10 Regras para uma Vida de Alta Performance

Alta performance é o estilo de vida de quem quer manifestar o seu potencial. Viver em alta performance não é apenas mostrar mais resultados no trabalho, ou tornar seu tempo mais produtivo. Alta Performance é um estado de equilíbrio verdadeiro e altamente produtivo. Quer viver em alta performance? Vamos ao que interessa!

#1 – Tenha Metas Definidas e Progressivas

Para se ter uma vida em alta performance, antes de tudo, é preciso saber onde você quer chegar. A escolha de boas metas e objetivos é um dos passos mais importantes para alimentar seu foco e determinação durante a rotina. Mas não basta escolher qualquer meta. Metas pequenas, fáceis demais ou simplesmente impossíveis esvaziam nossa motivação. A Meta precisa fazer sentido para você e ser difícil o bastante para valer o esforço de chegar lá. Além disso, a Meta precisa ser bem DEFINIDA. “Comprar um carro” é abrangente demais. Qual modelo você quer? Qual marca? Cada detalhe aprofunda sua visão do sucesso.

Toda grande meta também precisa de um PRAZO. Pode ser longo, pode ser curto. O que importa é que seja desafiador. Uma vez que você saiba onde e quando quer chegar, escreva esse compromisso. Leia-o todos os dias. Lembrar constantemente da sua meta é uma fonte inesgotável de energia. Se ela não te inspira a dar mais de si mesmo, talvez seja hora de rever o seu desejo. Onde você quer chegar? Responder a essa pergunta é o 1º passo para o alto desempenho.

#2 – Planejamento é FUNDAMENTAL.

O que você vai jantar essa noite? Tem comida em casa? Quais os compromissos para amanhã? Fez a vistoria do carro? Comprou a areia para os gatos? Impossível se concentrar nas suas metas com uma rotina desorganizada. Por isso mesmo o PLANEJAMENTO é um dos pilares da Alta Performance. Profissionais de alto desempenho possuem agendas e listas de tarefas para ajudá-los a navegar nas obrigações e demandas da vida. Seja sincero. Você NÃO LEMBRA tudo de cabeça! Mas não basta só anotar as tarefas, é importante classificar suas demandas por prioridade. É comum querer realizar demandas mais fáceis primeiro para protelar a execução do que realmente importa. Faça sua agenda, mantenha ela atualizada e crie uma rotina previsível. Com planejamento e organização, tudo é possível.

#3 – Seu corpo, seu templo.

Quatro horas de sono não é noite bem dormida. Uma semana inteira sem um exercício físico não é normal. O corpo humano é uma máquina como qualquer outra, precisa de combustível de qualidade e manutenção constante. Seu sono e a sua alimentação são SAGRADOS. Por mais que os atalhos da rotina sejam sedutores, como pular o almoço para adiantar o serviço ou ir trabalhar direto sem café da manhã, essas coisas são péssimas por 2 motivos: primeiro, dão uma falsa impressão de que você tem tudo sob controle. Segundo, é um processo insustentável. Se você negligencia a si mesmo para replicar a alta performance, eventualmente seu corpo vai cobrar o preço. Para se ter um alto desempenho é preciso equilíbrio. Faça um check-up médico rotineiro. Reveja os seus hábitos alimentares. Largue o celular e tire uma boa noite de sono. É como diz o velho ditado: Mente sã, corpo são. Um não existe sem o outro.

#4 – Faça seu tempo valer MAIS.

Para quem pretende viver em alta performance, cada minuto é valioso! Para dar o máximo de si é preciso GERENCIAR ativamente o tempo e fugir do desperdício. Um exemplo clássico de desperdício são reuniões sem pauta definida ou hora para acabar. NUNCA marque nada sem hora para começar e acabar. Outro ponto fundamental para poupar tempo é ter uma AGENDA bem definida com prazos e prioridades. Ter sempre em mente o que e quando algo precisa ser feito poupa um tempo enorme de pensar sobre as demandas e procurar saber sobre elas. Ferramentas como Google Agenda, Trello e Evernote foram criadas para facilitar e agilizar a sua vida. Use-as. Crie despertadores para te avisar dos compromissos e deixe sua mente trabalhar no que importa. Onde seu tempo é mais desperdiçado? O que você pode fazer hoje para minimizar isso? Faça as perguntas certas, e cada dia seu vai valer por três, sendo ainda mais produtivo.

#5 – Aprenda a amar o Feedback.

Você é daqueles que já se encolhe quando ouve falar de receber feedback? Entenda uma coisa: NÃO EXISTE FEEDBACK NEGATIVO. Feedback é apenas uma avaliação dos seus RESULTADOS, não de quem você é, e só existem 2 tipos de feedback: o CORRETIVO e o POSITIVO. Feedback corretivo é usado para ajudar o próximo a solucionar algum erro e melhorar seus processos. O feedback positivo serve para premiar alguém por seus acertos e/ou fortalecer os laços de uma equipe. Não existe feedback negativo porque todo feedback, por pior que ele seja, nos dá a oportunidade de fazer tudo de novo melhor! O feedback é a raiz de qualquer mudança, seja na nossa vida pessoal ou profissional. Às vezes, só uma pessoa de fora é capaz de identificar os problemas que estão bem na nossa frente. Não caia na armadilha do orgulho e da arrogância de achar que você é perfeito ou que o outro não tem posição para julgar as suas ações. Pedir a opinião alheia sobre nós mesmos é um ato de humildade que pode revolucionar o seu desempenho.

