanha de marketing para o consumidor, a estratégia de conteúdo pode também ser aplicada internamente. E o caminho é similar.

Para tanto, basta identificar os gostos, preferências, objetivos e os sonhos do público para alinhar uma produção de conteúdo que seja relevante e tenha impacto na vida deles.

É interessante que, com isso, cria-se engajamento e os colaboradores participem mais das ações da empresa.

Metas e recompensas

De modo mais prático, o sistema de metas e recompensas tende a estimular a produtividade, o empenho e o trabalho em equipe para alcançar os resultados projetados.

Para complementar esse esforço, um sistema de avaliações e desempenhos também é fundamental. Por meio dele a gestão — em conjunto com o RH — aprende a lapidar os seus talentos, a dar um feedback construtivo e a dissociar, até mesmo, crenças limitantes.

Eventos corporativos

De treinamentos a um happy hour — dentro ou fora da empresa —, aí está uma das ações de endomarketing mais populares!

Esses eventos são leves, integradores, e ajudam no engajamento e na motivação dos colaboradores. Especialmente, quando existe motivos para comemorações.

Por isso, convém sempre dar esse retorno para as equipes. É um diferencial e tanto para erguer a moral coletiva e estreitar ainda mais os laços.

Abra os canais de comunicação

Além das já citadas redes sociais, uma alternativa para gerar mais engajamento dos colaboradores ocorre pela simples abertura de canais de comunicação.

Mais que isso: é importante que os profissionais se sintam ouvidos e respeitados nesses canais. Sentir que as suas opiniões são recebidas, absorvidas e levadas em consideração já é um motivo a mais para os profissionais se dedicarem à realização de suas atividades.

Deu para perceber, agora, todo o valor em torno das ações de endomarketing, e o caminho para colocá-las em prática na sua empresa?

Agora, para começar a investir nessa ideia de maneira assertiva, comece qualificando-se com um conhecimento inteiramente focado na compreensão de personalidades e na competência dos indivíduos que trabalham com você.

Assim, vai ser mais fácil e prazeroso alcançá-los, com as ações de endomarketing, e alcançar os benefícios listados ao longo deste artigo!

Mas, para que as ações de endomarketing sejam assertivas é preciso conhecer o perfil comportamental de seus colaboradores. Para isso, você precisa fazer o curso CIS Assessment.

Este curso é uma poderosa ferramenta para gestão de pessoas e é desenvolvido para melhor compreender a personalidade e as potenciais competências dos indivíduos.

Deixe seu Comentário

Veja outras notícias sobre a Febracis