Coaching Esportivo impulsiona dupla de vôlei ao título de campeãs

Garra, superação, foco e determinação são qualidades que atualmente podem ser atribuídas à dupla Larissa e Talita, campeãs brasileiras de vôlei de praia. Isso porque, além dos treinamentos físicos e técnicos, as atletas exercitam também a mente, por meio de sessões de coaching com o PhD Paulo Vieira.

Após dois anos longe das areias, a dupla lidera o ranking mundial e se classifica para as Olimpíadas do Rio 2016 com meses de antecedência. No último domingo (24), as atletas ganharam o título desta temporada do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em Fortaleza.

Em entrevista ao site O Globo,  Larissa, considerada a melhor jogadora do mundo, afirma que o sucesso da dupla deve-se à preparação psicológica que potencializou o que cada uma tem de bom.

“Eu sabia que poderia voltar em bom nível, mas não imaginava a sequência de vitórias que tivemos. Nossa principal adversária somos nós mesmas. É preciso lidar com a pressão e a responsabilidade. Desta forma, podemos transformar um momento difícil em uma situação fácil”.

Na mesma matéria, o coach Paulo Vieira explica que elas queriam conseguir botar em prática todo o seu potencial.

“Larissa tinha como melhor resultado em Olimpíadas um terceiro lugar (em Londres-2012). Por que isso? Já a Talita, a melhor bloqueadora, estava entrando em um grupo novo, com cultura e ideais diferentes. Era necessário que as duas se alinhassem”.

O Coaching Esportivo

O coach é o profissional que impulsionará o atleta ou a equipe a alcançar seus objetivos e aumentar seu desempenho. A metodologia do coaching aliada ao esporte vem sendo bastante utilizada, gerando resultados extraordinários em diversas modalidades.

A palavra “coach”, em inglês, significa “treinador” ou “técnico”.  O termo foi usado pela primeira vez em 1880, no sentido atual de treinador esportivo, referindo-se especificamente à pessoa que treinaria um time de atletas para vencer uma regata.

O acompanhamento de atletas por meio do coaching esportivo não acontece, necessariamente, apenas nos momentos de crise.

Entre as funções do coach está a de atuar no decorrer da carreira dos atletas, assessorando-os a alcançar o equilíbrio emocional necessário para reagir a pressões e às adversidades.

Por isso, é de extrema relevância a presença desse profissional como um suporte para que o atleta trace com clareza suas metas de autossuperação e desenvolva caminhos para que estas sejam atingidas o mais rápido possível.

Assista este vídeo e conheça outros atletas que utilizaram o coaching para alavancar a carreira:

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite atendimento