#6 – Cultive seu Foco e tenha uma Produtividade Diligente.

Uma alta performance depende da sua capacidade de ficar focado e produzir com eficácia. Como chegar lá? Fuja das distrações! Desative TODAS as notificações do celular. Retire as redes sociais dos seus favoritos. Feche as abas que você não está usando. Quanto mais barreiras entre você e as distrações, melhor! Aplicativos como Self-Control, Anti-Social e StayFocusd são feitos para bloquear o acesso a redes sociais e outros sites por um tempo determinado. Use-os. Um bom método para ficar focado é criar sua rotina ideal de trabalho. Curte trabalhar com música? Gosta de ter um copo de água? Tome alguns minutos para preparar seu espaço. Essa rotina ajuda seu cérebro a entrar na marcha alta. Mas FOCO NÃO BASTA! Você também precisa de PRODUTIVIDADE DILIGENTE. Para isso, é fundamental concentrar-se em UMA tarefa por vez. Cultive seu foco. Valorize sua produtividade.

#7 – Faça o que é IMPORTANTE, não o que é URGENTE.

Vamos deixar uma coisa clara: não existe isso de coisa urgente! Coisas URGENTES são coisas IMPORTANTES que você deixou passar. Seu objetivo enquanto profissional de alta performance deve ser NUNCA lidar com urgências! Não existe alta performance quando precisamos ir de problema em problema apagando incêndios. Coisas “urgentes” são indicativos de problemas como falta de organização, falta de planejamento, falta de comunicação com a equipe, entre outros. Se as demandas não estão sendo identificadas, catalogadas e executadas de forma ordeira, algo está errado. Coisas importantes precisam ser feitas dentro do prazo. Caso não seja possível, renegocie. O que não pode acontecer é a sua rotina ficar desequilibrada e corrida porque algo precisa ser resolvido imediatamente. O esforço necessário para compensar essa falha premeditada custará caro para você. Não deixe o que é importante para depois. Faça o que precisa ser feito quando precisa ser feito. Quem apaga incêndio é bombeiro!

#8 – Autocontrole: Aprenda a dizer NÃO.

Levar uma vida em alta performance exige sacrifício e autocontrole. Seja ignorar os grupos do WhatsApp ou simplesmente fugir do fast-food, a criação de uma rotina equilibrada e sustentável depende de escolhas certas. Dizer NÃO aos prazeres imediatos da vida é um desafio que muitos morrem sem aprender. Quando somos adultos, o autocontrole é tudo que existe entre nós e as coisas erradas. Cada pequeno “sim” fora de hora pode parecer insignificante, mas o acúmulo deles causa um efeito devastador em nosso desempenho. O prazer imediato rouba nosso foco, dá uma sensação falsa de felicidade e quebra nossa determinação a longo prazo. Quando furamos nossos próprios acordos, mandamos uma mensagem clara para o cérebro: a meta não é assim tão importante. Se você não leva seu objetivo a sério, quem levará? Dizer SIM ao seu sonho significa dizer NÃO aos vícios no caminho.

#9 – Faça Coaching.

Uma das formas mais garantidas de alcançar e manter uma rotina de alta performance é com a ajuda do processo de Coaching. Inúmeros altos executivos e artistas do mundo inteiro possuem coaches para os ajudar a conquistar suas metas e manter uma vida equilibrada. Coaches conceituados, como Paulo Vieira e Anthony Robbins, por exemplo, fizeram fortuna melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas no mundo inteiro, especialmente celebridades. Nada disso é por acaso. Um coach traz questionamentos e ferramentas que levam o indivíduo a entender quem ele é onde ele quer chegar. Essa clareza de condição e propósito nos ajuda a mudar hábitos e a encontrar novas soluções para velhos problemas. Se você não tem certeza absoluta de quem é e onde quer chegar, o coaching pode te ajudar a manifestar todo seu potencial.

#10 – Seja um PERITO no que faz.

O Perito é o melhor no que ele faz. O que diferencia um perito dos demais profissionais é seu enorme conhecimento e seu hábito de continuar aprendendo, e isso tem tudo a ver com alta performance! A mentalidade do perito é a chave para manter uma vida extremamente produtiva. Precisamos estar sempre aprendendo, aperfeiçoando processos e inovando. Assista a um vídeo. Leia um livro da sua área. O que importa é que você esteja sempre buscando evoluir. Quer ser referência no mercado? Então não busque atalhos e estude. Estudar sempre foi o caminho para a grandeza.

Quer mais dicas para alcançar uma vida de alta performance?  Leia este artigo e aprenda a conquistar uma vida verdadeiramente bem-sucedida.

 

Artigos publicados em nosso blog

Você Também PODE GOSTAR

3 motivos para você desenvolver a sua Inteligência Financeira
Como o Ritual do Acordar pode mudar seus resultados?
Você tem o que precisa para alcançar seus objetivos?
O que é assessment e como isso pode renovar sua carreira
5 historinhas para não assumir o controle da sua vida
O poder extraordinário do Abraço de 40 segundos
Você conhece o método 5W2H?
Como descobrir sua Missão de Vida?
Por que é tão difícil realizar uma mudança de hábitos?

Solicite atendimento