4 Competências Profissionais para Alavancar Sua Carreira

Muitas pessoas almejam se tornar um profissional de sucesso. Porém, não são todos os colaboradores que possuem as competências profissionais necessária para isso. Já que se encontram insatisfeitas com o seu trabalho por inúmeros fatores, como a falta de reconhecimento, os baixos salários e a falta de valorização dos seus superiores.

E por muitos clientes e amigos já terem me procurado para me contarem seus desafios diários dentro da profissão e almejando imediatamente mudarem essa realidade, que decidi escrever este artigo para você. Afinal, esta também pode ser sua situação atualmente.

Mas desde já, te adianto, toda a transformação dependerá exclusivamente de você. São passos simples, mas muito eficientes que farão toda uma diferença na sua área profissional.

E somada a isso, muitos outros aspectos mudarão em sua vida, como sua prosperidade financeira; suas relações interpessoais, como com seus familiares e a realização das suas metas e objetivos.

4 Atitudes Incríveis Que Te Farão um Profissional de Sucesso

Hoje, decidi te dar dicas tremendas para atingir o tão sonhado sucesso profissional. E para isso, vou te revelar 4 competências específicas e que sem duvidas farão toda diferença em sua vida.

Desde a década de 70, estes conceitos já haviam sido disseminados. E o nome dele é CHA, que quer dizer, C de conhecimento, H de habilidade e A de atitude.

Por isso é necessário questiona-se e se autoavaliar:

  • Você tem conhecimento suficiente para exercer sua profissão?
  • Você possui as habilidades necessárias para colocar em prática os desafios da sua profissão?
  • Você tem atitude para desempenhar suas funções?

Isso era e continua sendo bastante utilizado. Na Febracis, por exemplo, nós continuamos aplicando isto, mas de maneira bem mais ampliada. Já que não se restringe ao CHA (conhecimento, habilidade e atitude), mas se amplia ao CHAC (conhecimento, habilidade, atitude e caráter).

Essas ferramentas são fundamentais e foi justamente por isso, que escolhi discernir e discorrer com vocês a respeito.

  • Conhecimento

O conhecimento é o entendimento, as informações que são necessárias para a compreensão daquele aspecto.

Imagine uma ferramenta que você considera importante para o desenvolvimento do seu trabalho. Aí questione-se: Você tem domínio? Sabe como usá-la? Conhece detalhadamente? Entende a aplicação? Compreende o efeito de cada botão?

Analise se você está em eficiência máxima com todas essas perguntas, dominando completamente o conhecimento cognitivo e teórico.

E ainda preciso te falar que apenas isto não é suficiente, é necessário o segundo passo: a habilidade.

  • Habilidade

Neste ponto, encontra-se o seguinte questionamento – “Não é o se eu sei para que serve e sim, se eu sei usar esta ferramenta”.

E essa habilidade me proporciona resultados positivos ou até mesmo jamais imaginados, ainda por cima me  levando ao caminho do sucesso profissional.

A etapa 02 sai do aspecto de explicar para outras pessoas sobre o que é, passando para sua responsabilidade em conduzi-la.

Porém, isto ainda não é suficiente. Afinal, do adianta eu ter conhecimento, saber fazer, se não há atitude para executá-la?

  • Atitude

E é por isso que o próximo passo é atitude. Vamos pensar em uma pessoa que sabe fazer, inclusive, já realizou diversas vezes, tendo habilidade, mas em cima disso deve-se questionar:

Ela quer fazer e principalmente, da maneira correta? Focando nos objetivos e propósitos ideias?

O conhecimento e a habilidade são etapas fundamentais no processo. Entretanto, o querer fazer bem feito, no momento correto e de maneira adequada é tão importante quanto os passos anteriores.

E somada a todas essas, temos um elemento adicional, mas que fará uma diferença tremenda em sua vida. E ele é o caráter.

  • Caráter

O último passo é: Para que vou utilizá-lo? Da maneira correta? E com quais propósitos?

Você pode estar exercendo a sua função muito bem feita. Porém, será que não estará aliciando pessoas? Enganando alguém no seu ambiente profissional?

Mesmo que seja considerado um excelente profissional, cumprindo suas atividades de maneira eficaz e intensa, mas isso nunca será suficiente, se em algum aspecto você estiver burlando a empresa.

O meu caráter está sendo deturpado ou disfuncional?

E se você almeja se tornar  um ótimo profissional é preciso estar atento aos 4 componentes.

Leia também: 4 competências essenciais para o sucesso profissional

O comportamento eficiente e pouco conhecido de um profissional de sucesso

Se você quer contratar alguém ou vai participar brevemente de uma entrevista de emprego, eu tenho mais algumas informações importantes para te falar…

Atualmente, empresas modernas, que estão em constante crescimento e almejam chegar até o ápice do sucesso, durante uma entrevista de emprego observam o papel do CHAC (conhecimento, habilidade, atitude e caráter).

E estes são critérios tremendos e que farão toda diferença dentro de um recrutamento.

Por outro lado, se você for o contratante, não comece olhando apenas para o conhecimento ou habilidade, valorize o caráter e a atitude emocional. Já que, a partir destes 2 fatores, eles são capazes de aprender tudo.

Você pode até pensar da seguinte forma…

“Sim, ele tem muito conhecimento, já fez várias vezes, testou suas habilidades e tem capacidade”. Porém, será que ele quer fazer bem feito? E pior do que isso, será que ele não estará enganando os colegas? Jogando um funcionário contra outro?”.

Essa precisa ser a sua visão enquanto funcionário sobre você mesmo. Como também, a de líder, de empresário, gestor ou qualquer grupo de pessoas que almejam formar um time de excelência.

Um bônus tremendo: 3 Passos Que Farão Sua Empresa Crescer de Maneira Jamais Imaginada

As empresas estão limitadas no seu crescimento, não por capital , recursos ou equipamentos, mas na maioria das vezes, pelas pessoas que compõe.

Por isso, quando você estiver disposto a mudar completamente a realidade da sua empresa, tendo como objetivo alcançar resultados nunca antes imaginados, pense assim:

  • Leve para a sua instituição as pessoas certas.
  • Demita as pessoas erradas.
  • Coloque pessoas certas no lugar certo.

Somando tudo a isso com um elemento essencial: o FOCO. Tenha foco em tudo aquilo que você almeja conquistar e isso mudará sua mentalidade, suas crenças e seu modo de agir.  E sem duvidas, te farão alcançar o sucesso absoluto.

Para saber mais a respeito do assunto, preparei um apresentação em vídeo com um conteúdo mais detalhado e intensivo, que facilitará bastante o seu entendimento.

E se você quer continuar a receber dicas transformadoras e eficientes, que inclusive, já mudou a vida de milhares de pessoas, deixe seu comentário abaixo contando qual conteúdo gostaria de vê-lo em meu próximo artigo.

Além disso, tenho um pedido muito especial para te fazer. Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais, pois assim, outras pessoas que precisam, assim como você, poderão receber esse conteúdo.

Um forte abraço,

Paulo Vieira

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite atendimento